Marinha 2018 - Para Perrenoud (2002), a formação dos professores é, sem dúvida, uma das que menos levam em conta as observações empíricas metódicas sobre as práticas e sobre o trabalho real dos professores no dia a dia, em sua diversidade e ambiente atuais. Segundo esse autor, parece indispensável criar em cada sistema educacional um “observatório" das práticas e das profissões do ensino, cuja missão seria
A) facilitar a confecção de um sistema de arquivamento dos principais métodos e técnicas de ensino utilizados, para evitar que sejam repetidos.
B) proporcionar aos novos professores que ingressam em uma instituição de ensino um rico material de práticas didáticas que podem ser aproveitadas sem necessidade de testá-las em aula.
C) oferecer uma imagem realista dos problemas que os professores precisam resolver todos os dias, dos dilemas que enfrentam, das decisões que tomam e dos gestos profissionais que realizam.
D) propiciar a elaboração de modelos de ensino capazes de resolver os problemas que ocorrem todos os dias, para facilitar as decisões mais importantes.
E) colaborar para a padronização dos gestos profissionais e para a utilização de métodos e técnicas de ensino de uso geral e facilitar a escolha de soluções para os problemas mais corriqueiros.
RESPOSTA:
Letra C.
Nenhum comentário:
Postar um comentário