A Bacia do rio Okavango cobre uma superfície hidrologicamente ativa com cerca de 323 192 km², compartilhada por três países da África Austral: Angola, Namíbia e Botsuana. O seu caudal principal resulta do escoamento de planícies sub-húmidas e semiáridas da província do Cuando Cubango, em Angola, antes de concentrar o seu caudal ao longo das margens entre a Namíbia e Angola, desaguando num leque ou delta a uma altura de 980 metros.
Delta do Okavango. |
Vários rios confluem num único rio, cujas águas correm para o sul e oriente, ramificando-se novamente quando desagua no Delta do Okavango, onde termina, numa das maiores concentrações de água doce no interior do planeta.
Faz parte da Bacia do Okavango o Rio Cuebe. Em toda a sua extensão tem inúmeras ilhas. Na sua nascente tem águas azuis, cuja imagem é, ao que parece, única no mundo.
Nasce a norte da Província do Cuando Cubango, percorre cerca de 250 quilômetros, passa pelo interior da cidade de Menongue, cruza-a de norte a Sul. É um rio com características, de caudal permanente, com diferentes espécies de peixe, lontras e jacarés em abundância.
Nenhum comentário:
Postar um comentário