PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 19 de abril de 2021

Questão - Observe o gráfico que apresenta a distribuição da população masculina

1. Observe o gráfico que apresenta a distribuição da população masculina e feminina do Brasil, da região Sudeste e do estado de Minas Gerais por atividades econômicas (agricultura, indústria e serviços).

a) Qual a atividade econômica que ocupa mais mulheres tanto no Brasil, quanto no Sudeste e em Minas Gerais? Justifique.
b) Quais atividades econômicas ocupam mais homens que mulheres? Por que isso ocorre?
c) Considerando as três atividades econômicas apresentadas no gráfico, descreva em qual espaço cada uma delas é realizada:
AGRICULTURA: ____________________________________________________________________ INDÚSTRIA: _______________________________________________________________________ SERVIÇOS: ________________________________________________________________________ Dentre as atividades existe alguma exclusivamente realizada no espaço rural? Justifique.

RESPOSTA:
a) A atividade econômica que ocupa mais mulheres tanto no Brasil, quanto no Sudeste e em  Minas Gerais é Serviços. Isso acontece principalmente por questões  culturais, já que as mulheres possuem grandes desvantagens em relação à sua inserção em outras áreas do mercado de trabalho e da esfera produtiva, apresentando rendimentos mais baixos.

b) As atividades econômicas que ocupam mais homens do que mulheres são: Agricultura e indústria. Isso pode acontecer principalmente pelos estereótipos dados às mulheres, que podem ser consideradas frágeis para exercer trabalhos pesados, e encontram dificuldades de adentrar nestes mercados.

c) 
AGRICULTURA: Predominantemente no espaço RURAL.
INDÚSTRIA:  Predominantemente no espaço URBANO.
SERVIÇOS:  Predominantemente no espaço URBANO.

  • Não, pois  tem também a agricultura urbana, que vem transformando a relação entre campo e cidade. 

Nenhum comentário: