PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 8 de outubro de 2021

Questão de História - Leia o texto: No século XIX, as referências ao trabalho livre

1 – Leia o texto: “No século XIX, as referências ao trabalho livre no setor de exportação tornam-se mais frequentes. O trabalhador livre continua em destaque nos cargos de confiança, como feitor ou transportador. Também era comum usar o trabalhador livre nacional, chamado ‘camarada’, para tarefas perigosas, como o desbravamento da mata, em que um acidente podia acarretar despesas inconvenientes se o acidentado representasse um investimento para o fazendeiro, como teria sido o caso com escravos ou com imigrantes de passagens custeadas. Serviços de baixa rentabilidade também se encontram entre as tarefas dos trabalhadores livres. [...] A esses tipos de trabalhadores livres devem-se acrescentar os moradores e agregados, que ganhavam direito de usufruir a terra alheia em troca de seu trabalho ou de uma porção dos frutos de seu trabalho naquela terra. Essa gente constituía uma mão de obra para uso eventual durante épocas de maior atividade, como a safra, e também fornecia produtos de consumo para a fazenda”. EISENBERG, Peter. Homens esquecidos. Campinas: Ed. da Unicamp, 1989. p. 228-9.

Quem era o trabalhador livre nacional no Brasil Império e quais as principais funções desempenhadas por esses trabalhadores?

RESPOSTA: Eram pessoas não escravizadas, podiam ser moradores ou agregados, que desempenhavam cargos de confiança, estavam em tarefas perigosas em que um acidente traria despesas inconvenientes e em serviços de baixa rentabilidade_ Em geral, era a mão de obra utilizada quando haviam mais atividades_

Nenhum comentário: