PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 17 de julho de 2021

Questão de História - UFU/2019 - A falência do governo de Chiang Kai-shek

“A falência do governo de Chiang Kai-shek revelou a derrocada da adoção da democracia burguesa europeia e norteamericana pela China [...] O movimento social camponês mostrou sua capacidade política e revolucionária, agrupando as demais classes e setores sociais em torno de suas lutas e se constituindo na principal força social da Revolução.” 
(REIS FILHO, Daniel Aarão. A Revolução Chinesa. São Paulo: Brasiliense, 1981. pp. 106-110. Adaptado.) 
a) Explique os dois principais momentos da Revolução Chinesa: o movimento nacionalista de 1911 e a Revolução Comunista de 1949. 
b) Acerca do Período Mao Tse-tung (1949-1976), explique o que foi o chamado movimento Desabrochar de Cem flores (1956-1957).

RESPOSTA:
a) Durante o século XIX, a China sofreu diferentes intervenções estrangeiras, principalmente do Reino Unido. A Dinastia Qing (Manchu) mostrava-se frágil diante dessas interferências, o que a levou a ser violentamente contestada. Em 1905, o líder nacionalista Sun Yat Sen funda o Kuomintang (Partido Nacionalista Chinês), que se opunha não só à monarquia como também às interferências estrangeiras. Em 1911, ocorre um movimento nacionalista de cunho político, social e cultural que derruba a monarquia e implanta uma República. Esse movimento ficou conhecido como Revolução Xinhai e conduziu Sun Yat Sen ao poder com apoio de grande parte dos militares chineses. Sun seria o primeiro presidente da República Chinesa. Contudo, o governo Nacionalista não conseguiu impedir oposições internas, das quais destacam-se a dos membros da elite agrária e a dos Comunistas. Com a morte de Sun Yat e posterior ascensão do general Chiang Kai-shek ao poder, haveria uma intensa perseguição aos opositores, principalmente aos comunistas, o que mergulhou a China numa terrível Guerra Civil que perdurou de 1927 a 1949. Em meio a esse processo de guerra civil e ostensiva perseguição aos comunistas, a China acabou sendo invadida pelo Japão. Com o final da Segunda Guerra Mundial, os nacionalistas liderados por Chiang Kai-shek propuseram uma negociação para um possível governo conjunto com os comunistas, que eram encabeçados por Mao Tse-tung. Como as negociações não foram em frente, retomou-se a Guerra Civil. Aos poucos os comunistas passaram a ganhar grande espaço, não só no interior da China como também nas grandes cidades. Em 1949, grande parte dos nacionalistas migrou para Formosa (Taiwan). Em outubro de 1949, Mao Tse-tung e os comunistas chegaram ao poder e proclamaram a República Popular da China. Dentre as principais medidas adotadas por esse novo governo estavam o controle estatal da economia, a reforma agrária, a abolição de privilégios feudais, a educação obrigatória e o fomento à industrialização. A China aproximou-se da URSS de Stálin estreitando suas ligações doutrinárias e políticas e acabou recebendo grande apoio da potência socialista. Essa relação manteve-se forte até 1953, com a morte de Stálin. Mao permaneceu no poder até a sua morte em 1976. 

b) O Desabrochar das Cem Flores (1956-1957) foi um movimento ocorrido na China, que consistia em incentivar a expressão de diferentes formas de pensamento, inclusive anticomunistas, para evitar que o país ficasse à mercê de um único tipo de pensamento. Esse movimento foi sintetizado pelo slogan: “Que flores de todos os tipos desabrochem, que diversas escolas de pensamento se enfrentem!”. A princípio, as críticas ocorreram com relação à falta de liberdade, corrupção, péssima qualidade de vida, entre outros. Para muitos, o movimento feito por Mao tinha como objetivo encontrar opositores. Contudo, a partir do momento em que as críticas passaram a ocorrer contra o regime, o governo acabou por reagir de diferentes formas, chegando ao ponto máximo com a Revolução Cultural, em 1966, em que Mao perseguiu violentamente os inimigos do regime. passam a ocorrer contra o regime, o governo acaba por reagir de diferentes formas, chegando ao ponto máximo com a Revolução Cultural em 1966 em que Mao perseguirá violentamente os inimigos do regime.

Nenhum comentário: