PESQUISAR ESTE BLOG

terça-feira, 26 de setembro de 2023

Mosasaurus

Durante o período Cretáceo, os mosassauros estavam entre os predadores mais temíveis e bem sucedidos dos oceanos. 

Mosasaurus.

Os mosassauros eram répteis marinhos que se acredita serem parentes próximos de cobras e lagartos-monitores.

Eles eram altamente adaptáveis e muitas espécies diferentes evoluíram e passaram a dominar os habitats oceânicos em todo o mundo. Alguns recorreram a rios de água doce para caçar. Muitos rondavam o oceano aberto devorando peixes, tubarões, plesiosauros, tartarugas marinhas, aves marinhas, e, de vez em quando, mosassauros menores.

Mosasaurus.

O tamanho do Mosassauro variava muito. Dois dos maiores mosassauros foram o Mosasaurus e o Tylosaurus. Cada um tinha um comprimento que variava de 9 a 15 metros, mais comprido que um um Tyrannosaurus rex.

Mosasaurus e o Tylosaurus.

Enquanto isso, muitos mosassauros menores tinham tamanho parecido com os golfinhos. No entanto, a maioria das espécies, não importa quão grande ou pequenas, podiam ser caracterizadas por um corpo serpentino com uma cauda poderosa que se movia de um lado para o outro enquanto deslizavam pela água. Eles tinham cabeças grandes com mandíbulas fortes e flexíveis.

Os principais répteis marinhos desde o Triássico eram os ictiossauros e os plesiosauros, mas estavam em declínio quando os mosassauros entraram em cena durante o Cretáceo, deixando espaço para um novo predador de ponta.

Segundo a teoria, os mosassauros evoluíram a partir de lagartos terrestres que se adaptaram aos oceanos em meados do Cretáceo. Depois, durante os 20 a 30 milhões de anos que antecederam a extinção dos dinossauros, os mosassauros espalharam-se rapidamente para os habitats oceânicos em todo o mundo. Sabemos disso pois foram encontrados fósseis em todos os continentes, inclusive na Antártida. Quando os dinossauros foram extintos, há cerca de 65 milhões e meio de anos, os mosassauros também desapareceram. Embora não se saiba se eles morreram instataneamente ou gradualmente, uma coisa é certa: os oceanos nunca mais viram répteis marinhos tão massivos e grandes como os mosassauros.

Referências:
Mosasaurs 101 | National Geographic / Youtube.

Nenhum comentário: