PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 9 de abril de 2021

Exercícios de Geografia sobre o Canadá - com gabarito

Questão 01 - UNITINS 2016 - 
Toronto (principal centro industrial) e Montreal (o maior porto) são as principais cidades 
a) dos Estados Unidos. 
b) do Novo México. 
c) da França. 
d) do Alasca. 
e) do Canadá.

Questão 02 - CONSESP - 2018 - Prefeitura de Ouro Verde - SP - 
Apesar dos contrastes no seu clima, geografia e solos o Canadá é um dos mais importantes no comércio internacional representado por seus excelentes grãos, sementes oleosas, verduras e legumes, carnes e lacticínios. Assinale a alternativa que explica como o Canadá consegue produzir cereais para gerar excedente para a exportação. 
A) A produção de cereais é feita em estufas que impedem o congelamento das plantas e diminui a incidência de pragas. 
B) Nas planícies centrais do sul do país, o frio é menos rigoroso e o solo de Prairie é fértil; a produção de cereais é realizada em grandes propriedades e muito mecanizada. 
C) O país desenvolveu pesquisas nanotecnológicas e transgênicas possibilitando cultivar em pequenas áreas, inclusive em áreas urbanas. 
D) Como no sul o inverno é rigoroso, a agricultura só é possível nas planícies de solo úmido do norte, realizadas em grandes propriedades mecanizadas e monocultoras.

Questão 03 - EsPCEx 2001 - 
A economia canadense, uma das mais poderosas do mundo, caracteriza-se por elevado nível industrial e de serviços, bem como por apresentar uma agricultura moderna e bastante expressiva. Sobre a economia do Canadá, assinale a opção correta: 
a) A grande extensão de florestas facilita a extração de madeira, contribuindo para o desenvolvimento da indústria canadense, em especial, de papel e celulose. 
b) A região ocidental do país apresenta grande concentração populacional, contribuindo desta maneira para o desenvolvimento das atividades agrícolas. 
c) Apesar das técnicas modernas e altamente produtivas, o relevo e o clima do Canadá não permitem a prática da agricultura, obrigando o país a ser um grande importador de cereais. 
d) Toronto e Quebec, situadas na Colúmbia Britânica, representam os dois maiores centros industriais do país. 
e) Na região dos Grandes Lagos e vale do rio São Lourenço, desenvolve-se uma pecuária extensiva para a produção de carne.

Questão 04 - UNITINS 2017 - 
As fronteiras políticas internacionais separam o território dos Países. Entretanto, dentro dos países, também existem fronteiras internas que dividem seu território. Referente a essa divisão interna, é INCORRETO afirmar. 
a) Argentina – Províncias. 
b) Suíça – Cantões. 
c) Canadá – Porções canadenses. 
d) Rússia – Repúblicas autônomas. 
e) Brasil – Estados.

Questão 05 - FDF 2014 - 
“A mobilidade de pessoas e de informações está no coração do fenômeno da globalização. Assim, a imigração no Canadá (como, por exemplo, no Québec) tornou-se hoje em dia uma realidade social incontornável [...] para o Canadá a imigração internacional é mais diversificada [...] a paisagem sócio-religiosa do Québec se diversificou fortemente a partir dos anos 1970: o islã, o budismo, o hinduísmo, o sikismo, o evangelismo protestante e outras religiões orientais, assim como novos movimentos religiosos (seitas) [estão presentes].” 
(Michel Nyabenda. Impactos da interculturalidade sobre os cuidados com a saúde. Lyon: Université Jean Moulin, 2010. p. 115. Adaptado.) 
No Québec (Canadá) exemplificam-se várias consequências da globalização, o que nos permite dizer que 
a) a presença num mesmo espaço de culturas diferentes, com religiões e línguas distintas, tem um potencial explosivo grande, como no caso tratado. 
b) a globalização não é só veiculação de algumas poucas culturas para o mundo todo, ela é também o encontro de culturas diversas num mesmo local. 
c) a nova mobilidade de pessoas tende a fazer com que elas tenham que abandonar suas culturas próprias e aderir à cultura do local onde vão morar. d) o multiculturalismo num único local resulta em intolerância, pois não é possível convívio democrático entre pessoas tão diferentes. 
e) tanto a imigração quanto a circulação de informações de origens culturais distintas têm degradado a cultura ocidental, que está perdendo sua coesão.

Questão 06 - FAMP 2019/1 - Este país está classificado entre os maiores em extensão no mundo, porém tem uma pequena população, o que lhe confere uma densidade demográfica abaixo de 4 hab/Km². Apesar da grande extensão seu território tem muitas áreas anecúmenas, pois além de grandes áreas geladas, também possui altas montanhas em extensas áreas do território. Sua economia é muito desenvolvida e somada aos excelentes indicadores socioeconômicos dão a este país um IDH sempre muito elevado, estando durante muitos anos entre os 10 melhores do planeta. 
A partir das informações do texto, assinale a alternativa que identifica o país que se associa a elas. 
a) Rússia 
b) Estados Unidos 
c) Canadá 
d) Austrália

Questão 07 - Cefet-CE 2007 - A indústria de celulose e papel é muito desenvolvida no Canadá, tanto em Quebec quanto na Colúmbia Britânica, isto em virtude da facilidade de obtenção de madeira proveniente da(o): 
a) taiga canadense 
b) taiga siberiana 
c) importação dos EUA 
d) importação da África 
e) domínio da tundra

GABARITO
01 - E
02 - A
03 - A
04 - C
05 - B
06 - C
07 - A

Nenhum comentário: