PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 17 de julho de 2021

Questão de História - UFU/2019 - A Comuna de Paris era, como a maior parte da história revolucionaria de nosso período

“A Comuna de Paris era, como a maior parte da história revolucionaria de nosso período, importante não apenas por aquilo que realizou como por aquilo que anunciou: era mais formidável como um símbolo de que como um fato. Sua história verdadeira é obscurecida pelo mito enormemente poderoso que gerou, tanto na França como (por meio de Karl Marx) no movimento socialista internacional, um mito que reverbera até hoje, principalmente na República Popular da China. Ela foi extraordinária, heroica, dramática e trágica, mas em termos concretos foi breve e, na opinião da maioria dos observadores, condenada, um governo insurrecional de trabalhadores em uma única cidade, cuja realização maior foi o fato de ser realmente um governo, mesmo que durasse menos de dois meses.” 
(HOBSBAWN, Eric. A Era do Capital 1848-1975. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989. p. 180.) 

Após a derrota contra a Prússia em 1970, inicia-se na França a chamada Terceira República e o país passa a ser comandado pelo governo conservador do presidente Louis Adolphe Thiers. Esse período foi marcado por fome e por miséria entre os trabalhadores franceses que, indignados com a tal situação, tomaram a cidade de Paris em março de 1871 e instauraram um governo de caráter popular que ficou conhecido como Comuna de Paris. 

a) Considerando-se essas informações, disserte sobre cinco realizações dessa breve experiência de governo operário. 
b) Qual foi a reação do Governo Thiers à Comuna e qual foi o resultado dessa reação para os trabalhadores parisienses envolvidos nesse processo?

RESPOSTA:
a) Entre as principais realizações do governo operário, destacam-se: - Controle de preços de gêneros alimentícios; 
- Ampliação dos prazos para o pagamento dos aluguéis; - Fixação de remuneração mínima dos salários dos trabalhadores; 
- Medidas voltadas para a melhoria nas condições de habitação popular; 
- Adoção de medidas de proteção contra o desemprego; - Criação do Estado Laico, por meio da separação entre Estado e Igreja; 
- Administração das fábricas da cidade feita pelos operários (autogestão); 
- Administração do governo municipal de Paris feita pelos próprios funcionários públicos (autogestão); 
- Estabelecimento de ensino gratuito para todos. 

b) O governo de Louis Thiers recorreu ao Império Alemão para que tivesse tempo de esmagar a Comuna de Paris. Como acordado entre os dois países, a Alemanha libertou prisioneiros de guerra para compor as forças que o exército francês usaria contra a Comuna. As tropas de Louis Thiers executaram 20 000 pessoas, além daquelas mortas em combate, chegando a quase 100 000 mortos. Milhares de outras pessoas foram presas e torturadas, muitas delas apenas por desconfiança das autoridades de que tivessem corroborado para a Comuna. A Comuna é considerada, por grupos políticos revolucionários posteriores (anarquistas, comunistas, situacionistas), como a primeira experiência moderna de um governo popular. Um acontecimento histórico resultante da iniciativa de grupos revolucionários e do espontaneísmo político das massas, em meio a circunstâncias dramáticas de uma guerra perdida (Guerra franco-prussiana) e de uma guerra civil em curso. 

Nenhum comentário: