PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 5 de dezembro de 2022

Prova de História - UNICAMP 2016 - 2ª fase - Resolução Comentada

Questão 01 - UNICAMP 2016 - A palavra árabe iman provém de uma raiz que significa ‘ter certeza’ e designa fé, no sentido da certeza. A fé, por conseguinte, não contradiz o conhecimento nem a compreensão. Pelo contrário, o desejo de saber é uma obrigação religiosa, e os tempos pré-islâmicos (século VI) na Arábia são chamados pelos islâmicos de jahiliya, ignorância. 
(Adaptado de Burkhard Scherer (org.), As Grandes religiões: temas centrais comparados. Petrópolis: Vozes. 2005, p. 77.) 

a) Cite uma característica política e uma característica religiosa da península arábica pré-islâmica. 
b) Como conviveram fé e conhecimento científico no mundo islâmico na Alta Idade Média? 

Resolução:
a) Característica política: falta de unidade, devido à divisão da população em tribos independentes. Características religiosas: falta de unidade religiosa, com diversidade de divindades entre as tribos; religião politeísta; cidade de Meca como polo de peregrinações, devido à existência da Caaba, que abrigava ídolos representativos das várias tribos. 
b) Conforme o próprio texto explicita, a religião islâmica não colidia com a busca do conhecimento, mas a estimulava; a partir daí, os árabes, na Alta Idade Média, não apenas assimilaram conhecimentos dos povos com os quais tiveram contato, mas desenvolveram eles próprios o estudo das ciências, destacando-se na medicina, na matemática e na astronomia.

Questão 02 - UNICAMP 2016 - A transferência da Corte Portuguesa para o Brasil beneficiou a economia mineira. O final do século XVIII fora marcado pelo enfraquecimento da mineração. Mas não se deve imaginar um cenário de decadência. A mineração ocasionou em Minas uma diversificação econômica e um consequente crescimento populacional sem precedentes. O sul de Minas adquiriu importância crescente ao produzir gêneros de subsistência para abastecer os centros urbanos. (Adaptado de Alexandre Mendes Cunha. Tropeiros em alta. Revista de História da Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro, v. 28, jan. 2008. hppt://rhbn.com.br/secao/capa/tropeiros-em-alta. Acessado em 10/06/2015.) 
a) Contextualize a afirmação contida no texto: “Mas não se deve imaginar um cenário de decadência”. 
b) Explique as funções desempenhadas pelos tropeiros na integração política e geográfica do Sudeste. 

Resolução:
a) Apesar do declínio da mineração em fins do século XVIII, a população de Minas Gerais, que crescera em função daquela atividade, não diminuiu; essa circunstância incentivou a economia agropecuária, a qual passou não só a abastecer o consumo local, mas também veio suprir as necessidades geradas pela vinda da Corte Portuguesa para o Brasil. Tal crescimento da produção agrícola e criatória está relacionado com o Renascimento Agrícola do período. 
b) Os tropeiros, até meados do século XIX, foram em grande parte responsáveis pela circulação de mercadorias que promoveu a integração econômica entre as áreas pertencentes à Região Sudeste. Simultaneamente, eles foram um importante agente de intercâmbio cultural nesse espaço, além de transmitir notícias e contribuir para formar opiniões sobre questões políticas. Deve-se notar que muitos proprietários de tropas enriqueceram, adquirindo prestígio social e até influência política. 

Questão 03 - UNICAMP 2016 - Diversos projetos abolicionistas invadiram a cena política brasileira no último quarto do século XIX. O de André Rebouças foi um dos mais radicais. Mulato, baiano, filho de um membro da elite política imperial, engenheiro militar, dedicou-se à modernização de portos, e à construção de estradas. Dedicado a compreender os mecanismos que emperravam o desenvolvimento do país, chegou à conclusão de que vivíamos um bloqueio estrutural para a emergência de indivíduos livres. A libertação dos escravos, por si só, não seria suficiente. Entendia a abolição como um primeiro passo, ao qual se seguiria uma necessária eliminação do monopólio da terra, pois a autonomia individual só seria possível com a transformação do ex-escravo em pequeno produtor independente. 
(Adaptado de Maria Alice Rezende de Carvalho, A terra prometida. Revista de História da Biblioteca Nacional. Rio de Janeiro, v. 32. maio de 2008. Disponível em http://www.rhbn.com.br/secao/capa/aterra-prometida. Acessado em 28/09/2015.) 

a) Por que o projeto de André Rebouças foi caracterizado como um projeto radical? 
b) Identifique e caracterize outro projeto abolicionista que divergia do projeto de Rebouças. 

Resolução:
a) Porque punha em xeque a estrutura agrária baseada no latifúndio (necessidade da “eliminação do monopólio da terra”) e propunha a inserção dos libertos na economia e na sociedade (“transformação do ex-escravo em pequeno produtor independente”), pondo fim à secular marginalização dos estratos inferiores. 
b) O projeto de Antonio Bento, que estimulava a ação ilegal dos “caifazes”, no sentido de incentivar fugas de escravos e formação de quilombos. E o projeto gradualista do governo imperial, posto em prática por meio de leis sucessivas, direcionadas para a eliminação paulatina do escravismo: Lei Eusébio de Queirós/1850, que pôs fim ao tráfico negreiro africano; Lei do Ventre Livre/1871, que libertou os nascituros filhos de escravas; Lei dos Sexagenários/1885, que libertou os escravos maiores de 65 anos; e Lei Áurea/1888, que extinguiu a escravidão no País, sem indenizar os ex-proprietários.  

Questão 04 - UNICAMP 2016 - 
O painel pintado por Pablo Picasso em 1937, Guernica, é uma referência ao bombardeio da área de mesmo nome, durante a Guerra Civil Espanhola (1936-1939). 
a) Apresente os principais aspectos visuais dessa obra de Picasso. 
b) De que forma a imagem pode ser compreendida como uma crítica ao franquismo? 

Resolução:
a) Grande dimensão da obra (aproximadamente 3m x 7m), predomínio de tonalidades derivadas do cinza, estilo cubista da composição e ênfase na expressão de violência e destruição. 
b) O painel denuncia a brutalidade do bombardeio dos alemães (aliados do general Franco) contra a cidade de Guernica e, por extensão, constituiu uma crítica veemente às violências praticadas pelas tropas franquistas durante a Guerra Civil Espanhola. 

Questão 05 - UNICAMP 2016 - A construção de Brasília liga-se à questão regional do Brasil, que se colocou com intensidade na década de 1950, indicando a necessidade de se corrigirem desequilíbrios regionais. Mas, no Plano Piloto, vive uma minoria da população total de Brasília. O Plano Piloto não existiria sem as cidades-satélites, onde reside a maior parte dos trabalhadores, um contingente de pedreiros, motoristas, auxiliares de escritórios, serventes, encarregados de segurança, balconistas etc. Brasília, dessa forma, é uma só cidade, do Plano Piloto às cidades-satélites. Assim, torna-se difícil aceitar a ideia de que Brasília foi projetada para antecipar um futuro mais igualitário. 
(Adaptado de José William Vesentini, A capital da geopolítica. São Paulo. Ática, 1986. p. 116-117. 144-145 e 148.) 

a) Quais os objetivos oficiais para a construção de Brasília? 
b) Segundo o texto, por que é “difícil aceitar a ideia de que Brasília foi projetada para antecipar um futuro mais igualitário” para a sociedade brasileira? 

Resolução:
a) Criar um polo de desenvolvimento na Região Centro-Oeste, integrando-a em um projeto de desenvolvimento nacional; e tornar a Capital Federal menos vulnerável a um possível ataque externo. 
b) Porque o projeto do Plano Piloto, embora previsse a padronização das residências para promover um convívio relativamente igualitário entre morado - res de diferentes condições sociais, foi ultrapassa - do pelo vertiginoso crescimento populacional da cidade, o que levou os profissionais citados no texto a se fixar nas áreas periféricas (cidades-satélites), em total dissonância com a integração prevista no projeto original. 

Questão 06 - UNICAMP 2016 - Na década de 1980, um aspecto relevante do processo de construção da AIDS foi a localização de sua origem em territórios distantes. Mais uma vez se observa a atualização de antigas formas com as quais coletividades inteiras lidam com eventos, particularmente doenças, desconhecidos. Formas estas que geralmente incluem componentes racistas, religiosos e xenofóbicos. O surto de sífilis que acometeu a Europa no final do século XV, por exemplo, foi atribuído ao processo de navegação e ao corpo doente e poluído do indígena. Na história dos primeiros anos da AIDS, o continente africano foi apontado como um dos grandes responsáveis pela devastadora enfermidade. A descoberta de organismos semelhantes ao HIV em macacos desencadeou ondas especulativas nas quais o racismo pouco se escondia. 
(Adaptado de João Bôsco Hora Góis. Aids, Liberdade e Sexualidade, em Samantha Viz Quadrat (org.) Não foi tempo perdido: os anos 80 em debate. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2014, p. 230.) 

a) Explique por que enfermidades como AIDS e sífilis contribuíram para a produção de preconceitos. 
b) A década de 1980 foi o período de uma transição política no Brasil. Descreva dois aspectos dessa transição. 

Resolução: 
a) O espanto e a virulência causados pela irrupção dessas enfermidades em populações até então não atingidas por elas, somadas ao desconhecimento acerca de sua origem e propagação, levaram as comunidades afetadas a atribuir tais flagelos a povos considerados inferiores por força de antigos preconceitos etnoculturais, ou a grupos discriminados em função de seu comportamento. 
b) Esgotamento do modelo autoritário criado pelo regime militar, levando o próprio governo a iniciar a abertura política, ainda que “lenta, gradual e segura”; e crescente participação popular em prol da redemocratização (pressão aumentada pelo agravamento da crise econômica), tendo como ponto alto o movimento das “Diretas Já” e se estendendo até a promulgação da “Constituição Cidadã” de 1988.

Nenhum comentário: