PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 17 de abril de 2021

Exercícios sobre a Estratosfera - com gabarito

Questão 01 - CESGRANRIO - 2012 - CMB - Em que porção da atmosfera se encontra a camada mais espessa do O3 (ozônio), que tem um papel ambientalmente importante por proteger a Terra de radiação ultravioleta?
(A) Estratosfera 
(B) Troposfera
(C) Mesosfera
(D) Termosfera
(E) Mesopausa

Questão 02 - CESGRANRIO - 2014 - Petrobras - Um problema ambiental bastante difundido e discutido na comunidade científica é a destruição da camada de ozônio, devido à capacidade que essa camada possui de atenuar os efeitos das radiações solares, principalmente a radiação ultravioleta, na superfície da Terra. Em qual camada da atmosfera está presente a camada mais espessa e rica em ozônio?
(A) Troposfera
(B) Ionosfera
(C) Exosfera
(D) Estratosfera 
(E) Mesosfera

Questão 03 - CESGRANRIO - 2011 - Petrobras - A atmosfera terrestre possui uma estrutura vertical extremamente variável, em termos de composição, temperatura, umidade, pressão, entre outras. Para fins acadêmicos, costuma-se dividir a atmosfera em várias camadas. A camada cujo limite superior se encontra a, aproximadamente, 50 km de altitude, na qual a temperatura cresce devido à absorção de radiação pelo ozônio presente nessa região, é denominada
(A) troposfera.
(B) estratosfera. 
(C) mesosfera.
(D) termosfera.
(E) ionosfera.

Questão 04 - FGV - 2016 - CODEBA - A camada de ozônio existente na estratosfera funciona como um filtro natural para os raios ultravioleta (UV). Desta forma a sua destruição gera buracos que permitem a entrada dos raios UV, que causam efeitos adversos na saúde humana, como catarata e câncer de pele. Uma forma de controlar esse impacto ambiental global é limitar o uso de um grupo de gases utilizados como refrigerante em freezers, aparelhos de ar condicionado e geladeiras. Esses gases são
(A) os derivados do metano (CH4 )
(B) os gases nobres
(C) os clorofluorcarbonos (CFC) 
(D) os óxidos de nitrogênio (NOx)
(E) os óxidos de carbono (COx)

Questão 05 - UFRRJ - 2019 - UFRRJ - Engenheiro - Ambiental - Qual alternativa apresenta um gás benéfico na estratosfera, mas que em camadas mais baixas da atmosfera tem efeitos tóxicos por afetar diretamente os seres vivos, principalmente os vegetais? 
A) Gás carbônico. 
B) Ozônio troposférico. 
C) Argônio. 
D) Nitrogênio. 
E) Oxigênio.

GABARITO
01 - A
02 - D
03 - B
04 - C

Nenhum comentário: