IBADE 2020 - “Vygotsky, inspirado nos princípios do materialismo dialético, considera o desenvolvimento da complexidade da estrutura humana como um processo de apropriação pelo homem da experiência histórica e cultural.” (Rego, 2009, p.93).
A alternativa que NÃO corresponde aos estudos de Vygotsky é:
(A) na abordagem Vygotskyana, o que ocorre não é uma somatória entre fatores inatos e adquiridos, e sim uma interação dialética que se dá desde o nascimento, entre o ser humano e o meio social e cultural em que se insere. (Rego, 2009,p.93)
(B) os processos de ensino só podem se realizar, na medida que a criança estiver “pronta”, madura para efetivar determinada aprendizagem, a prática escolar não desafia, pois restringe aquilo que já conquistou. (Rego, 2009,p.87)
(C) Vygotsky discorda da visão ambientalista, pois, para ele, o indivíduo não é resultado de um determinismo cultural, ou seja, não é um receptáculo vazio, um ser passivo que só reage frente as pressões do meio, e sim um sujeito que realiza uma atividade organizadora na sua interação com o mundo. (Rego, 2009,p.94)
(D) Vygotsky afirma que o bom ensino é aquele que se adianta ao desenvolvimento, ou seja, se dirige às funções psicológicas que estão em via de se completarem. (Rego, 2009,p.107)
(E) a perspectiva histórico-cultural do psiquismo, elaborada por Vygotsky, fundamenta-se no método e nos princípios teóricos do materialismo histórico-dialético. (Rego, 2009,p.95)
RESPOSTA:
Letra B.
Nenhum comentário:
Postar um comentário