PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 11 de abril de 2021

Exercícios de Geografia sobre o estado do Acre - com gabarito

Questão 01 - IBFC 2019 - A respeito de um domínio morfoclimático localizado no estado do Acre, assinale a alternativa correta. 
A) Amazônico 
B) Cerrados 
C) Mata Atlântica 
D) Mares de morros

Questão 02 - IBADE 2019 - Sobre a localização geográfica do estado do Acre é correto afirmar: 
A parte do Estado é localizada acima da linha do Equador, ou seja, no Hemisfério Sul. 
B) o Estado está situado num planalto com altitude média de 200m e é localizado no sudoeste da Região Norte. 
C nos limites do Estado não constam fronteiras internacionais. 
D o seu limite oriental é banhado pelas águas do Oceano Pacífico. E sua porção oriental é marcada por um conjunto de cadeias montanhosas conhecidas como Cordilheira dos Andes.

Questão 03 - IBADE 2019 - Observe essa imagem: 
O extrativismo vegetal sempre foi a atividade econômica de destaque no território acreano. Desde o início da segunda metade do século XIX, esta atividade extrativista na Amazônia revelou-se, de imediato, muito lucrativa, pois atendia ao mercado europeu e americano, sendo a base do fabrico de sapatos a luvas usadas na assepsia médica. Trata-se do (da): 
(A) látex. 
(B) seda. 
(C) celulose. 
(D) pau-rosa. 
(E) coiapa.

Questão 04 -  IBADE 2019 - O Brasil possui a 5ª maior extensão territorial entre os países do mundo, vale observar que a distância entre os pontos extremos do país é bastante parecida, ou seja, o Brasil possui uma distância Leste-Oeste muito próxima da distância norte-sul, desde que sejam desconsideradas as ilhas localizadas no Oceano Atlântico, que também pertencem ao território brasileiro. No Estado do Acre, fica localizado o limite ocidental extremo do país, conhecido como: 
A) Ponta do Seixas. 
B) Serra Imeri. 
C) Arroio Chuí. 
D) Nascente do Rio Moa. 
E) Rio Branco.

Questão 05 - IBFC 2019 - “Os geoglifos do Acre são estruturas de terra escavadas no solo e formadas por valetas e muretas que representam figuras geométricas de diferentes formas. Esses recintos foram encontrados na região sudoeste da Amazônia Ocidental, mais predominantemente na porção leste do Estado do Acre [...]. As pesquisas arqueológicas nessas áreas revelam informações importantes sobre o manejo da paisagem amazônica por _____ que habitaram a região entre, aproximadamente, 200 a.C. - 1300 d.C. [...]” (IPHAN, 2019).


A figura acima mostra um exemplo de geoglifo, encontrado na fazenda Paraná, Acre. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna. 
a) Dinossauros 
b) Povos egípcios 
c) Grupos indígenas 
d) Portugueses 

Questão 06 - IBADE 2019 - Em 17 de novembro de 1903, foi assinado o Tratado de Petrópolis entre o Brasil e a Bolívia; o território do Acre, então pertencente à Bolívia, foi incorporado ao território brasileiro mediante uma indenização ao governo boliviano. O Brasil também se comprometeu com a construção de uma ferrovia para que os bolivianos pudessem fazer o escoamento de sua produção pelo rio Amazonas. Em 1912, a ferrovia ficou pronta. Trata-se da: 
A) Estrada de Ferro Carajás. 
B) Companhia Sorocabana. 
C) Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. 
D) Estrada de Ferro Dona Tereza Cristina. 
E) Ferrovia Santo Amaro.

Questão 07 - IBFC 2019 - A ilustração abaixo, feita pelo desenhista Percy Lau, retrata uma figura importante na cultura e economia acreana.
Assinale a alternativa corretamente relacionada com o personagem retratado na ilustração. 
a) Seringueiro 
c) Minerador 
b) Caçador 
d) Pescador

Questão 08 - IBADE 2020 - Em qual ano o Acre foi elevado à categoria de estado da Federação? 
A) 1962 
B) 1973 
C) 1950 
D) 1930 
E) 1955

Questão 09 - IBADE 2020 - O estado do Acre está localizado na Região Norte do Brasil; tem Cruzeiro do Sul, Sena Madureira, Feijó e Tarauacá como cidades de grande importância. O estado do Acre tem como capital a cidade de: 
A) Feijó. 
B) Sena Madureira. 
C) Cruzeiro do Sul. 
D) Rio Branco. 
E) Acre.

Questão 10 - IBADE 2020 - O clima do Estado do Acre é marcado por elevadas temperaturas e grande concentração de umidade. Segundo a classificação do IBGE (1979), o Acre está localizado na área de clima: 
A ) Temperado. 
B) Tropical Zona Equatorial. 
C) Tropical Nordeste Oriental. 
D) Tropical Brasil Central. 
E) Equatorial.

Questão 11 - IBADE 2020 - Atualmente, o principal produto de exportação do Acre é o (a): 
A) algodão. 
B) soja. 
C) madeira. 
D) petróleo. 
E) ferro.

Questão 12 - IBADE 2021 - Marque a alternativa que indica corretamente o clima correspondente ao Estado do Acre. 
(A)Equatorial 
(B) Semiárido 
(C) Subtropical 
(D) Tropical de Altitude 
(E) Desértico

Questão 13 - IBADE 2021 - No Acre, o período mais quente e de maior estiagem das chuvas, que se inicia ao final do Outono no Hemisfério Sul, é popularmente conhecido como: 
(A) monções. 
(B) verão amazônico. 
(C) verão americano. 
(D) inverno amazônico. 
(E) primavera acreana.

Questão 14 - Instituto Access 2021 - A população do Acre é composta por vários imigrantes, distribuída em duas mesorregiões: Vale do Juruá e Vale do Acre. Considerando a distribuição geográfica das microrregiões, assinale a opção que apresenta as cinco microrregiões do Estado do Acre. 
(A) Mâncio Lima, Feijó, Sena Madureira, Porto Acre e Brasiléia. 
(B) Mâncio Lima, Feijó, Sena Madureira, Rio Branco e Brasiléia. 
(C) Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Santa Rosa do Purus, Rio Branco e Brasiléia. 
(D) Cruzeiro do Sul, Tracuateua, Santa Rosa do Purus, Rio Branco e Brasiléia. 
(E) Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Sena Madureira, Rio Branco e Brasiléia.

Questão 15 - IBADE 2021 - Sobre a geografia do Acre, pode-se afirmar que: 
(A) está situado na região Norte, seu clima é do tipo subequatorial marcado por alta pluviosidade e altas temperaturas, seu relevo é, predominantemente, formado por planícies, a vegetação do tipo floresta equatorial, típica das Florestas brasileiras. 
(B) está situado na região Norte, seu clima é do tipo Tropical marcado por baixa pluviosidade e altas temperaturas, seu relevo é, predominantemente, formado por planaltos, a vegetação do tipo floresta tropical, típica das Florestas brasileiras. 
(C) está situado na região Norte, seu clima é do tipo Equatorial marcado por alta pluviosidade e médias temperaturas, seu relevo é formado por planícies e planaltos, a vegetação do tipo floresta equatorial, típica da Floresta Amazônica. 
(D) está situado na região Centro Norte, seu clima é do tipo sub equatorial marcado por baixa pluviosidade e altas temperaturas, seu relevo é formado por planícies e planaltos, a vegetação do tipo floresta sub equatorial, típica da Floresta Amazônica. 
(E) está situado na região Norte, seu clima é do tipo Equatorial marcado por alta pluviosidade e temperatura, seu relevo é, predominantemente, formado por planícies, a vegetação do tipo floresta equatorial, típica da Floresta Amazônica.

Questão 16 - IBADE 2021 - A rede hidroviária do Acre apresenta um grande potencial, ainda pouco aproveitado por falta de uma estrutura hidro portuária que ofereça facilidades necessárias à integração intermodal. Os principais rios navegáveis são: Purus, Acre, Iaco, Juruá, Tarauacá e Envira. Dentre estes, há um rio em que a navegação é praticada regularmente desde a sua foz no rio Solimões até a cidade de Cruzeiro do Sul; nas cheias é navegável, também, de Cruzeiro do Sul à foz do rio Breu, na fronteira com o Peru. Esse rio conta com um pequeno porto na cidade de Cruzeiro do Sul. 
Trata-se do rio: 
(A) Acre. 
(B) Envira. 
(C) Iaco. 
(D) Juruá. 
(E) Purus.

Questão 17 - IBADE 2021 - A bacia hidrográfica é um grupamento de terras que são drenadas por um rio principal e pelos seus afluentes e subafluentes. Acerca da bacia do rio Acre, pode-se afirmar, EXCETO, que: 
(A) o principal rio desta bacia denomina-se Acre. 
(B) o rio Xapuri e Espalha são afluentes do rio Acre. 
(C) o rio Acre é um dos afluentes do rio Purus. 
(D) a nascente fica na Bolívia. 
(E) os rios Andirá e Antimari também são afluentes do rio Acre. 

Questão 18 - IBADE 2021 - Acerca das fronteiras e limites no Acre, podemos dizer que: 
(A) O estado do Acre faz limite internacional com o Chile. 
(B) O estado do Amazonas não faz limite com o Acre. 
(C) O município de Porto Walter faz fronteira com o estado do Amazonas. 
(D) O município de Feijó faz limite com o Peru. 
(E) O estado do Acre faz limite internacional com Bolívia, Peru e Colômbia.

Questão 19 - IBADE 2021 - O grande volume de chuvas e a extensa rede fluvial propiciam que a vegetação do Acre seja exuberante. É significativamente rica em seringueiras, o que lhe garante o primeiro lugar do país em produção de borracha, além da produção de ervas medicinais. Sua área é revestida por: 
(A) densa floresta equatorial de terra firme. 
(B) densa Mata de Araucária. 
(C) estepes arborizadas. 
(D) vegetação do tipo cerrado. 
(E) vegetação do tipo caatinga.

Questão 20 - IBADE 2021 - Historicamente, a economia acreana baseia-se no extrativismo vegetal, sobretudo na exploração da borracha, que foi responsável pelo povoamento da região. Atualmente o principal produto de exportação do estado é: 
(A) o milho. 
(B) a soja. 
(C) a cana-de-açúcar. 
(D) a madeira. 
(E) o óleo da copaíba.

Questão 21 - IBADE 2021 - O Estado do Acre, antes território pertencente à Bolívia, foi incorporado ao Brasil em 1903. Está situado no extremo sudoeste da Amazônia brasileira, e sua extensão territorial é de 445 Km no sentido norte-sul e 809 Km entre seus extremos Leste-Oeste. 
http://semapi.acre.gov.br/wpcontent/uploads/sites/20/2020/04/Documento_Sintese.pd f. (adaptado)
O Acre faz fronteiras internacionais e nacionais com, respectivamente: 
(A) Bolívia e Colômbia/Peru e Amazonas. 
(B) Peru e Bolívia/ Amazonas e Rondônia. 
(C) Peru e Colômbia/Rondônia e Mato Grosso. 
(D) Amazônia e Peru/Mato Grosso e Amazonas. 
(E) Bolívia e Equador/Amazonas e Pará.

Questão 22 - IBADE 2021 - Dentre os municípios abaixo, o único que NÃO pertence ao estado do Acre é: 
(A) Altamira. 
(B) Tarauacá. 
(C) Epitaciolândia. 
(D) Capixaba. 
(E) Porto Walter.

GABARITO
01 - A
02 - B
03 - A
04 - D
05 - C
06 - C
07 - A
08 - A
09 - D
1 0 - E
11 - C
12 - A
13 - B
14 - E
15 - E
16 - D
17 - D
18 - D
19 - A
19 - D
20 - D
21 - B
22 - A

Um comentário:

Júnior disse...

Olá professor, venho parabenizar pela organização do conteúdo do seu blog. Particularmente conteúdos maravilhosos, agora eu sei onde buscar assuntos para estudar/concurso. SHOW!!!!