PESQUISAR ESTE BLOG

terça-feira, 20 de setembro de 2022

Questão de Literatura - IFRR 2019/1 - As áreas urbanas são mais quentes e secas que as áreas com cobertura vegetal. E o calor é evidentemente o principal

IFRR 2019/1 - As áreas urbanas são mais quentes e secas que as áreas com cobertura vegetal. E o calor é evidentemente o principal ingrediente do fenômeno ilha de calor, em cidades grandes e médias, como apontam pesquisas; sobre a temperatura média de São Paulo, que se tornou 2°C mais quente nesses últimos anos. Nas regiões tropicais, a ilha de calor torna-se um problema evidente de conforto térmico e também econômico, pois provoca a necessidade de refrigerar os ambientes, aumentando o consumo de energia. E para mitigar os efeitos deste fenômeno atmosférico, os cientistas são unânimes, quando afirmam que: 
a) É necessário modificar o albedo das superfícies urbanas, ampliando as áreas permeáveis com vegetação, bem como a utilização de materiais de acordo com suas propriedades de emissividade e reflectância. 
b) Diminuindo as superfícies hídricas, consequentemente reduzirá a filtragem da poluição do ar e contribuirá para o aumento do aquecimento e do processo de reflectância 
c) O investimento nas atividades industriais e em demais setores econômicos, diminuirão o processo de combustão, principalmente nas grandes metrópoles, onde a cobertura vegetal é maior. 
d) É preciso optar por solos impermeáveis, pois a elevada temperatura atmosférica é decorrente da presença de corpos hídricos; fato este, que tem facilitado o aumento de vapor na atmosfera. 
e) Investir na verticalização das áreas urbanas, para facilitar a infiltração da água da chuva, como forma de resfriamento atmosférico.

RESPOSTA:
Letra A.

Nenhum comentário: