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quarta-feira, 21 de dezembro de 2022

Exercícios de História sobre Antiguidade Clássica - Grécia - Questões Discursivas

Questão 01 - Sobre o período Homérico (XII a.c. – VIII a.C.) e os genos, responda: 
a) Quais as principais características sociais e econômicas dos genos? 
b) Que fatores provocaram a desagregação dos genos?

Questão 02 - A partilha das terras dos genos levou à desintegração do sistema genial e à formação de novas unidades políticas, que no século VIII reuniram-se sob a forma de cidade-Estado. De uma maneira geral, como se deram as transformações que, a partir do século VIII, caracterizaram a cidade-Estado grega?

Questão 03 - Como foram organizadas as expedições colonizadoras gregas?

 Questão 04 - Sobre a cidade-Estado de Esparta na Grécia Antiga, responda: 
a) Explique por que Esparta era uma cidade oligárquica.
b) Como era a educação espartana?

Questão 05 - (Fuvest-SP)  - Identifique e comente as principais diferenças entre Esparta e Atenas quanto à organização política.

Questão 06 - (Fuvest-SP) - Analise, no processo histórico da Grécia, a relação existente entre os elementos citados abaixo: 
a) Confederação de Delos; 
b) Imperialismo ateniense; 
c) Guerra do Peloponeso.

Questão 07 - (Unicamp-SP) - Segundo Péricles, o regime político de Atenas, no século V a.C., era democrático “porque não funciona no interesse de uma minoria, mas em benefício do maior número”. Sabemos, no entanto, que a condição da cidadania era assegurada aos que não trabalhavam, pois eram liberados para praticar a política e fazer a guerra. Mulheres menores de 18 anos, metecos (estrangeiros, geralmente comerciantes) e escravos não participavam da vida pública. Como explicar essa exclusão, caso por caso, pelos princípios democráticos atenienses, se eram maiorias?

Questão 08 - Qual a importância do Império de Alexandre para cultura grega?

Questão 09 - Sobre a religião grega na Antiguidade, responda: 
a) Explique os diversos rituais realizados em homenagem aos deuses.
b) Qual a importância das cerimônias religiosas no mundo grego?

Questão 10 - Qual foi a participação dos povos de origem indo-europeia na formação da sociedade grega e qual o relacionamento deles com os grupos nativos?

Questão 11 - Micenas foi a principal cidade do período Pré-Homérico. Seu desenvolvimento acabou favorecido pelo intercâmbio com Creta. Faça uma pesquisa sobre as principais características da cultura creto-micênica e suas contribuições para a sociedade grega.

Questão 12 - Quem foi Homero e qual a importância de sua obra? Comente a utilização das fontes literárias para o estudo da História.

RESPOSTAS:
01 -
a) No aspecto social, os genos reuniam no mesmo lar descendentes de um único antepassado e cada membro dependia da unidade familiar. Além disso, o chefe concentrava o poder, que passava para o filho mais velho. A economia era agropastoril, sem esquecer a guerra e a pirataria. Existia uma certa independência econômica dos genos e a família era autossuficiente. O trabalho era coletivo e todas as tarefas eram valorizadas. A propriedade estava centralizada no chefe; a distribuição da produção era igualitária.

b) Os genos desagregaram-se porque: faziam uso de técnicas rudimentares que não acompanhavam o crescimento da população; passaram a utilizar terras menos férteis e a usar mão-de-obra suplementar; a terra começou a ser dividida em núcleos cada vez menores e insuficientes para exploração.

02 - A partilha das terras provocou o aparecimento da propriedade privada, o que corresponde à produção mercantil e ao comércio de mercadorias relativamente desenvolvidos com a colonização de novas áreas. O uso de moedas cunhadas permitiu a passagem da economia monetária. Estabeleceu-se uma diferença de direitos entre as classes, e novos elementos sociais vão-se desenvolvendo na sociedade grega. Embora o nascimento e a terra conservassem o velho prestígio, a real escala de valores era constituída de acordo com a riqueza. A economia monetária é incompatível com a constituição dos genos: autossuficientes, coletivistas e igualitários. A organização política era a mesma, mas gradualmente o poderio dos Baliseus foi declinando e suas atribuições foram distribuídas pelos membros do conselho. A autoridade da aristocracia aumentava cada vez mais: o regime aristocrático transformava-se rapidamente numa oligarquia.

03 - As primeiras expedições consistiam de pessoas descontentes com a vida na cidade e com sua situação de pobreza. Mais tarde, porém, o Estado percebeu o potencial dessas expedições e assumiu o controle delas, dirigindo os colonos que partiam. Os colonizadores estabeleciam-se com ou sem o uso da força: primeiro ocupavam a costa; depois o interior, dividindo as terras e mantendo laços culturais com a pólis.

04 - 
a) Esparta tornou-se uma cidade oligárquica porque seus dois reis perderam poder e os cidadãos passaram a ser cada vez menos representados. As decisões eram tomadas pelos gerontes, de poder vitalício. Eles eram escolhidos nas Assembleias, nas quais ainda restava espaço para manifestação dos cidadãos, se bem que de forma restrita.

b) A educação espartana era bastante rígida porque visava a formar cidadãos dispostos a entregar a própria vida por Esparta, servindo como soldado. Quem nascia sem condições de lutar era morto. Se nascia apto, ficava com a mãe durante sete anos; depois passava para as mãos do Estado. Aos 12 anos, para fortalecer o físico e desenvolver a destreza, o menino passava por provas de sobrevivência no campo. Aos 17 anos, os rapazes passavam por um rito de iniciação no qual, entre outras tarefas, tinham de esconder-se nos campos e matar quantos escravos conseguissem. Aos 30 anos, o soldado tornava-se cidadão.

05 - Enquanto Esparta apresentava governo oligárquico, Atenas era a pólis mais democrática da Grécia. Em Esparta, a participação na política restringia-se aos espartanos, aos descendentes dóricos, uma minoria indisfarçada da população espartana que detinha monopólio pela força. Eram os guerreiros preservando a supremacia dos órgãos governamentais (Eforato, Gerúsia e Apela). Em Atenas, as lutas sociais ampliaram significativamente a participação na política, atingindo o apogeu com as reformas de Clístenes e com o governo de Péricles. O êxito das lutas na participação, em Atenas, foi em grande parte possível pelo sucesso agrícola e comercial da pólis, dinamizando todos os aspectos de Atenas, inclusive o político, democratizando-a.

06 - A confederação de Delos foi a união das várias cidades gregas, sob a liderança ateniense, para enfrentarem os persas. Mas Atenas passou a liderar em proveito próprio e acabou dominando as cidades anteriormente aliadas. Diante do fortalecimento de Atenas, Esparta, sua tradicional rival, procurando contestar a supremacia ateniense, promoveu uma guerra entre elas: a Guerra do Peloponeso.

07 - A democracia ateniense era uma democracia de cidadãos, daí a exclusão das mulheres, dos metecos e dos escravos. A mulher não participava da vida política e cultural, dado o caráter patriarcal da sociedade helênica. Os metecos eram os estrangeiros residentes em Atenas, que ali viviam dando o caráter progressista e hegemônico da cidade, sem vínculo de cidadania. Os escravos constituíam os vencidos de guerra, a força produtiva de toda a estrutura econômica da pólis, considerados apenas como instrumento de produção e não com direitos à cidadania local.

08 - Alexandre foi uma figura-chave para a cultura grega dessa época, que buscou espalhar. O rei promoveu uma integração das culturas grega, persa, egípcia e de outros povos e fundou pólos culturais como Alexandria, onde ficava a maior biblioteca da Antiguidade, com mais de 400 mil volumes. No tempo de Alexandre desenvolveram-se várias ciências, como a matemática, a medicina, a geometria, a filosofia. Incentivou a arquitetura, a escultura e a literatura.

09 - a) Os deuses eram cultuados nas casas e em cerimônias públicas, com orações, sacrifícios e oferendas ou libações. No templo, os sacrifícios podiam ser de animais. A religião estava presente no cotidiano e todo momento da vida era motivo para rituais. Nascimento, funeral, casamento, homenagem aos mortos, festas, procissões, jogos (como os olímpicos) eram oportunidades para celebrações religiosas. Alguns deuses eram homenageados em determinadas regiões, enquanto outros recebiam culto em toda a Hélade e tinham grandes e famosos santuários. Os mais conhecidos estavam em Delos, Olímpia e Delfos.

b) As cerimônias religiosas eram importantes porque reuniam pessoas de todas as cidades do mundo grego que peregrinavam até os santuários mais famosos. Dessa forma, preservava-se a cultura, além de se incentivar o teatro, a música e a arte nos concursos organizados nas festas.

10 - O primeiro povo indo-europeu a se fixar na região da Grécia, por volta de 2000 a.C., foram os aqueus, em busca de pastagens para seus rebanhos. No início, tiveram um relacionamento pacífico com a população local – os pelágios e os cretenses. Mais tarde, chegaram os jônios e os eólios. Formaram-se vários núcleos e cidades até a chegada dos dórios, no período Homérico.

11 - Micenas havia se tornado o principal centro político, econômico, social e cultural dos aqueus, enriquecida pelo intercâmbio com Creta. É assim que surge a cultura conhecida como creto-micênica. Com isso, os aqueus aprenderam outras ciências, ganharam novos conhecimentos e novas técnicas agrícolas e navais.

12 - Homero foi o grande poeta a quem são atribuídas obras como a Ilíada e a Odisséia, consideradas as mais antigas da literatura grega. Cego, viveu por volta do século VII a.C. e recolheu tradições orais para compor seus versos. As fontes literárias são importantes para o estudo da História porque recolhem pensamentos e hábitos de uma sociedade.

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