PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 8 de abril de 2021

Exercícios de Geografia sobre a Caxemira - com gabarito

Questão 01 - FUNDATEC 2015 - Dentre os conflitos que marcam o continente asiático está a disputa pela região da Caxemira entre:
A) China e Afeganistão.
B) Paquistão e Turquia.
C) Índia e Paquistão.
D) Irã e Iraque.
E) Iraque e Índia.

Questão 02  - Prefeitura de Natal - RN - “O movimento de libertação da Índia contra a dominação inglesa deveria, segundo os projetos iniciais, formar um único país para todos os habitantes, tanto para a maioria hindu quanto para a minoria mulçumana. Apesar de todos os esforços de Mahatma Gandhi, líder da luta pacífica pela libertação, essa unidade não foi possível. Quando a Índia declarou sua independência, em 1947, os mulçumanos lançaram o grito de libertação do Paquistão, parcela do espaço colonial inglês habitado por minoria mulçumana. A Índia e o Paquistão surgiram como países livres, mas com uma pendência de difícil solução. O território ficou sobre a administração indiana, mas é habitado por maioria mulçumana separatista, que luta para se juntar ao Paquistão.” (Tamdjian, J. O. Geografia Geral e do Brasil: estudos para compreensão do espaço – Ensino médio. São Paulo: FTD, 2005. p. 499.) 
Trata-se do território:
A) Basco.
B) Quebec.
C) Caxemira.
D Catalunha.

Questão 03 - CONSULPLAN 2013 - “Um dos mais antigos conflitos atuais opõe a Índia e o Paquistão na disputa pelo(a) _______________, situado(a) na Cordilheira do Himalaia e habitada por uma população de maioria _______________.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior. 
A) Tibete / budista 
B) Chechênia / laica 
C) Kosovo / hinduísta 
D) Afeganistão / islâmica 
E) Caxemira / muçulmana

Questão 04 -  AOCP 2018 - Após a independência da Índia e do Paquistão, em 1947, esses dois países passaram a disputar uma região ao norte do subcontinente indiano, nas encostas do Himalaia, gerando um conflito entre os dois países, o que incentivou o desenvolvimento de armas nucleares, preocupando a comunidade internacional. A região disputada pelos dois países a que se refere o enunciado é 
A) a Manchúria. 
B) a Querala. 
C) Tâmil Nadu. 
D) a Caxemira. 
E) o Quirguistão.

Questão 05 - UFRR 2015/E3 - Observe o mapa:
Fonte: www.luventicus.org
Acessado em 07/09/2014 
A região indicada com a seta representa a Caxemira, que ocupa um extenso vale fértil habitada, principalmente, por população muçulmana. Desde 1947, quando esses dois países conquistaram a independência da Inglaterra, já ocorreram duas guerras envolvendo a disputa por essa região. Os países que brigam pela dominação da Caxemira são: 
A) China e Japão; 
B) Irã e Afeganistão; 
C) Índia e Paquistão; 
D) Tailândia e Indonésia; 
E) Rússia e Sri Lanka.

Questão 06 - VUNESP - 2012 - Índia e Paquistão disputam a região da Caxemira desde 1947. Os intensos conflitos armados entre esses países os levaram a uma acirrada corrida armamentista que culminou com a sua entrada no grupo de países detentores de armas nucleares. As causas dos conflitos na região da Caxemira estão relacionadas 
A) ao imperialismo francês, que colonizou a região e juntou povos com diferentes religiões e culturas. 
B) à sua posição geográfica estratégica, localizada no sul da Índia, sendo a principal rota marítima das grandes embarcações. 
C) às diferenças religiosas entre a Índia, de maioria hindu, e a região da Caxemira, de maioria muçulmana. 
D) às rivalidades milenares entre povos paquistaneses, de origem báltica, e os indianos de origem muçulmana. 
E) à presença de fartas reservas de petróleo, que torna a região estratégica para o desenvolvimento da Índia.

Questão 07 - VUNESP - 2019
O governo do país propôs ao Parlamento nesta segunda-feira (05.08) a revogação do status especial dado à região da Caxemira, que garante mais autonomia administrativa. A Caxemira é uma região disputada entre dois países que já tiveram três guerras desde 1947 por causa do território. Uma pane dos serviços de comunicação atingiu a Caxemira, e há medidas para proibir encontros em locais públicos. (G1 Globo. https://glo.bo/2lFyD2Y. Acesso em 03.09.2019. Adaptado) 
A) respeito da região em conflito, é correto afirmar que A a China tem demonstrado interesse econômico sobre a Caxemira, o que provoca problemas político-militares com a Índia, país que controla o território. 
B) as minorias étnicas que vivem na região têm ampliado as tentativas de independência e provocado a interferência direta do Paquistão e da China, interessados no território. 
C) a Índia e o Paquistão, ambos os países detentores de bombas atômicas, defendem seus interesses geopolíticos, étnicos e religiosos sobre o território. 
D) a indefinição da fronteira da Caxemira, entre a Índia e o Nepal, tem provocado conflitos, o que restringiu os direitos dos grupos muçulmanos que vivem na região. 
E) a presença na Caxemira de milhares de refugiados da etnia rohingya, fugindo de Mianmar, tem provocado conflitos na região e, principalmente, entre este país e a Índia.

Questão 08 - VUNESP - 2019
Pela nova regra, aprovada em agosto deste ano, o governo indiano, nacionalista e hindu, toma para si o controle total sobre a região, cuja maioria da população é muçulmana. Essa zona já era indiana oficialmente, mas gozava de alto grau de autonomia política e legislativa. A medida mexe no ponto central de um conflito territorial que envolve o Paquistão, desde 1947, e a China, desde 1962 – países que, assim como a Índia, são potências nucleares. (https://bit.ly/2H1mcWU, 12 de agosto de 2019. Adaptado) A notícia refere-se 
A) ao Tibet. 
B) à Manchúria. 
C) ao Curdistão. 
D) à Birmânia. 
E) à Caxemira.

Questão 09 - IFC-SC 2010
Os principais conflitos ocorridos na década de 1990 têm como causas principais as disputas pelas territorialidades, neste caso os nacionalismos, rivalidades éticas e religiosas, como também questões referentes à soberania do Estado-Nação e a disputa por recursos naturais. No caso da Caxemira é INCORRETO afirmar que: 
A) As raízes do conflito remontam à época da independência dos domínios britânicos no continente indiano. 
B) O conflito na região é um reflexo da sangrenta luta da província vizinha, a Chechênia, também de maioria muçulmana. 
C) É um território pertencente à Índia. 
D) Que a maioria da população é muçulmana. 
E) A Índia e o Paquistão se enfrentaram em três guerras pela disputa deste território.

Questão 10 - IBADE - 2019 - Atualmente, existem dezenas de conflitos pelo mundo, tanto nacionais como internacionais. Um desses conflitos ocorre por conta de uma região denominada de Caxemira, que possui a seguinte característica:
A) Disputa entre Índia e Paquistão que são países detentores de armas nucleares. 
B) Ação sistemática de grupos terroristas como Boko Haram,Al Shabab e Estado Islâmico.
C) Área com grande riqueza petrolífera disputada entre Sudão e Sudão do Sul.
D) Região com grande estabilidade geológica na fronteira meridional da África.
E) Conflito entre guerrilheiros curdos e o Hezbollah pela posse das nascentes do rio Jordão

Questão 11 - Justifique a frase a seguir: "A Caxemira é uma Índia que não quer ser Índia".

Questão 12 - Entre os diversos conflitos civis e militares existentes no mundo atual, o conflito pela posse do território da Caxemira merece destaque por envolver países importantes da Ásia. Quais as principais características da região da Caxemira?

Questão 13 - UEA 2019 - O forte controle militar na fronteira começou depois do acordo de Simala, assinado pelos dois países em julho de 1972. Na década de 1990, teve início a construção de uma cerca fronteiriça nas cidades de maioria muçulmana de Jammu e Caxemira. Os combates entre os dois países pelo controle dessa região aceleraram sua construção no ano 2000. Em 2004, a cerca já percorria 750 quilômetros da fronteira. 
(“Os muros do mundo: 21 fronteiras históricas”. https://brasil.elpais.com, 2017. Adaptado.) 
O excerto refere-se às disputas na fronteira entre 
a) Iêmem e Arábia Saudita. 
b) Índia e Paquistão. 
c) Mauritânia e Marrocos. 
d) Arábia Saudita e Iraque. 
e) Botsuana e Zimbábue.

GABARITO
01 - C
02 - C
03 - E
04 - D
05 - C
06 - C
07 - C
08 - E
09 - B
10 - A

11 -  A religião da população da província da Caxemira é islâmica, motivo pela qual ela quer se integrar ao Paquistão. Essa situação não é aceita pela Índia.

12 -  A Caxemira é uma região dividida e com o território sob o controle de três países: Paquistão, Índia e China. Ao contrário do restante da Índia, cuja maioria é hinduísta, a Caxemira indiana tem maioria islâmica, tal qual o Paquistão. O conflito envolve países detentores  de explosivos atômicos em seus arsenais.

13 - B

Nenhum comentário: