PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 15 de setembro de 2021

Exercícios de Geografia sobre vantagens e desvantagens da globalização - com respostas

QUESTÃO 1 - PSV-2015/UFGD - Para o geógrafo Milton Santos, existiriam três mundos num só: a globalização como fábula, a globalização como perversidade e uma outra globalização.

Disponível em: 
Acesso em: 12 Out. 2014. 
Com base na afirmação e na imagem observadas, pode-se compreender que o processo de globalização: 
I. Possibilita que se viva numa aldeia global. 
II. Permite que as fronteiras desapareçam. 
III. Inclui e une todos os povos. 
IV. É benefício exclusivo de alguns. 
Está correto o que se afirma em: 
(A) I e III. 
(B) II e IV. 
(C) I, II e IV. 
(D) apenas I.
(E) apenas IV.

QUESTÃO 2 -  (UFMG) -  Leia este texto: Faces da globalização Milhões de pessoas vão todas as semanas às lojas Wal-Mart, que possuem novecentos empregados proibidos de se sindicalizarem. Os trabalhadores da empresa McDonald’s são tão desprezados como a comida que servem. Eles também não podem se sindicalizar. Na Malásia, o governo criou a “União Livre”, uma organização do setor eletrônico independente de sindicatos. No Brasil, de cada cinco operários da Volkswagen, só um é empregado da empresa. A China produz a metade de todas as bonecas Barbie do mundo com 300 empresas terceirizadas. Oito de cada dez novos empregos na Argentina estão sem nenhuma proteção legal. 
GALEANO, E . Os Direitos dos trabalhadores: um tema para arqueólogos? (Adaptado) 
Considerando o texto e conhecimentos sobre a questão, é CORRETO afirmar que 
A) a globalização reorganizou o mercado de trabalho, com intensa desregulamentação trabalhista. 
B) a globalização resultou em uma desconcentração espacial da indústria e da tecnologia. 
C) as condições de trabalho melhoraram na China com as terceirizações ocorridas. 
D) as mudanças trabalhistas ocorreram somente nos países da periferia do capitalismo.

QUESTÃO 3 - (UNISC) Os processos capitalistas impulsionaram diversas transformações que envolvem a circulação de informações, de pessoas e produtos por diferentes países. Foram estabelecidos diversos pontos de interconexão que, de certo modo, aproximam sujeitos, conhecimentos e fortalecem tendências internacionais. Tal situação é potencializada por tecnologias contemporâneas ao mesmo tempo em que evidencia significativos contrastes sociais, culturais e econômicos. Recentemente, essas transformações tornaram-se mais significativas. Esse fenômeno é chamado de
a) Estratificação
b) Globalização
c) Nacionalização
d) Lugarização
e) Territorialização

QUESTÃO 4  - Apenas sobre as VANTAGENS da globalização, assinale V para as proposições verdadeiras e F para as proposições falsas: 
I.( ) Compressão espaço-tempo, ou seja, diminuição das distâncias e do tempo graças aos avanços tecnológicos. 
II.( ) A maneira como a globalização expande-se ocorre de forma semelhante tanto nas nações mais desenvolvidas como nas menos desenvolvidas. 
III.( ) A expansão da globalização, apesar de diminuir os preços dos produtos, faz com que muitas empresas passem a controlar o mercado mundial. 
IV.( ) Redução do preço médio dos produtos. 
Assinale a alternativa correta: 
a) FVFV 
b) FVFF 
c) VFFV 
d) VVFF

QUESTÃO 5  - Assinale a alternativa que indica uma desvantagem em relação ao processo de globalização: 
a) Produtos industrializados têm seus processos produtivos descentralizados em várias partes do mundo. 
b) O deslocamento das fábricas permite a aquisição de matérias-primas mais baratas e o emprego de mão de obra mais em conta, reduzindo os salários e contribuindo para a desregulamentação progressiva das leis trabalhistas. 
c) Informações diversas sobre dados econômicos, políticos e sociais também se dispersam rapidamente. 
d) Se há uma nova descoberta no campo da medicina em algum país, o restante do mundo passa a ter conhecimento dessa novidade instantaneamente.

RESPOSTAS

1. Letra E. A globalização, apesar de trazer a ideia de interligação de todos os povos e lugares do mundo, acaba segregando minorias presentes em todo o planeta. A inclusão digital não é acessível a todos, portanto, não há como afirmar que se viva numa aldeia global. Também não há como afirmar que a globalização inclui e une todos os povos e que há o desaparecimento de fronteiras.

2  - LETRA A.  A globalização concentra, espacialmente, as indústrias e a tecnologia. As condições de trabalho na China não melhoraram, visto que a mão de obra chinesa é explorada para que se atenda à demanda. Além disso, as mudanças trabalhistas ocorreram no mundo todo.

3  - LETRA B

4  - LETRA C

5 - LETRA B

Nenhum comentário: