Disnomia é o único satélite natural de Éris e o segundo maior que orbita um planeta anão, só atrás de Caronte, a maior lua de Plutão. O nome Disnomia se refere a filha de Éris na mitologia um espírito que personificava a ilegalidade. O satélite aparenta ter uma cor preta como carvão, o que parece estranho, considerando que Éris tem uma cor branca.
Disnomia (satélite). Imagem ilustrativa. Fonte: ESO. |
Ela foi descoberta em 10 de setembro de 2005 no observatório Keck no Havaí, quando foi observado um ponto fraco de luz perto de UB 313 - atualmente chamado de Éris e na época conhecido como Xena -, que era acreditado ser um satélite natural e foi nomeada de Gabrielle como referência a companheira de Xena na sua série de TV. Não se sabia da existência desse satélite pois a atmosfera da Terra embaça a luz emitida e dificulta a procura de objetos menores, mas isso foi resolvido com um novo sistema instalado ao telescópio que cria uma 'estrela artificial' por atirando um laser e ajuda na detecção de objetos menos brilhantes.
Orbitando com velocidade média de ~619.1 km/h e completando uma órbita a cada 15.786 dias, com a distância média do planeta menor sendo de aproximadamente 37,350 km, com variação de 462 ± 105 km, isso por causa da excentricidade da sua órbita, que é um tanto baixa, sendo menor que 0.004. A orbita da lua foi medida por combinando imagens dos telescópios Hubble e Keck e aplicando a terceira lei de Kepler, essas medidas também nos disseram que Éris é aproximadamente 1.27 vezes mais massiva que Plutão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário