PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 20 de outubro de 2018

Nota da ANPEGE / AGB - Geógrafas e Geógrafos em Defesa do Estado de Direito e da Democracia

 Diante do atual momento eleitoral e político do nosso país, a Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB) e a Associação Nacional de Pós-Graduação e pesquisa em Geografia (ANPEGE), vêm a público se posicionar contra o avanço de discursos de ódio e a expansão do fascismo, que atingem ao mesmo tempo vidas humanas e a democracia brasileira. Manifestamos nossa preocupação com um processo eleitoral que tem sido conduzido não pelo debate político aberto democrático, mas pela disseminação de mentiras e intrigas pelas redes sociais, bem como por um número crescente de casos de intimidações ou agressões físicas aos cidadãos.



Além disso, alertamos para a possibilidade real de vermos o nosso país como um laboratório de programas neoliberais radicais, que atacam o bem público, como as universidades, a educação básica, nosso sistema de saúde pública. Também estão sob ameaça nossa legislação ambiental e os direitos de grupos diversos, como as comunidades quilombolas e indígenas.

Diante dos riscos que podem significar a ascensão ao poder, de um projeto que representa a ampliação da violência de gênero, do racismo, da legitimação da tortura, da perseguição política, do aprofundamento das desigualdades socioespaciais, conclamamos toda a comunidade geográfica do país a se posicionar em defesa da democracia, da justiça social, da igualdade de gênero, da liberdade, contra o racismo, o fascismo e qualquer expressão de violência.

É imprescindível que assumamos a defesa da democracia, confiando no poder da palavra, do diálogo, do argumento, da capacidade crítica e reflexiva da população brasileira. Que sejamos, neste momento, mais um dos nós de uma rede de resistência fundada no afeto e na solidariedade.
Em tempos onde o obscurantismo e o medo avançam sobre a sociedade, precisamos unir esforços para defender o bem comum, a democracia, o respeito ao diverso e aos direitos individuais.

Vamos às ruas, defender a democracia!

Prof. Dr. Eduardo Donizeti Girotto
Associação dos Geógrafos Brasileiros 2018-2020

Prof. Dr. Manoel Fernandes de Sousa Neto 
Presidente da ANPEGE 2018-2019

Nenhum comentário: