INSTITUTO AOCP - “Em uma Alemanha agitada e repleta de problemas, surgiu o marxismo, teoria elaborada por Marx e Engels. Além da colaboração ideológica, Engels era industrial e pôde, por diversas vezes, ajudar Marx financeiramente nos momentos críticos de sua vida pessoal” (ARANHA e MARTINS, 2016, p. 280). Um tema bastante explorado por ambos foi o materialismo dialético. Acerca de tal conceito, é correto afirmar que
A) a história é sempre linear. Tudo se repete, por isso não há evento novo, mas sim sucessivos acontecimentos semelhantes.
B) a sociedade consiste em um conceito metafísico, já que todo problema de ordem social é imaterial.
C) os fenômenos materiais são processos e o espírito não é consequência passiva da ação da matéria, podendo reagir sobre aquilo que o determina. Por conta disso, ao contrário do idealismo de Hegel, para Marx, a matéria é o dado primário, a fonte da consciência, e esta, por sua vez, é um dado secundário, pois é reflexo da matéria.
D) a dialética de Hegel não carece de qualquer crítica. Devido a isso, o materialismo dialético, no pensamento de Marx, simplesmente repete todas as teses de Hegel.
RESPOSTA:
Letra C.
Nenhum comentário:
Postar um comentário