PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 14 de outubro de 2021

Questão de História - Leia o texto: Os três gols marcados pela Rússia no segundo tempo da goleada por 5 a 0

5 - Leia o texto: “Os três gols marcados pela Rússia no segundo tempo da goleada por 5 a 0 sobre a Arábia Saudita e o gol do Uruguai para vencer o Egito por 1 a 0 sendo anotado aos 44 minutos do segundo tempo têm um ponto em comum: a queda física e o aumento da fragilidade defensiva destas seleções no fim das partidas. O que poderia ser visto como simples coincidência na verdade é compreendido pelas estatísticas da primeira rodada da Copa do Mundo e por um fator externo pouco destacado na preparação para o torneio: o Ramadã vivido pelas seleções predominantemente islâmicas entre 16 de maio e 14 de junho.” 
Disponível em: https://www.uol.com.br/esporte/futebol/copa-do-mundo/2018/noticias/2018/06/16/queda-fisica-de-selecoesislamicas-na-copa-pode-ser-efeito-do-ramada.htm. Acesso em 10 ago. 2021.

EXPLIQUE por que o Ramadã poderia ter interferido no rendimento dos atletas seguidores do Islamismo. 

RESPOSTA:
O Ramadã orienta seus adeptos que façam jejum durante o dia, sendo permitida a alimentação antes de o sol nascer e após o pôr do sol. Provavelmente houve algumas alterações fisiológicas esperadas, como diminuição de glicogênio muscular e hepático e dependendo da intensidade e temperatura do ambiente no horário do jogo uma possível desidratação.

Nenhum comentário: