PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 16 de maio de 2018

Prova de Filosofia com gabarito - Vestibular de Verão 2014 - UNISC

Questão 01 - UNISC / Verão 2014 - A Filosofia, dada sua condição de universalidade, pode ser definida de diversas formas. Contudo, há uma definição que se sobrepõe às demais, pois por ser mais ampla e genérica não se atém aos aspectos específicos dessa Ciência. Das alternativas abaixo assinale a que melhor define Filosofia, genericamente. 
a) Uma atitude e uma reflexão a propósito do bem, da justiça, da verdade e da religião. 
b) Uma reflexão do pensamento sobre ele mesmo e sobre os destinos do homem. 
c) Uma atitude a ser tomada pelo sujeito quanto ao bem, a justiça, a verdade e o futuro. 
d)Um pensamento sistemático quanto às grandes teorias que confrontam a ciência e a fé. 
e) Uma visão de mundo, uma sabedoria de vida e um esforço racional para conceber o universo como uma totalidade ordenada e dotada de sentido.

Questão 02 - UNISC / Verão 2014 - Costuma-se dizer que os fins justificam os meios, de modo que, para alcançar um fim legítimo, todos os meios disponíveis são válidos. No caso da ética, porém, essa afirmação não é aceitável. Por quê? 
a) Porque os fins de uma ação dependem dos objetivos do sujeito praticante da ação e não dos meios para atingi-los. 
b) Porque os meios para atingir uma ação dependerão, sempre, dos fins desejados. 
c) Porque nem todos os meios são justificáveis, mas apenas aqueles que estão de acordo com os fins da própria ação. 
d) Porque se pode atingir um fim legítimo utilizando-se de meios não éticos. 
e) Porque a ética não deve se preocupar com os fins ou os meios, e sim com a liberdade do agir.

Questão 03 - UNISC / Verão 2014 - Um dos principais problemas da Filosofia da Idade Moderna foi o problema do conhecimento. Essa questão envolvia vários aspectos: determinar de onde vêm nossos conhecimentos, justificar sua validade, encontrar critérios para reconhecer quando um conhecimento é certo e, finalmente, determinar os limites do conhecimento humano. Considere agora as seguintes afirmativas sobre aquela questão central da Filosofia Moderna. 
I- Para os filósofos racionalistas, as ciências matemáticas e em especial a Geometria não apenas são um exemplo de certeza, mas também são o modelo para qualquer conhecimento que se pretenda verdadeiro. 
II- Para Hume o princípio de causalidade é um fundamento sólido para nosso conhecimento da Natureza. III- Segundo Locke as ideias de número, tempo e duração são inatas. 
IV- Na Filosofia de Descartes a prova da existência de Deus tem a função de garantir que nossas ideias claras e distintas correspondam a realidades existentes fora de nossa mente. 
V- Ao afirmar que o conhecimento humano precisa tanto de intuições quanto de conceitos, Kant superou a oposição entre o empirismo e o racionalismo. Com efeito, ele salientou que o conhecimento humano necessita tanto da razão quanto da sensibilidade. 
Assinale a alternativa correta. 
a) Somente as afirmativas I, IV e V estão corretas. 
b) Todas as afirmativas estão corretas. 
c) Somente a afirmativa IV está incorreta. 
d) Somente as afirmativas I e V estão corretas. 
e) Somente as afirmativas II e III estão corretas.

GABARITO
01 - E
02 - C
02 - A

Nenhum comentário: