PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 17 de abril de 2021

Exercícios de História sobre a Revolução Acreana - com gabarito

Questão 01 - IBADE - 2020 - A região hoje conhecida como estado do Acre, no final do século XIX, passou por momentos de muita instabilidade. Três países tinham interesse no território: Brasil, Bolívia e Peru. A reprimenda entre os três passou para o campo de batalha e gerou um conflito que durou aproximadamente quatro anos. A disputa pelo território do hoje Acre entre Brasil, Bolívia e Peru, ficou conhecida como? 
A) Revolução Acreana 
B) Revolução Francesa 
C) Tratado de Petrópolis 
D) Revolução Amazônica 
E) Correrias

Questão 02 - FUNCAB 2013 - Trinta e cinco anos antes de eclodir a Revolução Acreana, no território que o Brasil reconhecia ser da Bolívia, o governo do império do Brasil assinara um tratado em 1867, com aquele país, no sentido de estabelecer áreas limítrofes em comum. Esse tratado que estabelecia os limites entre o Brasil e a Bolívia no período imperial denominou-se Tratado de: 
A) Madri. 
B) Ayacucho. 
C) Badajós. 
D) Tordesilhas. 
E) Petrópolis.

Questão 03 - FUNCAB - 2013 - A 14 de julho de 1899, data de comemoração do 110º aniversário da Revolução Francesa, nascia na localidade boliviana de Puerto Alonso o Estado Independente do Acre, organizado sob a forma republicana. Seu Presidente, Luiz Gálvez, é recebido com efusão por trabalhadores e patrões, todos dispostos a lutar contra o que consideravam “uma intromissão da Bolívia”. Muda o nome da localidade para Porto Acre; cria a Bandeira do novo Estado soberano; nomeia ministros; mobiliza uma valente milícia; baixa decretos importantes; envia despachos a todos os países da Europa e designa representantes diplomáticos. A empreitada para destituir os bolivianos de Puerto Alonso, ficou conhecida como Revolução Acreana e teve como principal motivo: 
A) a queda na extração da borracha acreana devido à Primeira Guerra Mundial. 
B) os conflitos entre o governo brasileiro e boliviano gerado pela definição das fronteiras. 
C) a transferência do governo civil na região por parte dos bolivianos para o Bolivian Syndicate. 
D) a migração dos “invasores paulistas” para a região acreana em busca de terras. 
E) os conflitos entre os seringueiros bolivianos, peruanos e brasileiros pela posse da terra.

Questão 04 - FUNCAB 2013 - Revolução Acreana é o nome dado à revolta da população que hoje ocupa o Estado do Acre contra a Bolívia, que detinha a soberania da área. O conflito tem início em 1889, quando o território é proclamado República do Acre tendo como presidente:
A) José Plácido de Castro.
B) Campos Sales.
C) Ramalho Júnior.
D) José Maria da Silva Paranhos Júnior.
E) Luis Gálvez de Arias.

Questão 05 - FUNCAB 2013 - No final do século XIX, o atual estado do Acre passou por momentos de muita instabilidade. Três países tinham interesse no território: Brasil, Bolívia e Peru. O embate entre os três países passou para o campo de batalha e gerou um conflito que durou aproximadamente quatro anos, que ficou conhecido como Revolução Acreana. A questão da posse do Acre foi resolvida através de um tratado assinado entre o Brasil e a Bolívia. Foi chamado de Tratado de: 
a) Madri. 
b) Utrech. 
c) Badajós. 
d) Petrópolis. 
e) Bolivariano.

Questão 06 - IBADE 2020 - A região hoje conhecida como estado do Acre, no final do século XIX, passou por momentos de muita instabilidade. Três países tinham interesse no território: Brasil, Bolívia e Peru. A reprimenda entre os três passou para o campo de batalha e gerou um conflito que durou aproximadamente quatro anos. A disputa pelo território do hoje Acre entre Brasil, Bolívia e Peru, ficou conhecida como? 
A) Revolução Acreana 
B) Revolução Francesa 
C) Tratado de Petrópolis 
D) Revolução Amazônica 
E) Correrias

Questão 07 - FUNCAB 2015 - “La Guerra dei Acre” 
Assim os bolivianos denominam os conflitos territoriais na tríplice fronteira Brasil/Bolívia/Peru que resultaram na anexação do atual estado do Acre ao Brasil no início do século XX. Porém, no estado do Acre é denominada:
A) Guerra de Badajós. 
B) Revolução Acreana. 
C) Revolução Praieira. 
D) Guerra dos Dois Mundos. 
E) Revolução de Aycucho.

GABARITO
01 - A
02 - B
03 - C
04 - E
05 - D
06 - A
07 - B

Um comentário:

0 Pecador disse...

A questão 2 está errada. A resposta correta está na alternativa "B"