PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 9 de abril de 2021

Exercícios de Geografia sobre a Índia - com gabarito

Questão 01 - FUVEST 2012 - A economia da Índia tem crescido em torno de 8% ao ano, taxa que, se mantida, poderá dobrar a riqueza do país em uma década. Empresas indianas estão superando suas rivais ocidentais. Profissionais indianos estão voltando do estrangeiro para seu país, vendo uma grande chance de sucesso empresarial. 
Beckett et al., 2007. Em http://www.wsj-asia.com/pdf. Acessado em junho/2011. Adaptado. 

O significativo crescimento econômico da Índia, nos últimos anos, apoiou-se em vantagens competitivas, como a existência de 
a) diversas zonas de livre-comércio distribuídas pelo território nacional. 
b) expressiva mão de obra qualificada e não qualificada. 
c) extenso e moderno parque industrial de bens de capital, no noroeste do país. 
d) importantes “cinturões” agrícolas, com intenso uso de tecnologia, produtores de commodities. 
e) plena autonomia energética propiciada por hidrelétricas de grande porte.

Questão 02 - UP  2018/1 - Embora não seja tão comum, o termo “setor quaternário” vem sendo utilizado para referir-se a um conjunto específico de atividades econômicas pautadas em informação e conhecimento. A respeito do assunto, assinale a alternativa cujo país exporta em conhecimento o equivalente a três vezes todas as exportações brasileiras de soja e derivados.
a) Índia.
b) Irã.
c) Israel.
d) África do Sul.
e) Portugal.

Questão 03 - UERJ 2017/2 - Um dos fatores que impulsionaram a tecnologia da informação foi o sucesso dos profissionais indianos nos Estados Unidos, principalmente no Vale do Silício. A saída de estudantes indianos gerou um intenso debate dentro da Índia: emigrantes eram acusados de usarem a excelente educação recebida gratuitamente do governo para impulsionar suas carreiras sem dar nada de volta ao país. O grosso da emigração indiana hoje vai para os E.U.A., Austrália, Canadá e Nova Zelândia. 
Adaptado de COSTA, F. Os indianos. São Paulo: Contexto, 2015. 
Apesar da crítica relatada no texto, a economia indiana também se beneficiou com a emigração de profissionais indianos qualificados. Para a Índia, uma consequência positiva desse processo demográfico tem sido: 
a) barateamento da mão de obra local 
b) recebimento de remessas financeiras 
c) diminuição dos índices de desemprego 
d) ampliação das exportações da indústria

Questão 04 - UNITINS 2016 - Conhecida pelo mundo ocidental, desde o século XVI, pelo comércio de especiarias, foi invadida por portugueses, ingleses, holandeses e franceses. O domínio britânico e a exploração consolidaram-se após uma guerra contra França (1756-1763). O fim da colonização ocorreu em 1947, com a independência liderada por Mahatama Gandhi. O texto refere-se a qual país? 
a) Paquistão 
b) China 
c) Afeganistão 
d) Índia 
e) Nepal

Questão 05 - UEA 2018 - A cidade de Bangalore, na Índia, é conhecida como “Vale do Silício Indiano” em referência ao Vale do Silício norte-americano. Para tanto, a cidade indiana apresenta, com destaque, 
a) plataformas de exploração natural. 
b) centros de pesquisa e desenvolvimento. 
c) privatizações de empresas estatais. 
d) concentração de indústrias de base. 
e) autossuficiência em reservas de carvão.

Questão 06 - ETEC 2020/1 - A estação chuvosa na Índia e em todo o sul da Ásia é chamada de monções e é sempre muito esperada. É um período de chuva frequente e volumosa que se estende por cerca de quatro meses. Antes de a chuva começar, o calor é intenso no continente, com temperaturas que superam os 40 ºC. A chuva de monção (ou chuva de monções) ocorre no verão do hemisfério Norte. Só que diferente de diversas áreas do globo, os volumes acumulados de chuva sobre algumas áreas em quatro meses, como nas proximidades do Himalaia, podem chegar aos 3 000 mm. 
https://tinyurl.com/yxcdgj63%20Acesso%20em:%2001.10.2019.%20Adaptado. 

As chuvas mencionadas no texto são esperadas, pois ajudam no plantio de 
a) arroz, em um sistema agrícola chamado terraceamento. 
b) azeitona, utilizando a técnica de rotação de culturas. 
c) feijão, em sistema de pecuária intensiva. 
d) uva, em sistema de pecuária extensiva. 
e) mandioca, plantada com técnicas industriais.

Questão 07 - Qual a importância das monções para a agricultura da Índia?

Questão 08 - Justifique com um argumento a frase: "A Índia é um país considerado emergente".

Questão 09 - Quais são as perspectivas da Índia para os próximos anos e seu provável peso nas relações internacionais.

Questão 10 - A Índia abriga importantes polos tecnológicos. Descreva os fatores que contribuíram com esse panorama.

GABARITO
01 - B
02 - A
03 - B
04 - D

05 - B

06 - A

07 - O vento de monções é fundamental para a agricultura da Índia, pois possibilita a manutenção de um mecanismo milenar de plantio, conforme o ciclo natural de alternância das estações: chuvosa, período de plantio, e seco, período de colheita. O principal produto plantado é o arroz.
08 - A Índia é considerada um país de economia emergente por apresentar, nos últimos anos, um importante desenvolvimento industrial. O país pertence ao G20 e ao Brics.

09 - As perspectivas da Índia para os próximos anos são positivas, pois há um crescimento populacional em expansão, desenvolvimento de sua defesa (inclusive por possuir bomba atômica) e um ritmo de crescimento econômico que avança a cada ano. Além disso, a Índia é um global player e se destaca na área tecnológica, com alta qualificação de mão de obra nesse setor.

10 - A existência de profissionais altamente qualificados e, de acordo com o padrão internacional, mal remunerados, os elevados investimentos em instituições de pesquisa, como o Instituto Indiano de Tecnologia (IIT), fizeram da Índia um grande exportador mundial de softwares e de outros produtos, como eletrônicos, químico-farmacêuticos etc. Destaca-se a cidade de Bangalore (centro-sul do país), conhecida como o Vale do Silício indiano, que concentra grande parte das empresas de alta tecnologia, sobretudo de informática e de telecomunicações.

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...