PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 20 de outubro de 2018

Sociedade Geográfica Russa e National Geographic fazem acordo de cooperação

No dia 15 de outubro de 2018, a Sociedade Geográfica Russa e National Geographic assinaram um acordo de cooperação. Este documento ratifica o memorando de entendimento que foi concluído em 2015.
Nikolay Kasimov e Enric Sala.  Nikolay Kasimov é  atual Primeiro Vice-Presidente da
 Sociedade Geográfica Russa . Enric Sala é um explorador-residente da National Geographic.
Foto: da assessoria de imprensa da Sociedade Geográfica Russa.
O acordo tem vários aspectos: expedições, atividades ambientais, preservação do patrimônio histórico e cultural, programas de voluntariado e projetos de mídia.

Em 16 de outubro,  aconteceu a primeira palestra organizada dentro da cooperação entre a Sociedade Geográfica Russa e a National Geographic Society. O palestrante foi o chefe da direção de pesquisa da National Geographic Society, Enric Sala, um cientista que estuda a ecologia dos oceanos e gerencia o projeto "Mares Pristine". 

Palestra de Enric Sala. Foto: da assessoria de imprensa da Sociedade Geográfica Russa.
Desde 2008, 26 expedições a vários  "mares" do mundo foram realizadas como parte do projeto. Graças a essa iniciativa, 18 desses locais foram posteriormente declarados áreas protegidas.

Curiosidade...

A National Geographic Society é uma das maiores organizações científicas e educacionais nos EUA. A sociedade foi fundada em 27 de janeiro de 1888 em Washington. No mesmo ano, teve início a publicação oficial da organização, a revista National Geographic . A publicação é distribuída em diferentes idiomas em vários países do mundo, inclusive na Rússia. 

Em 1905 a National Geographic decidiu publicar uma matéria especial sobre o Tibete. A revista utilizou fotografias  doadas por Gombozhab Tsybikov e Ovsh Norzunov, membros da "Sociedade Geográfica Imperial Russa" ( antigo nome da Sociedade Geográfica Russa). Aquela publicação trouxe renome mundial para a National Geographic .

Nenhum comentário: