Questão 01 - VUNESP 2019 - Terezinha Rios (2001) ressalta a articulação entre a Didática, a Filosofia e as Ciências da Educação. Entretanto, define com clareza o objeto específico da Didática, que é
A) o ensino como ação social formal e informal, pois a atividade de educar está presente em qualquer civilização ou grupo das mais variadas formas.
B) a teorização sobre os modos de aprender, amparados pela psicologia e a neurociência na atualidade.
C) o aluno, pois é o objeto central do processo ao qual toda essa prática se destina e sobre o qual a teoria se debruça.
D) o ensino como prática social formal e escolar, pois interessa à discussão seu caráter sistemático, intencional e organizado.
E) a Ciência, que fornece o conteúdo e, em última instância, constitui a razão de existência da instituição escolar.
Questão 02 - FUNIVERSA 2016 - De acordo com Terezinha Rios, são três as competências da profissão docente: técnica, política e ética. A propósito desse assunto, assinale a alternativa correta.
A) A competência política aparece no espaço da objetividade e da escolha dos conteúdos a serem ministrados.
B) A competência ética é estabelecida no posicionamento em relação aos valores que são professados, por isso interfere nas competências técnica e política.
C) A competência técnica fica explícita na escola em que cada um faz seus posicionamentos em relação à realidade.
D) Cada tipo de competência é independente das demais, não existindo relação entre elas.
E) A competência ética é a mais importante das três pelo fato de nela se congregarem os valores morais essenciais para a vida em comunidade.
Questão 03 - RBO 2010 - Qual das alternativas abaixo vai ao encontro do que Terezinha Rios aponta sobre AUTONOMIA em Compreender e Ensinar – Por uma docência da melhor qualidade:
a) Com autonomia os indivíduos são capazes de avaliar e reformular os valores norteadores da conduta.
b) Autonomia significa independência.
c) O desenvolvimento moral vai da autonomia para a heteronomia.
d) A autonomia não se experimenta em relação a outras pessoas.
Questão 04 - RBO 2010 - No livro Compreender e Ensinar..., Terezinha Rios propõe a aproximação entre a Didática e a ______________________para que a Didática possa buscar seu sentido de por que ensinar e por que ensinar bem.(...), perguntar pelos valores que fundamentam o trabalho do professor e pelos fundamentos desses valores”. A área de conhecimento proposta pela autora é:
a) Teologia
b) Sociologia
c) Pedagogia
d) Filosofia da Educação
Questão 05 - VUNESP 2020 - Conforme Teresinha Rios, é tarefa da escola, enquanto instituição social,
A) a implantação de um currículo nacional unificado, garantindo, assim, a totalidade da aprendizagem do conteúdo previsto para cada série do ensino fundamental.
B) ministrar um ensino neutro de acordo com os bons costumes, passados de geração a geração, objetivando a continuidade dos conhecimento familiares.
C) a avaliação contínua do educando, bem como sua classificação nas competências múltiplas, de modo a potencializar o que há de melhor em cada um.
D) a transmissão/criação sistematizada da cultura, entendida como o resultado da intervenção dos homens na realidade, transformando-a e transformando a si mesmo.
E) que os processos cognitivos de ensino-aprendizagem estejam subordinados ao desenvolvimento econômico para a promoção da equidade social.
Questão 06 - CETRO 2013 - Sobre o pensamento presente na obra de Terezinha Azerêdo Rios, assinale a alternativa correta.
A) A autora defende a aplicação do conceito da Qualidade Total que se apresenta como uma alternativa possível para que sejam superados os problemas presentes nas escolas.
B) Em nossos dias, há novas necessidades colocadas à escola, entre as quais a superação do embate entre a razão instrumental e o irracionalismo.
C) A dimensão estética na prática docente, por ocorrer casualmente, não deve ser erigida ao mesmo nível de importância que as dimensões técnica e política, mediadas pela ética.
D) A competência professoral é dividida pela autora em duas competências estritas: a competência intelectiva e a competência prática.
E) A Didática, sendo uma ciência objetiva, deve ser considerada como uma perspectiva externa ao ensino, que analisa e propõe práticas de ensinar.
Questão 07 - CESPE / CEBRASPE 2008 - Ao abordar a questão da qualidade na educação, Terezinha Azerêdo Rios discute o termo competência, afirmando que o mesmo se revela na ação, ou seja, na prática profissional docente. De acordo com a concepção que subjaz a essa concepção, assinale a opção correta.
A) Professor competente é aquele que está envolvido em uma atividade política por meio da militância e da representação de sua categoria.
B) Não se pode qualificar como competente o professor que conhece bem apenas aquilo que precisa ensinar.
C) A qualificação docente se revela ao atender a uma lista de competências que definem o profissional eficiente em cada área.
D) Professor competente é aquele que procura atender às demandas mercadológicas de forma imediata.
Questão 08 - VUNESP 2019 - Conforme Terezinha A. Rios, considerando a discussão proposta pela autora no livro Ética e competência, a especificidade do processo educativo que se desenvolve na escola tem como objetivo
A) ser alavanca da mudança social, nos termos do seguinte slogan: “Deem-nos uma boa escola e teremos a sociedade desejada”.
B) algo que infelizmente é irrealizável no contexto social em que se insere, uma vez que não há o que efetivamente fazer na escola enquanto a sociedade se apresentar com tantas limitações.
C) evitar configurar-se como um conjunto de práticas capazes de, ao mesmo tempo, manter e transformar a estrutura do social, uma vez que a escola deve ter autonomia.
D) garantir o cumprimento de uma função política e de uma função ética, esquivando-se do que seria da ordem de uma função caracterizada como técnica.
E) a socialização do conhecimento elaborado, ou seja, a transmissão do saber historicamente acumulado pela sociedade, levando à criação de novos saberes.
Questão 09 - VUNESP 2019 - No livro Ética e competência, Terezinha Rios define competência pela ideia de “saber fazer bem”, sendo que o termo “bem” deve ser compreendido pelas “necessidades historicamente definidas pelos homens de uma determinada sociedade”. À luz do exposto, a autora defende que a noção de saber fazer bem tem uma dupla dimensão, que é
A) científica e estética.
B) propedêutica e laica.
C) inclusiva e crítica.
D) reflexiva e pragmática.
E) técnica e política.
GABARITO
01 - D
02 - B
03 - A
04 - D
05 - D
06 - B
07 - B
08 - E
09 - E
Nenhum comentário:
Postar um comentário