PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 18 de outubro de 2021

Questão de História - O Brasil, por conter uma grande dimensão territorial e uma população numerosa e miscigenada

1 - O Brasil, por conter uma grande dimensão territorial e uma população numerosa e miscigenada, com grande quantidade de descendentes de europeus, africanos, asiáticos e índios, apresenta uma vasta diversidade cultural. Mesmo assim, o medo do diferente é alimentado por uma série de preconceitos e pré-julgamentos que desumanizam sem, entretanto, conhecer. Hoje, notícias de violência e preconceito são comuns na mídia. Há incontáveis casos de agressões, tanto verbais como físicas, de quem apenas pensa ou vive “diferente”. A lista de atrocidades provocadas pela intolerância é vasta, seja ela por questões étnicas, políticas, de gênero, de classes, religiosa, sexual, cultural ou social, causadas pela dificuldade de entender e aceitar as diferenças. Diante disso, o grande desafio do mundo contemporâneo é o de que todas essas identidades conseguem viver juntas e em paz. Convido vocês a pesquisarem, conversarem com os colegas, professores, amigos e familiares e em seguida redija texto dissertativo-argumentativo em norma culta escrita da língua portuguesa sobre o tema O desafio de se conviver com a diferença, apresentando experiência ou proposta de ação social, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

RESPOSTA (sugestão): 
É sabido que as pessoas são dotadas de identidades individuais, seja por influência cultural, religiosa ou social. No entanto, a população brasileira ainda não aprendeu a lidar com as diferenças comumente geradas pelo individualismo. Desse modo, por ser interpretada como fundamento à discriminação, a pluralidade humana torna-se um obstáculo à convivência em sociedade.
Embora mais pautada no século XXI, a dificuldade em lidar com as diferenças acompanha o Brasil desde a sua invasão pelos portugueses. Nessa ocasião, não satisfeitos em conquistar e explorar as terras, os invasores subjugaram as populações nativas. Em "O povo Brasileiro", Darcy Ribeiro mostra que as matrizes indígenas possuíam uma imensa diversidade cultural, um notório saber acerca de seus territórios e o pleno domínio da flora. Porém, devido ao não enquadramento de seus modos de vida à cultura lusitana, foram considerados animais sem alma que, consequentemente, precisavam de salvação. Dessa forma, os divergentes aspectos culturais foram responsáveis pela aniquilação de diversas comunidades indígenas.
Após seu início em território nacional, ainda na invasão citada acima, este problema se manteve durante os vários períodos históricos brasileiros. Atualmente, com o auxílio das novas tecnologias, ele consegue afetar os mais variados grupos sociais. Normalmente está ligado a temas como: identidade de gênero, ideologia ou ideário político, deficiências física e psicológica, entre outros. Isto porque para muitas pessoas é difícil conviver com alguém que possua ideias, personalidade, aparência e gosto diferentes dos seus. Essa dificuldade paulatinamente está relacionada a algum preconceito mascarado, que não possibilita que o relacionamento entre pessoas diferentes seja algo pacífico. Quando Albert Einstein diz que é mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito, ele reflete a realidade em que o mundo está inserido: nem mesmo a mais avançada tecnologia é capaz de arrancar de dentro do ser humano o desprezo contra um igual.
Os desafios ligados à convivência de pessoas diferentes, portanto, estão plenamente ligados aos preconceitos. Saber respeitar as diferenças é fundamental para que os conflitos teoricamente criados por elas sejam resolvidos. No âmbito individual, é necessário que todos os cidadãos busquem aprender a respeitar e a se relacionar com pessoas diferentes, pois assim o convívio se tornará mais fácil. Mesmo com esta conscientização da população, a Administração pública em parceria com o Governo devem atuar fortemente em políticas públicas educacionais que tratem destes assuntos, pois através da educação possivelmente esse problema será diminuído. Além dos agentes públicos, a iniciativa privada pode agir de forma interna e externa. Internamente através da promoção de palestras e discussões que agreguem mais conteúdo aos funcionários. Externamente por meio de acordos com o Estado para que, por meio da divulgação dessa discussão à população, haja uma redução nos impostos retidos pela Administração. Com essas atitudes as empresas não só podem melhorar o ambiente de trabalho como ajudaram simultaneamente o país e o seu próprio orçamento. Assim sendo, se todos colaborarem as mudanças virão vagarosamente, mas virão, pois somente com a união de todos é possível haver mudanças significativas. O Brasil é muito rico por diversas perspectivas, dessarte, não se pode fechar os olhos para um problema cultural tão expressivo. 

Fonte: REDAÇÃO ONLINE.

4 comentários:

사라 빅토리아 disse...

MUITO OBRIGADA😘🙏👌

Lili🥰 disse...

Muito obrigada 💗💗😊

Morenim disse...

SATISFAÇÃO PELO CRIADOR DESSE SITE.

Anônimo disse...

Realmente sou muito grata,esse site vem me ajudando muito com minhas atividades.Obrigada!

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...