No dia 15 de outubro de 2018, a Sociedade Geográfica Russa e National Geographic assinaram um acordo de cooperação. Este documento ratifica o memorando de entendimento que foi concluído em 2015.
O acordo tem vários aspectos: expedições, atividades ambientais, preservação do patrimônio histórico e cultural, programas de voluntariado e projetos de mídia.
Em 16 de outubro, aconteceu a primeira palestra organizada dentro da cooperação entre a Sociedade Geográfica Russa e a National Geographic Society. O palestrante foi o chefe da direção de pesquisa da National Geographic Society, Enric Sala, um cientista que estuda a ecologia dos oceanos e gerencia o projeto "Mares Pristine".
Palestra de Enric Sala. Foto: da assessoria de imprensa da Sociedade Geográfica Russa. |
Desde 2008, 26 expedições a vários "mares" do mundo foram realizadas como parte do projeto. Graças a essa iniciativa, 18 desses locais foram posteriormente declarados áreas protegidas.
Curiosidade...
A National Geographic Society é uma das maiores organizações científicas e educacionais nos EUA. A sociedade foi fundada em 27 de janeiro de 1888 em Washington. No mesmo ano, teve início a publicação oficial da organização, a revista National Geographic . A publicação é distribuída em diferentes idiomas em vários países do mundo, inclusive na Rússia.
Em 1905 a National Geographic decidiu publicar uma matéria especial sobre o Tibete. A revista utilizou fotografias doadas por Gombozhab Tsybikov e Ovsh Norzunov, membros da "Sociedade Geográfica Imperial Russa" ( antigo nome da Sociedade Geográfica Russa). Aquela publicação trouxe renome mundial para a National Geographic .
Fonte: Sociedade Geográfica Russa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário