PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 17 de abril de 2021

Exercícios de Geografia sobre o determinismo geográfico - com gabarito

Questão 01 - UVA 2017/1 - Houve teorias que procuravam explicar, a partir dos fatores naturais, principalmente o clima, desigualdades sociais e econômicas entre os povos. Essa interpretação, bastante cômoda,é fruto de uma escola que pode ser caracterizada como: 
a) possibilista. 
b) determinista. 
c) evolucionista. 
d) pragmática. 

Questão 02 -  URCA 2018/2 - Com base no texto a seguir, indique a qual corrente do pensamento geográfico se refere: “é quase impossível para o homem moderno imaginar como é viver da caça. A vida do caçador é a de uma dura viagem por terra que parece não ter fim. [...] Uma vida de preocupações freqüentes de que a próxima interceptação possa não funcionar, de que a armadilha ou o ataque fracassará, ou de que as manadas não aparecerão nesta estação. Sobretudo, a vida de um caçador carrega com ela a ameaça de privação e morte por inanição”. 
(CAMPBELL, John M. O verão faminto apud KRAKAUER, Jon. Na natureza selvagem. São Paulo: Companhia das Letras, 1998, p. 195) 
A) Determinismo 
B) Possibilismo Geográfico 
C) Nova Geografia ou Geografia Teorética- Quantitativa 
D) Geografia Crítica ou Geografia Marxista 
E) Geografia Humanística ou Cultural

Questão 03 - IDCAP 2021 - Friedrich Ratzel (1844-1904) foi um pensador alemão, considerado como um dos principais teóricos clássicos da Geografia (...). A Ratzel deve-se-se a ênfase dos estudos geográficos sobre o homem. Entretanto, a teoria ratzeliana via o ser humano a partir do ponto de vista biológico (não social) e que, portanto, não poderia ser visto fora das relações de causa e efeito que estabeleceecem como condições de vida no meio ambiente. 
Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/friedrich-ratzel.htm (Modificado / Fragmento) 
Nesse paradigma da geografia, a concepção econômica no excerto denomina-se: 
A) Geografia Crítica. 
B) Determinismo Geográfico. 
C) Possibilismo. 
D) Método Regional. 
E) Geografia Pragmática.

Questão 04 - (Adaptada) CESPE - 2017 - Vidal de La Blache definiu o objeto da geografia como a relação do homem-natureza, na perspectiva da paisagem. Colocou o homem como um ser ativo, que sofre a influência do meio, mas que atua sobre ele, transformando-o. Observou que as necessidades humanas são condicionadas pela natureza, e que o homem busca as soluções para satisfazer tais necessidades nos materiais e nas condições oferecidas pelo meio.
Antonio Carlos Robert Moraes. Geografia: pequena história crítica. 20.ª ed. São Paulo: Annablume, 2005, p. 81 (com adaptações).
As ideias que fizeram contraponto à tese de Vidal de La Blache no século XIX estão sistematizadas no pensamento de
A) Karl Marx, que influenciou o desenvolvimento da geografia marxista.
B) Milton Santos e seu estudo do espaço em objetos e ações.
C) Yves Lacoste e sua geografia a serviço do Estado Maior.
D) David Harvey e sua produção capitalista do espaço.
E) Friedrich Ratzel, alemão e teórico do determinismo geográfico.

Questão 05 - FUNDATEC 2019 - Que pensador foi o precursor do determinismo geográfico? 
A) Humboldt. 
B) Ritter. 
C) Ratzel. 
D) Vidal de la Blanche. 
E) Lacoste.

Questão 06 - IBFC 2017 - “A teoria via o ser humano a partir do ponto de vista biológico (não social) e que, portanto, não poderia ser visto fora das relações de causa e efeito que determinam as condições de vida no meio ambiente. A essa concepção deu-se o nome de Determinismo geográfico, em que o homem seria produto do meio, ou seja, as condições naturais é que determinam a vida em sociedade. O homem seria escravo do seu próprio espaço”. Fonte: BRASIL ESCOLA. Disponível em:<http://brasilescola.uol.com.br/ geografa/>. . Acesso em: 6 ago. 2017. O texto acima trata do determinismo geográfico, teoria criada no século XVII. Assinale a alternativa que cita corretamente o pai da teoria determinista. 
A) Vidal de La Blache 
B) Yves Lacoste 
C) Friedrich Ratzel 
D) Milton Santos 
E) David Harvey

Questão 07 - AGIRH 2020 - As ideias de __________ , traduzidas pela frase máxima “Espaço é poder”, influenciaram profundamente o pensamento geopolítico alemão do século XIX e início do século XX. Todavia, ao longo dos anos, suas ideias foram muito alteradas e radicalizadas por vários seguidores, levando ao que se denominou de doutrina do determinismo geográfico ou escola determinista. Preenche corretamente a lacuna: 
A) Ratzel. 
B) La Blache. 
C) Febvre. 
D) Hitler.

Questão 08 - CESMAC 2022/2 - O campo de estudos da Geografia foi construído por meio de teorias e filosofias que procuravam, através do método científico, desenvolver o conhecimento geográfico. Sabe-se que todo conhecimento, dentro de qualquer área científica, é composto por conceitos e temas consolidados por meio de teorias e métodos, cujos objetivos centrais seriam afirmar ou refutar ideias; no caso estudado, estabelecer a Geografia como ciência. 
(CARMO, J.G. dos; BRÚSSOLO, R. G. A evolução do pensamento geográfico e o conceito de região como categoria de análise. Colloquium Humanarum, Presidente Prudente, v. 14, n. 2, p.107- 116 abr/jun 2017). 

Um dos conceitos básicos da Geografia surgiu na Alemanha e defendia que o meio geográfico exercia uma profunda influência sobre o homem e que, assim, o nível de desenvolvimento de cada povo estaria atrelado às características da natureza, do mundo físico. Essa era a ideia central da seguinte corrente da Geografia: 
A) Neopositivismo antrópico-ambiental. 
B) Determinismo geográfico. 
C) Ecodesenvolvimentismo. 
D) Possibilismo geográfico. 
E) Naturalismo socioambiental.

Questão 09 - AMEOSC 2020 - Leia o trecho e responda: “Na história do pensamento geográfico, o pensador ___________, responsável por definir a concepção que seria posteriormente conhecida como Determinismo Geográfico, defendia que o homem é resultado de suas relações com o meio, ou seja, seu lugar no espaço determinaria suas relações da vida em sociedade.” A lacuna se refere à: 
A) Friedrich Ratzel. 
B) Paul Vidal de La Blache 
C) Alexander Von Humboldt. 
D) Yves Lacoste.

Questão 10 - EMESCAM 2017/1 - “Sob variações diversas, a relação da sociedade com o solo permanece sempre condicionada, por uma dupla necessidade: a habitação e a alimentação. A necessidade que tem por objetivo a habitação é de tal modo simples que dela resultou, entre o homem e o solo, uma relação que permaneceu quase invariável no tempo [...] Quer o homem busque seus alimentos através da caça, da pesca, dos frutos da terra, é sempre da natureza da alimentação que dependem o lugar da habitação e a extensão do terreno que produz alimentos. 
(RATZEL. Friedrich. O Solo, A Sociedade e o Estado. Traduzido de “Le Sol, La Societé et L’Etat. L’Année Sociologique. Paris, 1898-1899). 

Expoente do pensamento científico no Século XIX Friedrich Ratzel influenciou as ciências sociais com a noção de que as diversas comunidades humanas se adaptariam de forma semelhante, ou seja, formariam sociedades e culturas semelhantes se submetidas às mesmas condições ambientais. A qual conceito essa temática se refere? 
a) Determinismo simbólico. 
b) Determinismo biológico. 
c) Determinismo simbiótico. 
d) Determinismo geográfico. 
e) Determinismo dimórfico.

Questão 11 - Qual é a relação entre determinismo geográfico e colonialismo? 
a) O determinismo geográfico foi usado para justificar o imperialismo e o controle das áreas colonizadas. 
b) O determinismo geográfico foi amplamente ignorado pelos colonizadores. 
c) O determinismo geográfico foi usado pelos povos colonizados para justificar sua subordinação aos colonizadores. 
d) O determinismo geográfico não tem relação com o colonialismo.

Questão 12 - UEM-MZ 2014 - O determinismo geográfico foi uma corrente que colocava o ambiente como determinante nas ações humanas. O responsável por esta corrente foi: 
A) Friedrich Ratzel 
B) Vidal de la Blache 
C) Emanuel Kant 
D) Ptolomeu 
E) Newton

GABARITO
01 - B
02 - A
03 - B
04 - E
05 - C
06 - C
07 - A
08 - B
09 - A
10 - D
11 - A
12 - A

2 comentários:

Anônimo disse...

perguntas muito boas com gabarito e contexto, muito obrigada

Anônimo disse...

bom

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...