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quarta-feira, 7 de setembro de 2022

Exercícios de Pedagogia sobre Philippe Perrenoud - com gabarito

Questão 01 - IF-SC 2017 - Leia com atenção o trecho abaixo: 
A competência requerida hoje em dia é o domínio dos conteúdos com suficiente fluência e distância para construí-los em situações abertas e tarefas complexas, aproveitando ocasiões, partindo dos interesses dos alunos, explorando os acontecimentos, em suma, favorecendo a apropriação ativa e a transparência dos saberes, sem passar necessariamente por sua exposição metódica, na ordem prescrita por um sumário. (2000. p. 27). 
Assinale a alternativa CORRETA sobre o autor responsável pelo trecho exposto acima. 
A) Philippe Perrenoud 
B) Miguel Gonzales Arroyo 
C) Pedro Demo 
D) Louis Althusser 
E) Karl Manheim

Questão 02 - AMEOSC 2015 - Philippe Perrenoud em seu livro “10 Novas Competências para Ensinar”, relaciona o que é fundamental saber para ensinar bem dentro de uma sociedade em que o conhecimento está cada vez mais acessível para todos. Dentre as dez competências para ensinar estão: 
(__) Envolver os alunos em suas aprendizagens e em seu trabalho; 
(__) Organizar e dirigir situações de aprendizagem; 
(__) Administrar a progressão das aprendizagens; 
(__) Trabalhar a política nacional e estadual. 
Assinale (V) para as afirmações verdadeiras e (F) para as falsas: 
A) V-V-V-F. 
B) F-F-V-V. 
C) V-F-V-F. 
D) F-F-F-V.

Questão 03 - MetroCapital Soluções 2021 - O sociólogo suíço Philippe Perrenoud é um dos novos autores mais lidos, no Brasil. Com nove títulos publicados em português, vendeu, nos últimos três anos, mais de 80 mil exemplares. O principal motivo do sucesso é o fato de ele discorrer, de forma clara e explicativa, sobre temas complexos e atuais, como formação, avaliação, pedagogia diferenciada e, principalmente, o desenvolvimento de competências. Sobre os novos conceitos trazidos por Perrenoud, é correto afirmar que é de sua autoria: 
(A) "É preciso substituir um pensamento que isola e separa por um pensamento de distingue e une." 
(B) “Competência em educação é mobilizar um conjunto de saberes para solucionar com eficácia uma série de situações." 
(C) "Um plano curricular precisa satisfazer, de forma articulada, todos os níveis de funcionamento de uma escola." 
(D) "O melhor jeito de organizar o currículo escolar é por projetos didáticos." 
(E) "A educação tem de servir a um projeto da sociedade como um todo."

Questão 04 - OBJETIVA 2021 - De acordo com PERRENOUD, sobre situações-problema, assinalar a alternativa INCORRETA: 
a) É organizada em torno da resolução de um obstáculo pela classe. 
b) A situação deve oferecer resistência suficiente, levando o aluno a nela investir seus conhecimentos anteriores disponíveis. 
c) A solução deve ser percebida como fora de alcance pelos alunos, sendo a situação-problema uma situação de caráter problemático. 
d) Seu trabalho funciona como um debate científico dentro da classe, estimulando os conflitos sociocognitivos potenciais.

Questão 05 - CEFET-MG 2021 - Philippe Perrenoud defende que a avaliação formativa 
a) pode ser associada a uma concepção particular de intervenção, com métodos precisos definidos a partir daquilo que se observa. 
b) define-se por seus efeitos na regulação dos processos de aprendizagem, sendo de suma importância as modalidades como se realiza. 
c) permite ajudar na progressão do aluno, explicando os conteúdos de forma mais simples, mais longa ou diferente, engajando-o em nova tarefa, entre outras ações. 
d) depende da observação, quando esta permite orientar e otimizar as aprendizagens em curso, em que a preocupação com a classificação, certificação e seleção serve ao aprendizado. 
e) é toda avaliação que ajuda o aluno a aprender e a se desenvolver, ou melhor, que se opõe à regulação das aprendizagens e do desenvolvimento no sentido de um projeto educativo.

Questão 06 - FUNDATEC 2021 - Para Perrenoud, qualquer um que é projetado numa situação difícil, sem formação, desenvolve uma atitude reflexiva por necessidade. Os professores cujas competências disciplinares, didáticas e transversais são frágeis, arriscam-se, no cotidiano, a perder o domínio de sua aula e tentam, então, desenvolver estratégias mais eficazes, aprendendo da experiência. É preciso, então, ancorar a prática reflexiva sobre uma base de competências profissionais. Com base nessas informações, assinale a alternativa que NÃO corresponde a uma competência desenvolvida pelo autor. 
A) Organizar e dirigir situações de aprendizagens. 
B) Administrar a progressão das aprendizagens. 
C) Envolver os alunos em suas aprendizagens e em seu trabalho. 
D) Saber negociar para alcançar os melhores resultados e soluções práticas. 
E) Trabalhar em equipe.

Questão 07 - FUNDATEC 2016 - Para que uma atividade seja considerada geradora de aprendizagem, Perrenoud (2000) afirma que: 
A) Basta que a atividade seja útil. 
B) É preciso pensar dentro de um ponto de vista exclusivamente cognitivo. 
C) É necessário que desafie o sujeito, ao mesmo tempo em que ele tenha necessidade de aceitar esse desafio. 
D) O essencial é que o professor tenha conhecimentos e instrumentos didáticos, mesmo que não crie vínculo e uma comunicação forte com o aluno. 
E) Toda a atividade docente é geradora de aprendizagem, pois não sofre influência de outros fatores caso esteja bem organizada.

Questão 08 - NUCEPE 2015 - Philippe Perrenoud é um dos principais autores que tem fundamentado os Ciclos de Aprendizagem, em países europeus e no Brasil. De acordo com este autor, essa forma de organizar a escolaridade é uma alternativa para enfrentar o fracasso escolar que garantiria a aprendizagem dos alunos, por meio da progressão das suas aprendizagens. A implantação de Ciclos de Aprendizagem em uma rede de ensino, vai exigir mudanças que pressupõem mudanças na organização e gestão da escola, definição clara de objetivos de ensino para professores e alunos, o emprego de dispositivos da pedagogia diferenciada, da avaliação formativa e o trabalho coletivo de professores dentre outras. Considerando as mudanças no trabalho coletivo de professores uma mudança plausível, coerente com o pensamento do autor, seria 
A) levar os professores a gerir um ciclo de maneira solidária, mediante um trabalho de equipe, se possível, no interior de um projeto da escola. 
B) implantar em larga escala um projeto para ser executado em uma escola sem séries mediante um trabalho de equipe. 
C) difundir um modelo completo já testado em uma experiência piloto, que se possível, permita o professor atuar de forma solidária. 
D) decretar definitivamente o fim do curso por programas seriados e determinar a atuação coletiva como prioritária. 
E) considerar as possibilidades reais dos professores, se possível, aceitando que há quem tenha dificuldades em trabalhar em conjunto.

Questão 09 - CETRO 2013 - Ao tratar da competência docente de conceber e fazer evoluir os dispositivos de diferenciação pedagógica, Philippe Perrenoud afirma que 
A) é possível a adoção pelo professor do método pedagógico lancasteriano, instrumentalizador desta competência. 
B) a diferenciação deve colocar os alunos em situação ótima de aprendizagem, mas priorizando aqueles que mais têm a aprender. 
C) para ser atingida, o docente deve ter em mente a necessidade de atender aos princípios da pedagogia frontal. 
D) se faz necessário formar turmas com alunos de mesma faixa etária por apresentarem zona de desenvolvimento proximal similar. 
E) o atendimento individualizado dos alunos e em turmas reduzidas é uma condição pedagógica imprescindível.

Questão 10 - OMNI 2021 - Philippe Perrenoud é sociólogo suíço e atua na Universidade de Genebra como professor na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação. Seu livro Dez novas competências para ensinar, tornou-se uma referência para os educadores do mundo todo. O autor descreve a competência de informar e envolver os pais que retém três componentes: 
a) dirigir reuniões de resultados escolares; aplicar testes; e envolver pais os em festas e comemorações escolares. 
b) dirigir reuniões de prestação de contas da escola; fazer entrevistas; e envolver os pais em reformas da escola. 
c) dirigir reuniões de informação e debate; fazer entrevistas; e envolver os pais na elaboração e aplicação das provas bimestrais. 
d) dirigir reuniões de informação e debate; fazer entrevistas; e envolver os pais na construção dos saberes.

Questão 11 - FCC 2012 - Na atualidade, um dos assuntos mais discutidos no mundo da educação são as COMPETÊNCIAS. Para Philippe Perrenoud, sociólogo suíço, especialista em práticas pedagógicas e instituições de ensino, COMPETÊNCIA em educação é 
A) o currículo que defende o agrupamento de assuntos para serem memorizados e uma sequência de exercícios a serem praticados até serem dominados pelos alunos. 
B) o referencial de conteúdos curriculares que os alunos precisam aprender para se assumirem como cidadãos capazes de desenvolver e expressar opiniões, analisar e julgar comportamentos e fatos do cotidiano. 
C) a faculdade de mobilizar simultaneamente um conjunto de recursos cognitivos − como saberes, habilidades e informações − para se posicionar com clareza e solucionar com pertinência e eficácia variadas situações de aprendizagem. 
D) a capacidade indispensável da escola de constituir-se em um lugar no qual as gerações transmitam umas às outras o acervo dos conhecimentos historicamente construídos.

Questão 12 - FUNDATEC 2019 - Phillipe Perrenoud salienta que organizar e fazer evoluir, no âmbito da escola, a participação dos alunos é uma forma de: 
A) Centralização das práticas pedagógicas na figura do professor. 
B) Educação para a cidadania, na prática. 
C) Dirigismo escolar através do planejamento acadêmico. 
D) Inserção de trabalho em ciclos de aprendizagem. 
E) Administração dos recursos da escola.

Questão 13 - FUNDATEC 2019 - Philippe Perrenoud, em seu livro “10 Novas Competências para Ensinar” (2000), apresenta várias situações sobre o direcionamento da aprendizagem. Uma das perspectivas citadas são as observações e balanços periódicos em relação aos alunos. Nesse sentido, quais as funções dessas observações e balanços na evolução do discente? 
A) São fundamentais para que o aluno possa ter noção do ano em que se encontra. 
B) São necessárias devido à necessidade de suscitar uma anamnese bem elaborada, contando com toda trajetória do aluno. 
C) São fundamentais para decisões de aprovação ou de orientação necessárias e contribuem para estratégias de ensino-aprendizagem em um grau ou um ciclo. 
D) São fundamentais para que o processo de ensino-aprendizagem tenha envolvimento dos alunos, pais, professores e equipes diretivas. 
E) São exclusivamente para que não haja falha no processo de ensinagem.

Questão 14 - FUNIVERSA 2010 - De acordo com Philippe Perrenoud, as competências não dão as costas para os saberes, mas não se pode pretender desenvolvê-las sem se dedicar o tempo necessário para colocá-las em prática. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta. 
(A) Para desenvolver competências, é preciso, antes de tudo, trabalhar por problemas e por projetos, propor tarefas complexas e desafios que incitem os alunos a mobilizar seus conhecimentos e, em certa medida, completá-los. 
(B) Os professores devem pensar que, para fazer um curso por competências, não é mais preciso encaixar e regular situações de aprendizagem, pois os princípios pedagógicos construtivistas não condizem com o trabalho por competências. 
(C) Para gerar aprendizagens fundamentais e significativas, os professores desenvolverão competências específicas, independentemente de se perceberem como organizadores de situações didáticas e de atividades que têm sentido para os alunos. 
(D) Para que um sistema mude, basta a reformulação de seus programas em termos de desenvolvimento de competências; isso independe do abandono das disciplinas e da implantação dos ciclos de aprendizagem plurianuais. 
(E) Para os adeptos da visão construtivista e interativa da aprendizagem, trabalhar no desenvolvimento de competências é uma ruptura do processo de construção da aprendizagem.

Questão 15 - FUNIVERSA 2010 - Com relação ao entendimento de Philippe Perrenoud acerca do conceito de competência, assinale a alternativa incorreta. 
A) Faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos, tais como saberes, capacidades e informações, para solucionar, com pertinência e eficácia, uma série de situações. 
B) Saber orientar-se em um lugar desconhecido mobiliza as capacidades de ler um mapa, localizar-se, pedir informações ou conselhos, assim como os seguintes saberes: ter noção de escala, elementos da topografia ou referências geográficas. Uma pessoa que consegue realizar essa ação é competente. 
C) As competências estão ligadas a contextos culturais, profissionais e condições sociais. 
D) Quando um profissional de saúde consegue identificar patologias e sintomas, terapias, riscos, remédios, serviços médicos e farmacêuticos e aplicá-los para curar uma pessoa doente, ele mobiliza as capacidades de observar sinais fisiológicos, medir a temperatura, administrar um medicamento; por isso, pode ser considerado um profissional competente. 
E) As competências profissionais desenvolvem-se exclusivamente na escola.

Questão 16 - Aeronáutica 2019 - Philippe Perrenoud (2000) destaca dez competências profissionais para se ensinar. Uma dessas competências é administrar a própria formação continuada. No tocante à competência de administrar a educação continuada, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir. 
( ) Promover crescimento pessoal e profissional. 
( ) Organizar processos permanentes de aperfeiçoamento profissional. 
( ) Planejar aprendizagens de novas metodologias para a elaboração de aulas mais significativas. 
( ) Conceber e fazer evoluir os dispositivos de exclusão, administrando a heterogeneidade na sala de aula. 
A sequência correta é 
A) (F); (F); (V); (V). 
B) (F); (V); (F); (V). 
C) (V); (F); (F); (F). 
D) (V); (V); (V); (F).

Questão 17 - Marinha 2019 - Segundo Perrenoud (2002), o professor-educador deve assumir a responsabilidade ética de ser um agente de mudanças em seu ambiente de trabalho, transformando-se em multiplicador de novas ideias. Assinale a opção que apresenta duas propostas metodológicas que o professor-educador pode utilizar para o desenvolvimento de competências em seus alunos, reconhecidas como Novas Tecnologias. 
A) Projeto e Oficina Criativa. 
B) Apresentação e Plano em Ação. 
C) Elaboração e Ideias em Ação. 
D) Mobilização e Oficina Criativa. 
E) Projeto e Construção em Forma.

Questão 18 - Marinha 2018 - Para Perrenoud (2002), a formação dos professores é, sem dúvida, uma das que menos levam em conta as observações empíricas metódicas sobre as práticas e sobre o trabalho real dos professores no dia a dia, em sua diversidade e ambiente atuais. Segundo esse autor, parece indispensável criar em cada sistema educacional um “observatório" das práticas e das profissões do ensino, cuja missão seria
A) facilitar a confecção de um sistema de arquivamento dos principais métodos e técnicas de ensino utilizados, para evitar que sejam repetidos.
B) proporcionar aos novos professores que ingressam em uma instituição de ensino um rico material de práticas didáticas que podem ser aproveitadas sem necessidade de testá-las em aula.
C) oferecer uma imagem realista dos problemas que os professores precisam resolver todos os dias, dos dilemas que enfrentam, das decisões que tomam e dos gestos profissionais que realizam.
D) propiciar a elaboração de modelos de ensino capazes de resolver os problemas que ocorrem todos os dias, para facilitar as decisões mais importantes.
E) colaborar para a padronização dos gestos profissionais e para a utilização de métodos e técnicas de ensino de uso geral e facilitar a escolha de soluções para os problemas mais corriqueiros.

Questão 19 - Aeronáutica 2017 - De acordo com Perrenoud (2001), o conceito de competência como capacidade de mobilizar diversos recursos cognitivos para enfrentar um tipo de situação está relacionado 
a) à avaliação formal dos saberes, por meio de situações didáticas simuladas a serem enfrentadas. 
b) à focalização central nos saberes da experiência e não no reconhecimento do saber presente na ação espontânea. 
c) ao exercício de desarticulação de saberes para descobrir onde estão os erros, servindo como instrumento de pensamento crítico. 
d) ao exercício de operações mentais complexas subtendidas por esquemas de pensamento que permitem determinar e realizar uma ação.

Questão 20 - Marinha 2009 - "... toda prática de avaliação contínua que pretenda contribuir para melhorar as aprendizagens em curso, qualquer que seja o quadro e a extensão concreta da diferenciação do ensino"(Perrenoud, 1999, p.78), é considerada como 
A) descritiva.
B) experimental. 
C) normativa. 
D) prescritiva. 
E) formativa.

Questão 21 - Marinha 2009 - Segundo Perrenoud (2000), para cada domínio de competência de referência, há competências mais específicas a trabalhar. Uma das competências de referência é
A) envolver os alunos em sua aprendizagem e em seu trabalho. . 
B) administrar crises ou conflitos pessoais. 
C) dirigir reuniões de informação e de debate. 
D) trabalhar a partir das representações dos alunos. 
E) acolher a formação dos colegas e participar delas.

Questão 22 - AMEOSC 2019 - O autor Philippe Perrenoud apresenta, em sua obra, dez novas competências profissionais para ensinar visando à prática reflexiva e o combate ao fracasso escolar. Assinale a alternativa que não apresenta uma dessas competências: 
A) Liderar a comunidade escolar em busca do diagnóstico educacional. 
B) Administrar sua própria formação contínua. 
C) Conceber e fazer evoluir os dispositivos de diferenciação. 
D) Administrar a progressão das aprendizagens.

Questão 23 - RBO 2010 - Phillipe Perrenoud propõe dez competências julgadas prioritárias para o professor atual. Qual das competências abaixo não é apontada pelo pensador: 
a) envolver os alunos em suas aprendizagens e em seu trabalho; 
b) trabalhar em equipe; 
c) avaliar os alunos através de instrumentos objetivos e padronizados; 
d) informar e envolver os pais;

Questão 24 - FUMARC 2013 - Para Perrenoud, “a razão de ser da escola é fazer aprender, todo o resto é apenas meio”. Segundo esse autor, são condições essenciais para o aprendizado, EXCETO: 
A) Situação favorável do ponto de vista econômico e recursos materiais. 
B) Situação que solicite o sujeito em sua zona próxima de aprendizagem. 
C) Situação que não ameace a identidade, a segurança e a solidariedade dos que aprendem. 
D) Situação mobilizadora, que tenha sentido e que provoque uma atividade na qual o aprendiz se envolva pessoal e duradouramente.

Questão 25 - FUMARC 2013 - Qual a definição de ciclo de aprendizagem adotada por Philippe Perrenoud em seu livro Os ciclos de aprendizagem: um caminho para combater o fracasso escolar? 
A) Ciclo de estudos no qual não há mais reprovação. 
B) Sequência de séries ou níveis anuais formando um todo. 
C) Supressão ou limitação drástica da reprovação dentro de um ciclo de estudos, cuja estrutura permanece inalterada. 
D) Quadro integrador e ponto de apoio a uma evolução do ofício de professor, dos programas e das formações escolares, da avaliação e da luta contra a desigualdade.

Questão 26 - FUNDATEC 2019 - As dez novas competências para ensinar foram elaboradas por qual pensador contemporâneo? 
A) Paulo Freire. 
B) Edgar Morin. 
C) Jean Piaget. 
D) Philippe Perrenoud. 
E) Lev Vygotsky.

GABARITO
01 - A
02 - A
03 - B 
04 - C
05 - C
06 - D
07 - C
08 - A
09 - B
10 - D
11 - C
12 - B
13 - C
14 - A
15 - E
16 - D
17 - A
18 - C
19 - D
20  - E
21 - A
22 - A
23 - C
24 - A
25 - A
26 - D

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