PESQUISAR ESTE BLOG

terça-feira, 6 de setembro de 2022

Exercícios de Pedagogia sobre Pedro Demo - com gabarito

Questão 01 - EsFCEx 2020 - Pedro Demo dedica seu livro Educar pela pesquisa à fundamentação da importância da pesquisa como traço distintivo da educação formal. Segundo ele, para que emerja a propriedade educativa própria dos processos escolares e acadêmicos é preciso que haja um “processo de construção do sujeito histórico, que se funda na competência advinda do conhecimento inovador, mas implica, na mesma matriz, a ética da intervenção histórica”. Tal processo seria distintivo da pesquisa e promovido por meio dela na prática educacional. A ele o autor denomina 
(A) formação política. 
(B) competitividade cidadã. 
(C) socialização de conhecimento. 
(D) questionamento reconstrutivo. 
(E) desenvolvimento cognitivo.

Questão 02 - FEPESE 2018 - Pedro Demo (1998) defende a pesquisa como princípio científico e educativo apregoando que a mesma não deve mais ser considerada algo distante, própria das práticas acadêmicas, mas incorporada aos processos de ensino e de aprendizagem. Em relação à pesquisa como um princípio educativo, é correto afirmar: 
1. Nessa vertente defende-se que a pesquisa deve estender-se desde o início da educação básica até quanto dure a escolarização, postulando que assim a prática da pesquisa se constituirá como uma postura intelectual do sujeito durante toda a sua vida. 
2. Esta tendência representa um sistema orgânico e funcional, por meio do qual ocorre a modelagem do comportamento humano através do emprego de técnicas e recursos metodológicos específicos. 
3. Essa postura intelectual está intrinsecamente ligada ao processo de emancipação do aluno, pois o elege como sujeito da sua história de aprendizagem e de apreensão do mundo. 
4. A pesquisa como princípio educativo compreende a prática pedagógica voltada para a aplicação sistemática de princípios científicos comportamentais, cabendo ao aluno executar o sistema instrucional previsto. 
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas. 
A) É correta apenas a afirmativa 1. 
B) São corretas apenas as afirmativas 1 e 3. 
C) São corretas apenas as afirmativas 1 e 4. 
D) São corretas apenas as afirmativas 2 e 4. 
E) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.

Questão 03 - CEPERJ 2013 - Em “Saber Pensar”, Pedro Demo destaca que a lógica formal e a dialética são instrumentos de captação da realidade. Sobre a lógica formal, é correto afirmar: 
A) Que aponta para a mudança permanente como invariante. 
B) É mais adequada às realidades estáticas. 
C) É mais adequada às realidades em permanente mudança. 
D) Se constitui como lógica na relação com a dialética. 
E) É a própria realidade de forma consensual.

Questão 04 - CEPERJ 2013 - Pedro Demo aponta, “em Saber Pensar”, que estudar para a prova é o que há de menos importante na sala de aula, porque retrata artificialidade total perante as situações concretas da vida. Para o autor, estudar significa: 
A) Dedicar-se à atividade sistemática de estilo reconstrutivo, com base em constante elaboração própria, e ler autores para se tornar autor. 
B) Absorver principalmente a produção intelectual sistematizada pelos autores, em especial os conteúdos trabalhados pelos professores. 
C) Prestar bastante atenção à aula e aprender a trabalhar em grupo. 
D) Dedicar-se à descoberta do objeto do conhecimento, não tendo preocupação com a leitura do conhecimento sistematizado. 
E) Ler exaustivamente o conteúdo dos livros, de forma a deixar flutuar o que é principal e aí tomar nota e fazer a prova.

Questão 05 - CEPERJ 2013 - Pedro Demo, referindo-se à aprendizagem, afirma usar o conceito de “reconstrução”, indicando que aprendemos do que já tínhamos aprendido, conhecemos a partir do que já sabíamos. A mente humana não armazena propriamente dados e informações, mas os reprocessa, reconstrói e redimensiona. Com base no autor, a aprendizagem representa algo naturalmente: 
A) repetitivo 
B) repetitivo e linear 
C) progressivo e linear 
D) progressivamente repetitivo 
E) criativo e crítico

Questão 06 - COSEAC 2016 - O sociólogo Pedro Demo critica severamente os cursos de formação de Pedagogia. Dentre outras observações, diz que a Pedagogia fala de inovação e de necessidade de transformação, mas não sabe aplicá-la a si mesma. Para o autor, a pior consequência dessa situação é que, enquanto a Pedagogia fala de transformação mas nunca a faz, o mercado não fala, faz; tornando a educação: 
(A) refém do sistema econômico. 
(B) independente intelectualmente. 
(C) moralmente autônoma. 
(D) subordinada ao Governo Federal. 
(E) carente de liderança política.

Questão 07 - COSEAC 2017 - Em uma aula tradicional, reprodutiva, o professor ensina e o aluno aprende, cada um no seu lugar. Pedro Demo diz que se deve trabalhar não apenas a abordagem instrucionista do conhecimento e da aprendizagem, mas ir mais além, extrapolando a fronteira do que é ensinado e buscando, de forma proativa, uma maior riqueza na abordagem de fenômenos que necessitam gerar conhecimento e aprendizagem que vão além das fronteiras das disciplinas. O autor sugere que o ideal seria adotar uma postura não linear e complexa para a aprendizagem. Nesse sentido: 
(A) as abordagens educacionais biológicas e sociológicas são fundamentais. 
(B) a ideia de pensamento complexo e de transdisciplinaridade são inseparáveis. 
(C) o pensamento é visto como algo a ser conquistado com o intelecto. 
(D) o conhecimento deve ser abordado de maneira holística e sistemática. 
(E) os fundamentos educacionais são perenes e não transmutáveis.

GABARITO
01 - D
02 - B
03 - B
04 - A
05 - E
06 - A
07 - B

Nenhum comentário: