PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 1 de outubro de 2018

"Nobel de Geografia": Prêmio Vautrin-Lud (2018) para o geógrafo Jacques Lévy

É oficial, Jacques Lévy é o vencedor do  Vautrin Lud 2018

No próximo FIG (Festival Internacional de Geografia), de 5 a 7 de outubro de 2018, o prêmio Vautrin-Lud será entregue a Jacques Lévy. O Prêmio Vautrin Lud é o mais alto prêmio no campo da Geografia. Geralmente, é conhecido como o "Prêmio Nobel de Geografia". Jacques Lévy é o trigésimo laureado (em 1992 e 1996, o prêmio foi concedido em conjunto a dois geógrafos) e o sexto francês.
Prêmio Vautrin-Lud (2018) para o geógrafo francês Jacques Lévy.
Nascido em 1952, Jacques Lévy é um geógrafo francês, graduado da École normale supérieure de Cachan (, França) e professor na École polytechnique fédérale de Lausanne (EPFL) em Lausanne, Suíça desde 2004.

Professor no Instituto de Estudos Políticos de Paris ( "Sciences Po") entre 1999-2007 professor convidado de muitas universidades e centros de pesquisa de várias partes do mundo (Berlim, Bergamo, Nápoles, Nova Iorque, Los Angeles, São Paulo, Cidade do México, Sydney ...), tem influenciado fortemente a evolução do pensamento geográfico nas últimas décadas. Ele criou em 1975, junto com Christian Grataloup, a revista EspacesTemps, que vem contrinuindo largamente para a reaproximação da Gografia com as Ciências Sociais. 

Publicou em francês, juntamente com Michel Lussault, o "Dicionário de Geografia e Espaço das Sociedades", Dictionnaire de la géographie et de l'espace des sociétés. Contribuiu para a reforma epistemológica e teórica da geografia como uma ciência da dimensão espacial do social, aberta às ciências sociais e à filosofia. Partindo da geografia política, ele explorou mais notavelmente a cidade, a urbanidade, a Europa e a globalização. Ele também trabalha para a introdução de linguagens não-verbais, especialmente linguagens audiovisuais, em todos os níveis de pesquisa.

*Por Gabriel, do Blog de Geografia (Suburbano Digital).

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...