PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 17 de maio de 2018

Nota sobre a possível ocorrência de neve em SC neste final de semana

A Climaterra atua em SC desde 1995, já teve previsões de neve com 2/3/5 e até 7/10 dias de antecedência na serra. No quadro atual optamos por não publicar nada em relação a previsão de neve, não porque "A ou B" lançou o aviso primeiro, sim porque os modelos não estão constantes, tem divergências entre eles, não mantém o quadro para neve, ou seja oscilam muito, nesta situação como postar uma previsão ou tendência, com segurança e responsabilidade se vai ou não nevar na serra de SC?! Respeito ao usuário acima de tudo.



A previsão mais famosa da empresa (Coutinho) foi em 1999 em abril, a neve ocorreu entre sexta de noite e sábado, a previsão foi divulgada a partir de domingo (dia 11) e ao longo de toda semana e porque foi feito isto? naquela ocasião o quadro se repetia de manhã e tarde dia após dia e a neve veio na sexta de noite (erro de 30 minutos), sendo a neve mais precoce registrada até hoje no Brasil (16/17 de abril de 1999).

Nesta semana não tivemos e ainda não temos a mesma confiança sobre a chance de ter neve, do dia 14 até agora, 17 de manhã, nos modelos que usamos e confiamos em nenhum momento está indicando condições para neve em SC/RS. Mudando o quadro até sábado, com maior prazer estará a previsão de neve no site, face e twitter (pouco importando se fomos o primeiro ou o último a fazê-lo).

Não estamos aqui para ajudar ou não o turismo da serra, ou turismo do frio, isto sempre combatemos pois um dia fui turista como tantos outros e a coisa pior que existe é ser enganado. Sempre procuramos ter o maior carinho nesta situação, pois até pode-se errar a previsão de chuva, mas a de neve não! pois mexe muito com o emocional das pessoas, muitos economizam o ano todo para poder presenciar o espetáculo, temos o máximo de cuidado para errar o menos possível e proporcionar uma alegria inesquecível as pessoas.

Se mudar o quadro todos que nos seguem ou escutam através das dezenas de rádios, serão os primeiros a saber, se fui o primeiro ou não a avisar, pouco importa, importa sim ter a menor margem de erro possível neste caso.

Até o momento subir a serra para ver a neve em SC/RS é perda de tempo/dinheiro, se for para curtir o frio e a natureza, terá um belo passeio e experiência.

Climaterra/Ronaldo Coutinho

Nenhum comentário: