PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 10 de abril de 2021

Exercícios de Geografia sobre o estado do Mato Grosso do sul - com gabarito

Questão 01 - FCC - 2016 - AL-MS - 
É uma característica importante da economia sul-mato-grossense: 
A) O setor sucroalcooleiro, que teve grande crescimento na década de 1990, perdeu força pois inúmeros canaviais foram substituídos por pastagens e cultivos de grãos. 
B) A implantação de técnicas de desenvolvimento sustentável tem permitido ao Estado expandir seus cultivos sem promover desmatamento ou desequilíbrio ambiental. 
C) As reservas de ferro e cobre do Urucum foram descobertas na década de 1980 e, atualmente, são exploradas por uma das maiores mineradoras do mundo. 
D) A pecuária bovina, atividade em ascensão, tem importância econômica fundamental para o Estado, que concentra cerca de 50% do rebanho do Centro-Oeste. 
E) Grande parte da produção do Setor Primário do Estado ainda é escoada para fora de suas fronteiras de forma in natura ou com baixo valor agregado.

Questão 02 - MS CONCURSOS - 2014 - CRM-MS - 
Mato Grosso do Sul, uma das 27 das unidades federativas, tem a cidade de Campo Grande como sua capital. O Estado é constituído por 79 municípios, distribuídos em _____ microrregiões. 
A) 4 
B) 10 
C) 11
D) 6

Questão 03 - FAPEC - 2018 - UFMS - 
Sobre os aspectos físicos do estado de Mato Grosso do Sul é correto afirmar que: 
A) a Serra da Bodoquena está localizada no norte do estado e é uma área de transição entre o cerrado e o Pantanal. 
B) a Serra do Amolar está localizada na bacia do rio Paraná e está no oeste de Mato Grosso do Sul. 
C) o cerrado é um bioma que está localizado na região central e oeste de Mato Grosso do Sul, estendendo-se, principalmente, entre a Serra de Maracaju e o planalto basáltico na fronteira com Bolívia e Paraguai. 
D) o relevo do estado é composto majoritariamente por planaltos basálticos e rios caudalosos, que proporcionam a instalação de inúmeras centrais hidroelétricas em todo o estado. 
E) a Serra de Maracaju se estende no sentido norte-sul e está localizada na região central do estado

Questão 04 - MS CONCURSOS - 2014 - CRM-MS - 
O Decreto nº 1º, de 1º de janeiro de 1979, instituiu a Bandeira do Estado de Mato Grosso do Sul estabelece a seguinte descrição geométrica: retângulo com proporções de 10 (dez) unidades de comprimento por 7 (sete) unidades de altura, de cuja extremidade inferior esquerda ergue-se, a 45º, faixa branca com 2 (duas) unidades de espessura. Na parte superior da dita faixa, completa o retângulo de cor verde, enquanto que, na de baixo, a cor é azul. Em sua extremidade inferior direita, está 
A) o ramo de erva-mate. 
B) a estrela dourada de cinco pontas. 
C) a figura da onça pintada. 
D) o ramo de café.

Questão 05  - FAPEC - 2018 - UFMS - 
Mato Grosso do Sul está localizado sobre o Aquífero Guarani, uma das maiores reservas de água doce do continente americano. Além disso, o estado apresenta uma riquíssima rede hidrográfica, utilizada desde o transporte de produtos para a exportação até a produção de energia hidroelétrica. Sobre a hidrografia da região, assinale a alternativa INCORRETA: 
A) o rio Taquari está localizado no centro-norte do estado e corre na direção leste-oeste; é tributário do rio Paraguai. 
B) o rio Paraná é um dos rios mais importantes do estado e nele estão instalados complexos geradores de energia; está localizado no leste do estado na divisa com São Paulo e Paraná. 
C) o rio Paraguai está no oeste do estado e é rota para escoamento de produtos para exportação; é o principal veio do pantanal e ele faz a divisa do Brasil como países sulamericanos. 
D) o rio Apa está localizado no sul do estado e ajuda a compor a fronteira do Brasil com o Paraguai; corre no sentido leste-oeste e é tributário do rio Paraguai. 
E) o rio Pardo está na região oeste do estado e apresenta considerável potencial hidroelétrico; é um dos tributários da margem direita do rio Paraguai.

Questão 06 - FGV - 2006 - SEFAZ-MS - 
No tocante aos recursos naturais, o Estado do Mato Grosso do Sul possui a maior reserva brasileira de: A) mármore. 
B) calcário. 
C) manganês. 
D) quartzo. 
E) basalto.

Questão 07 - UFGD 2016 - 
Considerando seus conhecimentos sobre a formação socioespacial e a economia regional do Mato Grosso do Sul, é correto afirmar que a exploração mineral 
a) é incipiente e se restringe à produção de calcário e de manganês na serra da Bodoquena. 
b) é a principal atividade econômica do estado, com destaque apenas para o minério de ferro, extraído do monte Urucum. 
c) é a principal atividade econômica do estado, com destaque apenas para o minério de ferro, extraído da serra de Maracaju. 
d) é atividade econômica importante no estado, com destaque para o minério de ferro, extraído do monte Urucum. 
e) é atividade econômica importante no estado, com destaque para o calcário, extraído do monte Urucum.

Questão 08 - FAPEC - 2018 - UFMS - 
Assinale a alternativa correta sobre os aspectos físicos de Mato Grosso do Sul: 
A)  Ao sul do estado está o rio Correntes, que faz a divisa com o Paraguai e deságua no rio Paraguai. 
B) Ao norte do estado está localizado o rio Paraná, área de grande relevância devido ao potencial hidroelétrico da região. 
C) Ao leste do estado está localizado o Pantanal, grande reserva biológica do país. 
D) Ao oeste do estado está localizado o Pantanal, grande planície alagável. 
E) Na região central do estado está localizada a Serra da Bodoquena, entre os municípios de Bodoquena, Bonito, Jardim, Porto Murtinho e Bela Vista.

Questão 09 - FGV - 2006 - SEFAZ-MS - 
Segundo o valor bruto da produção, o principal produto agrícola do Mato Grosso do Sul é: 
A) milho. 
B) cana-de-açúcar. 
C) soja. 
D) algodão herbáceo. 
E) arroz.

Questão 10 - FAPEC - 2018 - UFMS -
Sobre a economia de Mato Grosso do Sul, podemos afirmar que: 
A) nosso estado é um dos mais industrializados do Brasil, sendo considerada uma das regiões de maior desenvolvimento tecnológico do país. 
B) nossa economia é basicamente sustentada pela extensa rede comercial que liga o Brasil aos vizinhos Paraguai e Bolívia. 
C) grande parte da economia do estado é proveniente do agronegócio, sendo que o campo fornece alimentos para as cidades e matéria-prima para a indústria local. 
D) a economia de Mato Grosso o Sul é sustentada pelo ecoturismo e pela pesca esportiva, praticada no Pantanal e no rio Paraná. 
E) a prestação de serviços é a maior receita de nosso estado, sendo Mato Grosso do Sul um grande prestador de serviços para os estados vizinhos.

Questão 11 - FGV - 2006 - SEFAZ-MS - 
Em comparação com outros estados do Brasil, o Mato Grosso do Sul, em maior extensão territorial, ocupa o: 
A) terceiro lugar. 
B) quarto lugar. 
C) quinto lugar. 
D) sexto lugar. 
E) sétimo lugar.

Questão 12 - MS CONCURSOS - 2014 - CRM-MS - 
“O caráter intrínseco das divisões micro e mesorregional de Mato Grosso do Sul referem-se a um conjunto de determinações econômicas, sociais e políticas que dizem respeito à totalidade da organização do espaço no território estadual, com o objetivo de auxiliar a elaboração de políticas públicas, de planejamento, subsidiar estudos regionais e locais.” (Fonte: http://www.semac.ms.gov.br) O estado possui 79 municípios e 11 microrregiões. Essas Microrregiões estão distribuídas em _________ mesorregiões. 
A) 6 
B) 11 
C) 4 
D) 8

Questão 13 - UFMS PASSE - Etapa 1 2017-2019
“A bacia hidrográfica é uma área ou região de drenagem de um rio principal e seus afluentes. O estado de Mato Grosso do Sul pertence a duas bacias hidrográficas, onde o maior divisor de águas dessas duas bacias é a serra de Maracaju.” (Disponível em: www.imasul.ms.gov.br. Adaptado). Quais são as 2 bacias hidrográficas que se formam no Estado de Mato Grosso do Sul? 
a) Bacia do rio Ivinhema e Paraná. 
b) Bacia do rio Paraguai e Pantanal. 
c) Bacia do rio Ivinhema e Paraguai. 
d) Bacia do rio Ivinhema e Pantanal. 
e) Bacia do rio Paraná e Paraguai.

Questão 14 - OMINI - 2021 - Prefeitura de Anaurilândia - MS - 
Assinale a alternativa que apresenta o nome de um rio que NÃO faz parte do estado do Mato Grosso do Sul. 
A) Rio Paraná. 
B) Rio Paraguai. 
C) Rio Taquari. 
D) Nenhuma das alternativas.

Questão 15 - PUC-PR - 2013 - TCE-MS - 
A globalização tem como característica a integração de praticamente todos os países do mundo em um sistema internacional de produção e comércio. Entre as características desse sistema, destaca-se a organização do mundo em áreas produtivas específicas, numa lógica predatória dos recursos naturais e de pouco equilíbrio na distribuição de recursos entre as regiões desenvolvidas e as periféricas. De que forma a economia do estado de Mato Grosso do Sul participa desse mercado globalizado? 
A) Como área de produção de grãos e criação de gado, sendo estas atividades voltadas exclusivamente ao mercado interno. 
B) Como economia agroexportadora, destacando-se na produção de grãos e na pecuária de corte. 
C) Como economia moderna autossustentável, isolada do sistema econômico mundial. 
D) Como economia socialista, caracterizada pela pequena propriedade rural e pela integração mundial do comércio de grãos. 
E) Como sistema produtivo que se destaca por ser modelo internacional de sustentabilidade entre produção agrícola e preservação ambiental.

Questão 16 - MS CONCURSOS - 2014 - CRM-MS - 
O Brasão de Armas do Estado de Mato Grosso do Sul foi instituído pelo Decreto nº 2, de 1º de janeiro de 1979. Nesse Brasão tem a figura de 
A) um jacaré. 
B) um tuiuiú. 
C) um peixe. 
D) uma onça pintada.

Questão 17 - UFMS PASSE - Etapa 1 2019-2021
Considerando os aspectos físicos do Estado de Mato Grosso do Sul, assinale a alternativa correta. 
a) O complexo da Serra de Maracaju é considerado um divisor topográfico (limite natural) das bacias hidrográficas dos rios Paraná e Paraguai e uma importante feição do relevo que corta longitudinal a faixa central de Mato Grosso do Sul. 
b) A composição mineralógica das formações rochosas de Mato Grosso do Sul é predominantemente de origem metamórfica. 
c) O Rio Miranda é considerado o principal rio da Bacia Hidrográfica do Rio Paraguai, devido à sua extensão e importância na economia regional. 
d) O Rio Paraná é um rio totalmente inserido no território sul-mato-grossense, com menor aproveitamento hidrelétrico do País, fornecendo energia elétrica através da Usina de Itaipu (única usina hidroelétrica do Estado de Mato Grosso do Sul). 
e) Predominantemente, os rios e demais córregos de Mato Grosso do Sul possuem larguras inferiores a 100 m e são considerados cursos hídricos perenes.

GABARITO
01 - E
02 - C
03 - E
04 - B
05 - E
06 - B
07 - E
08 - D
09 - C
10 - C
11 - D
12 - C
13 - E
14 - D
15 - B
16 - D
17 - A

Nenhum comentário: