Questão 01 - UNICAMP 2016 - A palavra árabe iman provém de uma raiz que significa ‘ter certeza’ e designa fé, no sentido da certeza. A fé, por conseguinte, não contradiz o conhecimento nem a compreensão. Pelo contrário, o desejo de saber é uma obrigação religiosa, e os tempos pré-islâmicos (século VI) na Arábia são chamados pelos islâmicos de jahiliya, ignorância.
(Adaptado de Burkhard Scherer (org.), As Grandes religiões: temas centrais comparados. Petrópolis: Vozes. 2005, p. 77.)
a) Cite uma característica política e uma característica religiosa da península arábica pré-islâmica.
b) Como conviveram fé e conhecimento científico no mundo islâmico na Alta Idade Média?
Resolução:
a) Característica política: falta de unidade, devido à divisão da população em tribos independentes. Características religiosas: falta de unidade religiosa, com diversidade de divindades entre as tribos; religião politeísta; cidade de Meca como polo de peregrinações, devido à existência da Caaba, que abrigava ídolos representativos das várias tribos.
b) Conforme o próprio texto explicita, a religião islâmica não colidia com a busca do conhecimento, mas a estimulava; a partir daí, os árabes, na Alta Idade Média, não apenas assimilaram conhecimentos dos povos com os quais tiveram contato, mas desenvolveram eles próprios o estudo das ciências, destacando-se na medicina, na matemática e na astronomia.
Questão 02 - UNICAMP 2016 - A transferência da Corte Portuguesa para o Brasil
beneficiou a economia mineira. O final do século XVIII
fora marcado pelo enfraquecimento da mineração. Mas
não se deve imaginar um cenário de decadência. A
mineração ocasionou em Minas uma diversificação
econômica e um consequente crescimento populacional
sem precedentes. O sul de Minas adquiriu importância
crescente ao produzir gêneros de subsistência para
abastecer os centros urbanos.
(Adaptado de Alexandre Mendes Cunha. Tropeiros em alta. Revista
de História da Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro, v. 28, jan. 2008.
hppt://rhbn.com.br/secao/capa/tropeiros-em-alta. Acessado em
10/06/2015.)
a) Contextualize a afirmação contida no texto: “Mas não
se deve imaginar um cenário de decadência”.
b) Explique as funções desempenhadas pelos tropeiros na
integração política e geográfica do Sudeste.
Resolução:
a) Apesar do declínio da mineração em fins do século
XVIII, a população de Minas Gerais, que crescera
em função daquela atividade, não diminuiu; essa
circunstância incentivou a economia agropecuária, a qual passou não só a abastecer o consumo
local, mas também veio suprir as necessidades
geradas pela vinda da Corte Portuguesa para o
Brasil. Tal crescimento da produção agrícola e
criatória está relacionado com o Renascimento
Agrícola do período.
b) Os tropeiros, até meados do século XIX, foram em
grande parte responsáveis pela circulação de
mercadorias que promoveu a integração econômica entre as áreas pertencentes à Região Sudeste.
Simultaneamente, eles foram um importante
agente de intercâmbio cultural nesse espaço, além
de transmitir notícias e contribuir para formar
opiniões sobre questões políticas. Deve-se notar
que muitos proprietários de tropas enriqueceram,
adquirindo prestígio social e até influência
política.
Questão 03 - UNICAMP 2016 - Diversos projetos abolicionistas invadiram a cena política
brasileira no último quarto do século XIX. O de
André Rebouças foi um dos mais radicais. Mulato,
baiano, filho de um membro da elite política imperial,
engenheiro militar, dedicou-se à modernização de portos,
e à construção de estradas. Dedicado a compreender os
mecanismos que emperravam o desenvolvimento do país,
chegou à conclusão de que vivíamos um bloqueio
estrutural para a emergência de indivíduos livres. A
libertação dos escravos, por si só, não seria suficiente.
Entendia a abolição como um primeiro passo, ao qual se
seguiria uma necessária eliminação do monopólio da
terra, pois a autonomia individual só seria possível com a
transformação do ex-escravo em pequeno produtor
independente.
(Adaptado de Maria Alice Rezende de Carvalho, A terra prometida.
Revista de História da Biblioteca Nacional. Rio de Janeiro, v. 32.
maio de 2008. Disponível em http://www.rhbn.com.br/secao/capa/aterra-prometida. Acessado em 28/09/2015.)
a) Por que o projeto de André Rebouças foi caracterizado
como um projeto radical?
b) Identifique e caracterize outro projeto abolicionista que
divergia do projeto de Rebouças.
Resolução:
a) Porque punha em xeque a estrutura agrária
baseada no latifúndio (necessidade da “eliminação
do monopólio da terra”) e propunha a inserção
dos libertos na economia e na sociedade (“transformação do ex-escravo em pequeno produtor
independente”), pondo fim à secular marginalização dos estratos inferiores.
b) O projeto de Antonio Bento, que estimulava a ação
ilegal dos “caifazes”, no sentido de incentivar fugas
de escravos e formação de quilombos. E o projeto
gradualista do governo imperial, posto em prática
por meio de leis sucessivas, direcionadas para a
eliminação paulatina do escravismo: Lei Eusébio
de Queirós/1850, que pôs fim ao tráfico negreiro
africano; Lei do Ventre Livre/1871, que libertou os
nascituros filhos de escravas; Lei dos Sexagenários/1885, que libertou os escravos maiores de 65
anos; e Lei Áurea/1888, que extinguiu a escravidão
no País, sem indenizar os ex-proprietários.
Questão 04 - UNICAMP 2016 -
O painel pintado por Pablo Picasso em 1937, Guernica,
é uma referência ao bombardeio da área de mesmo nome,
durante a Guerra Civil Espanhola (1936-1939).
a) Apresente os principais aspectos visuais dessa obra de
Picasso.
b) De que forma a imagem pode ser compreendida como
uma crítica ao franquismo?
Resolução:
a) Grande dimensão da obra (aproximadamente 3m
x 7m), predomínio de tonalidades derivadas do
cinza, estilo cubista da composição e ênfase na
expressão de violência e destruição.
b) O painel denuncia a brutalidade do bombardeio
dos alemães (aliados do general Franco) contra a
cidade de Guernica e, por extensão, constituiu
uma crítica veemente às violências praticadas
pelas tropas franquistas durante a Guerra Civil
Espanhola.
Questão 05 - UNICAMP 2016 - A construção de Brasília liga-se à questão regional do
Brasil, que se colocou com intensidade na década de
1950, indicando a necessidade de se corrigirem
desequilíbrios regionais. Mas, no Plano Piloto, vive uma
minoria da população total de Brasília. O Plano Piloto não
existiria sem as cidades-satélites, onde reside a maior
parte dos trabalhadores, um contingente de pedreiros,
motoristas, auxiliares de escritórios, serventes,
encarregados de segurança, balconistas etc. Brasília,
dessa forma, é uma só cidade, do Plano Piloto às cidades-satélites. Assim, torna-se difícil aceitar a ideia de que
Brasília foi projetada para antecipar um futuro mais
igualitário.
(Adaptado de José William Vesentini, A capital da geopolítica. São
Paulo. Ática, 1986. p. 116-117. 144-145 e 148.)
a) Quais os objetivos oficiais para a construção de
Brasília?
b) Segundo o texto, por que é “difícil aceitar a ideia de
que Brasília foi projetada para antecipar um futuro
mais igualitário” para a sociedade brasileira?
Resolução:
a) Criar um polo de desenvolvimento na Região
Centro-Oeste, integrando-a em um projeto de
desenvolvimento nacional; e tornar a Capital
Federal menos vulnerável a um possível ataque
externo.
b) Porque o projeto do Plano Piloto, embora previsse
a padronização das residências para promover um
convívio relativamente igualitário entre morado -
res de diferentes condições sociais, foi ultrapassa -
do pelo vertiginoso crescimento populacional da
cidade, o que levou os profissionais citados no
texto a se fixar nas áreas periféricas (cidades-satélites), em total dissonância com a integração
prevista no projeto original.
Questão 06 - UNICAMP 2016 - Na década de 1980, um aspecto relevante do processo de construção da AIDS foi a localização de sua origem em territórios distantes. Mais uma vez se observa a atualização de antigas formas com as quais coletividades inteiras lidam com eventos, particularmente doenças, desconhecidos. Formas estas que geralmente incluem componentes racistas, religiosos e xenofóbicos. O surto de sífilis que acometeu a Europa no final do século XV, por exemplo, foi atribuído ao processo de navegação e ao corpo doente e poluído do indígena. Na história dos primeiros anos da AIDS, o continente africano foi apontado como um dos grandes responsáveis pela devastadora enfermidade. A descoberta de organismos semelhantes ao HIV em macacos desencadeou ondas especulativas nas quais o racismo pouco se escondia.
(Adaptado de João Bôsco Hora Góis. Aids, Liberdade e Sexualidade, em Samantha Viz Quadrat (org.) Não foi tempo perdido: os anos 80 em debate. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2014, p. 230.)
a) Explique por que enfermidades como AIDS e sífilis contribuíram para a produção de preconceitos.
b) A década de 1980 foi o período de uma transição política no Brasil. Descreva dois aspectos dessa transição.
Resolução:
a) O espanto e a virulência causados pela irrupção dessas enfermidades em populações até então não atingidas por elas, somadas ao desconhecimento acerca de sua origem e propagação, levaram as comunidades afetadas a atribuir tais flagelos a povos considerados inferiores por força de antigos preconceitos etnoculturais, ou a grupos discriminados em função de seu comportamento.
b) Esgotamento do modelo autoritário criado pelo regime militar, levando o próprio governo a iniciar a abertura política, ainda que “lenta, gradual e segura”; e crescente participação popular em prol da redemocratização (pressão aumentada pelo agravamento da crise econômica), tendo como ponto alto o movimento das “Diretas Já” e se estendendo até a promulgação da “Constituição Cidadã” de 1988.
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