PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 16 de maio de 2018

Prova de Geografia com gabarito - Vestibular 2016/2017 - UNESPAR

Questão 31 - UNESPAR  2016/2017 - Com relação aos Elementos de Geologia e a formação das grandes estruturas do relevo terrestre, assinale a alternativa INCORRETA: 
a) O interior da Terra é formado por uma série de camadas de diferentes composição química e propriedades físicas. Esse conhecimento é baseado em observações feitas nas lavas vulcânicas e também por meio da Sismologia, ciência que estuda os terremotos; 
b) A Crosta terrestre é a camada mais externa da Terra e constituída, basicamente, por silício e alumínio. Sob os continente é mais espessa que sob os oceanos; 
c) A crosta terrestre é constituída por várias porções, denominadas de Placas Tectônicas que se movimentam sobre o manto. No limite entre duas ou mais placas é onde ocorrem os principais vulcões e também os terremotos; 
d) As principais cadeias de montanhas da Terra, Cordilheira dos Andes, Himalaia, por exemplo, encontra-se onde as placas têm movimentos convergentes. Além de vulcões, há frequentes e intensos terremotos nessas áreas; 
e) No Brasil não há vulcanismo e terremotos porque as diferentes Placas Tectônicas que estão sob o continente Sul Americano têm movimentos divergentes.

Questão 32 - UNESPAR  2016/2017 - A Dinâmica da Natureza é constituída pelo clima, pela hidrografia e pela vegetação.Com relação à dinâmica da natureza, analise as proposições: 
I. O clima temperado apresenta as quatro estações bem definidas. O verão é quente, com temperatura que podem oscilar até acima de 20°C. O inverno é rigoroso, com temperaturas negativas. O outono e a primavera são as estações intermediárias. Costuma-se dividir em temperado oceânico para as áreas temperadas próximas dos oceanos, e temperado continental para o interior do continente, mais seco e frio. 
II. As Savanas são tipos de vegetação arbustiva e constituída por plantas de porte médio e baixo. Características das áreas intertropicais e de clima tropical típico. 
III. As principais bacias hidrográficas brasileiras são: Bacia Amazônica, Bacia do Araguaia/Tocantins, Bacia Platina, Bacia do São Francisco e Bacia do Atlântico Sul. A mais explorada, considerando o potencial e o número de usinas hidroelétricas, é a do São Francisco e a menos é a do Araguaia/Tocantins. 
IV. A maior floresta do mundo é a latifoliada equatorial, também conhecida como floresta Amazônica. É uma formação heterogênea e densa. Típica de clima quente e super úmido. 
V. A hidrografia brasileira é de riqueza inigualável, tanto pela enorme quantidade dos cursos d´água, quanto pela diversidade apresentada por ela em volume. Outra marca relevante é o fato de haver somente rios perenes, ou seja, que nunca secam. O regime pluvial tropical com chuvas bem distribuídas ao longo dos meses do ano faz com que o regime dos rios não apresentam períodos de cheias e de vazantes. 
A alternativa CORRETA corresponde a: 
a) I, II e III; 
b) II, III e IV; 
c) III, IV e V; 
d) I, II e IV; 
e) I, III e IV

Questão 34 - UNESPAR  2016/2017 - Embora a globalização tenha se intensificado após a Segunda Guerra Mundial, ela é continuidade do processo histórico de mundialização do capitalismo, que vem desde a expansão marítima europeia. Sobre a Globalização é INCORRETO afirmar que: 
I. A Revolução Técnico Científico-Informacional acelerou o processo de globalização. 
II. A globalização atinge todas as pessoas do planeta da mesma forma. 
III. Com a intensificação do processo de globalização, está se reduzindo as particularidades culturais dos diferentes povos da Terra. 
IV. O processo de globalização tem contribuído intensamente para resolver problemas como a precarização do trabalho, a exclusão social e o desemprego em todos os lugares do mundo. 
V. A globalização aumentou a influência do Estado-Nação como poder regulador da vida econômica e social nos diferentes países do mundo. 
A alternativa CORRETA corresponde as proposições: 
a) I, II e IV; 
b) I, III e V; 
c) II, III e IV; 
d) II, IV e V; 
e) III, IV e V

Questão 35 - UNESPAR  2016/2017 - Cada vez mais a indústria é mais indispensável na vida das pessoas. Sobre o processo de industrialização que se intensifica, assinale a alternativa INCORRETA: 
a) A crescente automação, principalmente nos países desenvolvidos e em alguns emergentes, tem reduzido relativamente o número de pessoas empregadas na indústria; 
b) Com o desenvolvimento tecnológico, as indústrias, mesmo as que utilizam muita matéria prima, já não precisam se localizar perto das reservas ou perto do mercado consumidor; 
c) Os tecnopolos constituem os pontos de interconexão da rede mundial de produção de conhecimentos e os principais centros irradiadores da inovação que caracterizam a revolução tecnológica; 
d) Com a presença das empresas multinacionais nos países periféricos, diminuiu-se drasticamente a dependência destes países em relação aos países desenvolvidos, pois já não é mais necessário a importação de produtos industrializados; 
e) Os Tigres Asiáticos constitue-se um grupo de países asiáticos que surgiram como produtores de produtos industrializados para o mercado externo e constituem verdadeiras “plataformas de exportação”, e mesmo com a industrialização tardia, obtiveram um rápido crescimento econômico nas décadas de 1960-1980

Questão 36 - UNESPAR  2016/2017 - Considerando o processo de urbanização, o crescimento urbano e a hierarquia urbana, analise as proposições CORRETAS: 
I. Em muitas cidades, áreas da periferia das grandes cidades, que antes eram procuradas pela população mais pobre, pelo baixo preço do terreno, são atualmente também escolhidas pelo mercado imobiliário para empreendimentos e moradias destinadas aos mais favorecidos, que querem fugir dos problemas dos grandes centros. 
II. A cidade de Curitiba, no Paraná, é considerada uma cidade Global, devido à influência que exerce no mundo todo. 
III. A conurbação é resultado da expansão horizontal das cidades, que vão aos poucos se unindo, formando uma grande área urbanizada. 
IV. No Brasil, o processo de industrialização proporcionou a modernização no campo e o êxodo rural, sendo este fator decisivo para urbanização. Com isso, muitos trabalhadores tiveram que deixar o campo, conseguiram um bom emprego nas grandes cidades, melhorando consideravelmente a renda familiar e a qualidade de vida, garantindo o básico para família, principalmente moradia, alimentação, saúde e escola. 
V. As cidades nos países mais pobres, de maneira geral, cresceram de forma mais rápida e menos planejada que as dos países ricos. A alternativa CORRETA corresponde a: 
a) I, II e V; 
b) I, III e V; 
c) I, III e IV; 
d) II, III e IV; 
e) III, IV e V.

Questão 37 - UNESPAR  2016/2017 - Considere os gráficos da Área e da População das regiões brasileiras, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Para concluir corretamente a sequência das regiões nos gráficos, os números 1, 2 e 3 devem ser, respectivamente, substituídos por: 
a) Sudeste, Norte e Sul; 
b) Norte, Sul e Sudeste; 
c) Sul, Sudeste e Norte; 
d) Sul, Norte e Sudeste; 
e) Norte, Sudeste e Sul.

Questão 38 - UNESPAR  2016/2017 - A decisão tomada, em junho de 2016, pela população do Reino Unido, em sair da União Europeia ocorreu em meio a um intenso debate sobre xenofobia, terrorismo, racismo e identidade nacional. 

Sobre a xenofobia, terrorismo e racismo, assinale a alternativa INCORRETA:

a) A xenofobia é aversão ao imigrante por parte da população do país que o acolheu. Nas últimas décadas, os europeus passaram a se sentir ameaçados em relação ao seus empregos, educação, saúde e também nas percepções de segurança e de identidade cultural; 
b) Não existe uma única definição nem uma única forma de terrorismo. No entanto, atualmente, o terrorismo é entendido como uma forma de ameaça sistemática às sociedades por meio de atos de violência. Com o declínio do grupo terrorista Al Qaeda emerge entre as correntes muçulmanas radicais o grupo terrorista denominado Estado Islâmico. Estes últimos rejeitam os valores e o estilo de vida ocidental como, a democracia e as liberdades individuais, além da opção de orientação sexual; 
c) Em 2016 os Europeus sofreram um grande atentado terrorista em que o autor se declarava adepto do separatismo. O atirador invadiu uma boate gay lotada no Reino Unido e matou mais de 50 pessoas, utilizando armas automáticas de grande poder de fogo. Antes de disparar, advertiu a polícia que o fazia em nome do IRA (Exército Republicano Irlandês); 
d) O racismo difere da xenofobia pois não trata da nacionalidade do imigrante como fator de oposição ou distinção. No racismo são ressaltados os aspectos físicos do indivíduo, tais como a cor da pele, o tipo do cabelo, entre outros; 
e) Durante o período da Guerra Fria, o terrorismo adquiriu dimensão internacional. Grupos terroristas de diversos matizes ideológicos foram formados em vários continentes. Na maioria dos casos, esses grupos eram apoiados ou pelos Estados Unidos ou pela URSS.

GABARITO
31 - E
32 - D
33 - anulada
34 - D
35 - D
36 - B
37 - E
38 - C
39 - E
40 - A

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...