PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 21 de outubro de 2018

Cultura da Rússia

A Rússia possui a riquíssima cultura que é o produto da sociedade multiétnica, embora dominada pelo povo russo. O desenvolvimento arquitetônico e artesanal russo acabou sendo fortemente influenciado pela conversão ao cristianismo ortodoxo e pela arte e arquitetura bizantinas. A Igreja ortodoxa sempre desempenhou o papel principal na vida russa. Ícones russos são conhecidos por todo o mundo e inspiram não só crentes, mas também apreciadores de arte. Há vários estilos da arte decorativa tradicional, inclusive gzhel, khokhloma, palekh.

Os artistas russos são reconhecidos como os melhores de mundo. A Galeria Tretyakov em Moscou, o Museu Russo e o Museu Hermitage, ambos em São Petersburgo, são centros das obras primas da arte, atraindo os que querem olhar para elas por horas inteiras com a respiração suspensa, balanceando entre e realidade e o vôo de alma.

A música russa é extremamente rica e diversificada – de clássica a rock, de romances a pop.

A Rússia possui uma riquíssima cultura que é o produto da sociedade multiétnica, embora dominada pelo povo russo. O desenvolvimento arquitetônico e artesanal russo acabou sendo fortemente influenciado pela conversão ao cristianismo ortodoxo e pela arte e arquitetura bizantinas. A Igreja Ortodoxa sempre desempenhou o papel principal na vida russa. Ícones russos são conhecidos por todo o mundo e inspiram não só crentes, mas também apreciadores de arte. Há vários estilos da arte decorativa tradicional, inclusive gzhel, khokhloma, palekh.

Os artistas russos são reconhecidos como os melhores de mundo. A Galeria Tretyakov em Moscou, o Museu Russo e o Museu Hermitage, ambos em São Petersburgo, são centros das obras primas da arte, atraindo os que querem olhar para elas por horas inteiras com respiração suspensa, balanceando entre a realidade e o voo de alma.

A música russa é extremamente rica e diversificada – de clássica a rock, de romances a pop. Destacam-se inúmeros compositores, como Tchaikovsky, Rachmaninoff e Rimsky-Korsakov, cujas obras são conhecidas em todo o mundo. O balé, embora tenha originado na Itália, é universalmente considerado como a maravilha russa e o aúge da inspiração. O Teatro Bolshoi em Moscou e o Teatro Mariinski em São Petersburgo são principais centros do balé, muitos artistas por todo o mundo sonham em fazer performance em ambos os palcos.

Vista externa do Teatro Bolshoi, em Moscou, na Rússia.
A literatura russa sem dúvida é o patrimônio da humanidade. Entre os grandes mestres contam-se Alexander Pushkin, Fiodor Dostoievski, Lev Tolstoi, Anton Tchekhov, Ivan Turgeniev e muitos outros. Tais livros como "Guerra e Paz", "Anna Karenina", "Crime e Castigo", " Irmãos Karamazov" e outros mudaram a percepção de todo o mundo, refletindo a mente do povo e as profundidades da alma russa. 

A Rússia também é famosa pelo seu cinema que, especialmente na altura soviética, conquistou inúmeros prêmios internacionais e ficou para sempre na memória dos amadores e dos profissionais. Destacam-se inúmeros compositores, como Tchaikovski, Rachmaninoff e Rimsky-Korsakov, cujas obras são conhecidas por todo o planeta como obras-primas do planeta. O balé, embora tenha originado na Itália, é universalmente considerado como a maravilha russa e o aúge da inspiração. O Teatro Bolshoi em Moscou e o Teatro Mariinsky em São Petersburgo são principais centros do balé, muitos artistas por todo o mundo sonhando em fazer performance em ambos os palcos.

A literatura russa sem dúvida é o património da humanidade. Entre os grandes mestres contam-se Alexander Pushkin, Fiodor Dostoievski, Lev Tolstoi, Anton Tchekhov, Ivan Turgeniev e muitos outros. Tais livros como "Guerra e Paz", "Anna Karenina", "Crime e Castigo", " Irmãos Karamazov" e outros mudaram a percepção de todo o mundo, refletindo a mente do povo e as profundidades da alma russa. 

A Rússia também é famosa pelo seu cinema que, especialmente na altura soviética, conquistou inúmeros prêmios internacionais e ficou para sempre na memória dos amadores e dos profissionais.

Nenhum comentário: