PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 9 de abril de 2021

Exercícios de Geografia sobre o estado de Alagoas - com gabarito

Questão 01 - UNCISAL 2010 - Analise o mapa do estado de Alagoas.
Os tipos de vegetação representados no mapa pelos números 1, 2, 3 e 4 correspondem, respectivamente, a 
A) agreste, caatinga, mata atlântica e vegetação litorânea. 
B) mata atlântica, vegetação litorânea, agreste e caatinga. 
C) caatinga, mata atlântica, vegetação litorânea e agreste. 
D) agreste, mata atlântica, vegetação litorânea e caatinga. 
E) vegetação litorânea, mata atlântica, agreste e caatinga.

Questão 02 - CESMAC 2018/2 - O crescimento da economia em Alagoas: 
a) sofreu obstáculos devido à pobreza de recursos e à falta de alternativas. 
b) contou com a ajuda permanente do governo federal. 
c) nunca foi marcante, apesar de investimentos na indústria feitos por Collor. 
d) dependeu apenas da produção do açúcar e do petróleo. 
e) prosperou no início do século XX pela atuação dos partidos regionais.

Questão 03 - UNCISAL 2016 - 
Que tipo de orientação é possível obter através desse mapa do Estado de Alagoas? 
A) Áreas de variação do relevo hidrográfico. 
B) Demografia política do litoral e do sertão. 
C) Rotas gerais de deslocamento rodoviário. 
D) Referências limítrofes entre os municípios. 
E) Identificação de fontes da economia agrária.

Questão 04 - CESMAC 2017/1 - O Estado de Alagoas é dividido em três mesorregiões: Sertão Alagoano, Agreste Alagoano e Leste Alagoano, as quais apresentam áreas com diferentes características, nos aspectos físicos, econômicos, sociais e culturais. Assinale a alternativa que corresponde às características do Leste Alagoano. 
a) É a maior e a mais populosa mesorregião de Alagoas. A indústria é bem variada, onde se encontra, entre outras: a indústria de suco; as indústrias minerais e têxteis,. 
b) A atividade econômica mais importante é a pecuária, principalmente a criação de gado para produção de leite. 
c) É a segunda mesorregião mais populosa, sendo marcada pelo predomínio da policultura e da pequena e média propriedade. 
d) É uma região de transição, na qual a cidade de Arapiraca se destaca com a produção de fumo e de milho. 
e) Essa mesorregião tem como destaque o município de Palmeiras dos Índios, onde a fruticultura se desenvolve graças à fertilidade do solo e à umidade do clima.

Questão 05 - CESPE 2012 - Considerando o mapa ilustrado acima, que representa a subdivisão do território do estado de Alagoas em três mesorregiões geográficas (Leste, Agreste e Sertão alagoano), assinale a opção correta. 


A) O Agreste alagoano é a mesorregião de maior extensão territorial do estado de Alagoas. 
B) Alagoas é o estado do Nordeste onde mais se produz algodão, e o Leste alagoano, a mesorregião onde se concentra a maior parte dessa produção agrícola. 
C) A bacia do rio São Francisco, o principal rio do estado de Alagoas, compreende apenas o Sertão alagoano. 
D) No Leste alagoano, localizam-se a maior parte dos munícipios e a maior cidade do estado, a capital Maceió. 
E) O Sertão alagoano é a principal região produtora de algodão e cana-de-açúcar do estado, e Arapiraca é a maior cidade dessa mesorregião.

Questão 06 - Unit-SE- Medicina 2017 - A Área de Proteção Ambiental (APA) da Costa dos Corais é a maior unidade de conservação federal marinha do Brasil e localiza-se entre o litoral sul de Pernambuco e o norte de Alagoas, abrangendo vários município, inclusive Maceió. Um dos objetivos das políticas de preservação ambiental, que pode ser atendido com a criação da APA da Costa dos Corais está indicado na alternativa 
a) Diminuir os efeitos do aquecimento global. 
b) Proibir a ocupação humana e o uso do solo. 
c) Garantir a intocabilidade dos ecossistemas. 
d) Proteger integralmente a biodiversidade local. 
e) Possibilitar o uso sustentável dos recursos naturais.

Questão 07 - CESMAC 2016/2 - O turismo é uma das atividades mais prósperas da economia de Alagoas. O Estado possui diversos atrativos turísticos: belas praias, rios e cidades históricas. Entre as praias abaixo, assinale a que, no litoral alagoano, se constitui numa área de desova de tartarugas marinhas. 
a) Praia do Peba 
b) Praia de Piedade 
c) Praia de Barra do Camaragibe 
d) Praia de Paripueira 
e) Praia do Janga

Questão 08 - CESMAC 2015/2 - Os principais desafios de Alagoas para implementação da mecanização da colheita da cana-de-açúcar estão ligados, sobretudo: 
a) à adversidade geomorfológica apresentadas pelas paisagens agrícolas. 
b) aos processos pedológicos operantes nos tabuleiros costeiros, fortemente dependentes do clima local. 
c) à necessidade de criar novas oportunidades de emprego e renda nas regiões canavieiras para cortadores de cana, que, em sua maioria, possuem apenas o ensino fundamental. 
d) aos graves conflitos entre camponeses e proprietários rurais, sobretudo nas áreas de terrenos cristalinos pedologicamente ricos. 
e) aos impostos bastante elevados cobrados dos produtores rurais e aos índices de desemprego que elevam o valor pago à mão-de-obra.

Questão 09 - UNCISAL 2013 - “É um dos sítios históricos mais importantes de Alagoas. Em 1591 já estava consolidado o seu núcleo urbano inicial, conquistado dos caetés. Berço da colonização da parte austral da antiga Capitania de Pernambuco”. “A descoberta de sambaquis em seu território demonstra a preferência pela região lagunar por parte dos povos primitivos. Ali havia animais de caça, frutos silvestres e, principalmente, águas onde peixes eram abundantes para o consumo”. “É um dos mais ricos municípios alagoanos, tem economia diversificada e a agricultura está centralizada na cana-de-açúcar para a produção de açúcar e álcool. O turismo é outra fonte importante de emprego e renda, com o aproveitamento total das potencialidades naturais do lugar”. Geograficamente o município está localizado numa região beneficiada por bons acessos rodoviários e aquáticos. Qual o município que apresenta as características acima? 
a) Maceió 
b) Marechal Deodoro 
c) Penedo 
d) Santa Luzia do Norte 
e) Coqueiro Seco

Questão 10 - CESMAC 2015/2 - Os principais desafios de Alagoas para implementação da mecanização da colheita da cana-de-açúcar estão ligados, sobretudo: 
a) à adversidade geomorfológica apresentadas pelas paisagens agrícolas. 
b) aos processos pedológicos operantes nos tabuleiros costeiros, fortemente dependentes do clima local. 
c) à necessidade de criar novas oportunidades de emprego e renda nas regiões canavieiras para cortadores de cana, que, em sua maioria, possuem apenas o ensino fundamental. 
d) aos graves conflitos entre camponeses e proprietários rurais, sobretudo nas áreas de terrenos cristalinos pedologicamente ricos. 
e) aos impostos bastante elevados cobrados dos produtores rurais e aos índices de desemprego que elevam o valor pago à mão-de-obra.

Questão 11 - CESMAC 2016/2 -Alagoas, nos anos de 1970, foi considerado o maior produtor de fumo da América Latina, vindo a declinar essa produção e seu comércio na década de 1980. 
Sobre a fumicultura nesse Estado, e, mais especificamente no município de Arapiraca, é coreto afirmar que: 
a) a “revolução” verde, que propiciou a utilização de novas tecnologias na agricultura, reduziu as diferenças entre pequenos, médios e grandes produtores de fumo. 
b) esse município, situado na área central do Estado, se apresenta, na atualidade, como o principal polo de produção fumageira do Brasil. 
c) sendo uma lavoura sazonal a exigir mão de obra especializada, a região arapiraquense apresentava uma baixa densidade demográfica. 
d) a estrutura latifundiária para cultivo do fumo impediu o acesso à sua produção por pequenos proprietários de terra. 
e) baseada na pequena propriedade, a cultura do fumo, nesse município, se desenvolveu em sistema de parcerias e arrendamentos.

Questão 12 - CESMAC 2016/2 - Uma porção considerável do espaço geográfico alagoano está contida numa unidade ambiental denominada “Tabuleiros Costeiros”. As principais limitações existentes, nesses tabuleiros, em relação às atividades agrícolas são: 
a) edáficas. 
b) topográficas. 
c) climáticas. 
d) socioambientais. 
e) excesso de nutrientes no horizonte B do solo.

Questão 13 - CESMAC 2016/1 - O Estado de Alagoas tem em quase toda sua extensão várias lagoas de diversos tamanhos e de rara beleza. Sobre elas, podemos afirmar: 
a) As lagoas Mundaú e Manguaba são as duas maiores lagoas do Estado, formam o complexo estuariano-lagunar Mundaú/Manguaba localizado ao norte de Maceió. 
b) A lagoa de Mundaú é a maior do Estado, interliga-se ao mar através de uma intensa rede de canais e é detentora de uma beleza natural ímpar, o que a torna um dos principais destinos turísticos da cidade de Macéio. 
c) A lagoa de Manguaba é a maior do Estado, possui atrativos turísticos, mas, em 2014, o Instituto do Meio Ambiente constatou a existência de uma quantidade de esgoto 16 vezes maior que o nível aceitável para a lagoa. 
d) A lagoa de Jequiá é a terceira maior do Estado, foi transformada em uma reserva extrativista e apresenta águas mornas e rasas, propiciando banhos relaxantes. 
e) Além das lagoas existentes no litoral alagoano, existem as lagoas da Canoa e Guaxuma que se localizam no Agreste do Estado.

Questão 14 - CESMAC 2021/2 - O colonizador português, quando chegou à parte oriental do território do que hoje é o Estado de Alagoas, visualizou, no topo dos tabuleiros sedimentares, uma formação vegetal que era um expressivo reflexo das condições climáticas ambientais. Assinale essa formação, entre as alternativas a seguir: 
a) Mata de Restingas. 
b) Floresta Latifoliada Subperenifólia. 
c) Floresta Caducifólia. 
d) Mata Ciliar dos Cocais. 
e) Caatinga Hipoxerófila.

GABARITO
01- E
02 - A
03 - C
04 - A
05 - D
06 - E
07 - A
08 - C
09 - B
10 - C
11 - E
12 - A
13 - C
14 - B

Nenhum comentário: