PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 8 de setembro de 2022

Exercícios de Pedagogia sobre José Carlos Libâneo - com gabarito

Questão 01 - FCM 2018 - Em sua obra Didática (1992), José Carlos Libâneo explicita que a apropriação do conhecimento universal, produzido durante milênios de história pelo estudante, é o objetivo máximo das instituições escolares. Entretanto, Libâneo aponta que essa apropriação não deve ser acrítica, mas o conhecimento deve ser submetido “ao crivo de seus determinantes sociais para recuperar seu núcleo de objetividade...” e, ainda, afirma que, em “outras palavras, para tornar efetivo o processo educativo, é preciso dar-lhe uma orientação, as finalidades e os meios para sua realização, conforme opções que se faça, quanto ao tipo de educação que se pretende e ao tipo de sociedade a que se aspira” 
(LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1992). 
O docente que estabeleça sua prática com base na dimensão crítico-social dos conteúdos aplica 
a) padrões de tratamento da informação: exposição, aplicação, correção, avaliação e revisão do processo. 
b) técnicas de compreensão: leitura, interpretação, memorização e transposição para novos contextos. 
c) procedimentos de categorização: simples para complexo, específico para geral, individual para coletivo. 
d) atividades para desenvolver o livre pensamento: criação, prototipagem, testagem e aprimoramento. 
e) métodos próprios da ciência: observação, identificação, comparação, estabelecimento de relações e conclusão.

Questão 02 - FAURGS 2022 - Considerando o pensamento de Libâneo (1992), relacione a segunda coluna de acordo com a a primeira, associando os dois grupos de tendências pedagógicas às correntes pedagógicas correspondentes. 
(1) De cunho liberal 
(2) De cunho progressista 
( ) Pedagogia tradicional 
( ) Pedagogia libertadora 
( ) Pedagogia renovada e tecnicista 
( ) Pedagogia crítico-social dos conteúdos 
A sequência correta de preenchimento dos parênteses da segunda coluna, de cima para baixo, é 
A) 1 – 1 – 2 – 2. 
B) 2 – 1 – 2 – 1. 
C) 1 – 2 – 1 – 2. 
D) 1 – 2 – 2 – 1. 
E) 2 – 1 – 1 – 2.

Questão 03 - VUNESP 2020 - Para Libâneo (1985), os enfoques sobre o papel da didática na atividade escolar variam de acordo com as tendências pedagógicas. Uma dessas tendências refere-se à didática assentada na transmissão cultural, concebendo o aluno como um ser receptivo/passivo, atribuindo um caráter dogmático aos conteúdos e métodos da educação. Assinale a alternativa correta da tendência pedagógica descrita. 
A) Escolanovista. 
B) Tradicional. 
C) Sociopolítico. 
D) Renovado-tecnicista. 
E) Técnico-crítico.

Questão 04 - IF-PA 2015 - A avaliação escolar, para Libâneo (1992) é uma tarefa didática necessária e permanente do trabalho docente e oportuniza o acompanhamento dos resultados de aprendizagem obtidos no decorrer do trabalho conjunto de professores e estudantes. Nessa perspectiva, a avaliação cumpre as seguintes funções: 
A) Pedagógico-didática, diagnóstica e de controle. 
B) Pedagógica-didática. 
C) Diagnóstica 
D) De controle.
 E) Nenhuma alternativa está correta.

Questão 05 - IFB 2016 - Para Libâneo (2013), são equívocos da prática escolar em relação aos objetivos, funções e papel da avaliação na melhoria das atividades escolares e educativas, EXCETO: 
A) Tomar a avaliação unicamente como ato de aplicar provas, atribuir notas e classificar os alunos 
B) Rejeitar as medidas quantitativas de aprendizagem em favor de dados qualitativos. 
C) Considerar as provas como prejudiciais ao desenvolvimento autônomo das potencialidades e da criatividade dos alunos, levando à ansiedade e à inibição. 
D) Considerar a relação mútua entre os aspectos quantitativos e qualitativos da avaliação. 
E) Utilizar a avaliação como recompensa aos bons alunos e punição para os desinteressados ou indisciplinados.

Questão 06 - FCM 2018 - De acordo com José Carlos Libâneo, no livro Didática (1992), “muitas pessoas acreditam que o desempenho satisfatório do professor na sala de aula depende de vocação natural ou somente da experiência prática, descartando-se a teoria” (LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1992). Contudo, ainda segundo o autor (idem), embora muitos profissionais manifestem especial tendência e gosto pela prática do magistério, o adequado processo de formação profissional para a docência requer, para além disso, 
a) um esforço de desvinculação entre os princípios didáticos e os propósitos sociais e políticos, respeitando o caráter isento e os objetivos e finalidades técnicos e normativos das teorias de ensino. 
b) grande cautela para que não se misturem, ao longo do processo formativo, os aspectos técnico-científicos e os aspectos pedagógicos que, para que sejam efetivamente compreendidos, devem ser considerados isoladamente. 
c) uma formação teórico-prática consistente, na qual teoria e prática se interpenetram a todo momento: a teoria, estando vinculada aos problemas denunciados pela experiência prática. A prática, por sua vez, sendo orientada pela teoria. 
d) que se priorize a formação técnico-prática que engloba os saberes advindos do campo da Didática e das metodologias de ensino, em detrimento da formação técnico-científica, que concentra os saberes específicos das disciplinas nas quais o profissional está se especializando. 
e) que se concentre no aspecto teórico da formação didática, uma vez que esta se encontra vinculada a conhecimentos advindos de campos como Filosofia, Sociologia e Psicologia e, por isso, pressupõe um domínio prévio dos conteúdos para que a qualidade da prática seja garantida.

Questão 07 - UFMT 2021 - Para Libâneo, “a Didática se caracteriza como mediação entre as bases teórico-científicas da educação escolar e a prática docente. Ela opera como que uma ponte entre o ‘o quê’ e o ‘como’ do processo pedagógico escolar”. (L. C. LIBÂNEO. Didática. São Paulo: Cortez, 2006) Sobre a temática, assinale a afirmativa INCORRETA. 
A) Os métodos de ensino são conjuntos de procedimentos pelos quais se organizam as atividades de ensino e as ações dos estudantes para atingir objetivos do trabalho pedagógico em relação a conteúdos específicos. São características dos métodos de ensino: neutralidade, objetividade, diretividade, imparcialidade e unilateralidade. 
B) A Didática tem como objeto o processo de ensino que, tomado em seu conjunto, compreende: os conteúdos dos programas e dos livros didáticos, os métodos e formas organizativas do ensino, as atividades do docente e dos estudantes, e as diretrizes que regulam e orientam esse processo. 
C) Na escola, um conteúdo de ensino não é uma matéria em si, mas uma matéria de ensino, pois é escolhida e preparada pedagógica e didaticamente para ser ensinada aos estudantes. A matéria de ensino é o elemento de referência para o estabelecimento dos objetivos específicos que, por sua vez, conduzem a articulação de conteúdos e métodos. 
D) São requisitos para o planejamento escolar: os objetivos e as tarefas da escola democrática; as exigências dos planos e programas oficiais; as condições preexistentes dos estudantes para a aprendizagem; os princípios e as condições para a aprendizagem dos conteúdos.

Questão 08 - Quadrix 2018 - Segundo Libâneo, há professores interessados em um trabalho docente mais consequente, professores capazes de perceber o sentido mais amplo de sua prática e de explicitar suas convicções. Nesse contexto, é correto afirmar que, na tendência 
A) liberal tradicional, a escola funciona como modeladora do comportamento humano por meio de técnicas específicas, sendo que à educação escolar compete organizar o processo de aquisição de habilidades, atitudes e conhecimentos específicos, úteis e necessários para que os indivíduos se integrem na máquina do sistema social global. 
B) liberal renovada progressivista, a escola tem por finalidade a formação de atitudes, razão pela qual deve estar mais preocupada com problemas psicológicos que com problemas pedagógicos ou sociais. Todo esforço está em estabelecer um clima favorável a uma mudança no indivíduo, isto é, a uma adequação pessoal às solicitações do ambiente. 
C) progressista libertadora, a escola exerce uma transformação na personalidade dos alunos em um sentido libertário e autogestionário. A ideia básica é introduzir modificações institucionais a partir dos níveis subalternos, que, em seguida, vão "contaminando" todo o sistema. 
D) progressista libertária, a escola tem por marca uma atuação não formal, em que a educação é uma atividade na qual professores e alunos, mediatizados pela realidade que apreendem e da qual extraem o conteúdo de aprendizagem, atingem um nível de consciência dessa mesma realidade, a fim de nela atuarem, em um sentido de transformação social. 
E) progressista "crítico-social dos conteúdos", a escola adota a tarefa primordial de difundir conteúdos vivos, concretos e, portanto, indissociáveis das realidades sociais, podendo contribuir para eliminar a seletividade social e torná-la democrática.

Questão 09 - PS Concursos 2021 - Segundo Libâneo, a tendência ___________ é um método centrado no aluno. A escola tem papel de formadora de atitudes, preocupando-se mais com a parte psicológica do que com a social ou pedagógica. Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE a lacuna do trecho acima: 
A) Renovadora não diretiva 
B) Renovadora progressiva 
C) Libertadora 
D) Libertária 
E) Crítico social dos conteúdos.

Questão 10 - FUNDATEC 2019 - Segundo Libâneo (2011), “Ao contrário, pois, do que alguns pensam, existe lugar para a escola na sociedade tecnológica e da informação, porque ela tem um papel que nenhuma outra instância cumpre”. Com essa visão, Libâneo afirma que a escola necessita: 
A) Acreditar que esse é o local onde o aluno busca o maior contingente de informação. 
B) Priorizar ao aluno o domínio da linguagem, tendo como objetivo maior a busca da informação. 
C) Ter consciência de que o valor da aprendizagem escolar está, justamente, no trabalho que privilegia o desenvolvimento cognitivo do aluno. 
D) Continuar conduzindo o currículo por meio da exposição oral, amparado pelas diferentes formas de informações, em especial, as contidas no livro didático. 
E) Deixar de ser meramente uma transmissora de informação para ser um lugar de análise crítica e produção de informação.

Questão 11 - Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ 2016 - José Carlos Libâneo, em seu livro Didática, declara: 
(...) A ação de planejar, portanto, não se reduz ao simples preenchimento de formulários para controle administrativo; é, antes, a atividade consciente de previsão das ações docentes (...) 
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1990. Pág.222 
Nesse trecho, o autor destaca uma das características do planejamento pedagógico, que é: 
Alternativas 
A) a flexibilidade 
B) a contextualidade 
C) a intencionalidade 
D) o rigor administrativo

Questão 12 - IF-ES 2019 - De acordo com Libâneo (2013, p. 13), “a ciência que investiga a teoria e a prática da educação, nos seus vínculos com a prática social global” é a: 
a) Didática 
b) Sociologia 
c) Pedagogia 
d) Filosofia 
e) Psicologia

Questão 13 - IF-ES 2019 - De acordo com Libâneo (2013, p.25), “(...) é o principal ramo de estudos da Pedagogia. Investiga os fundamentos, condições e modos de realização da instrução e do ensino. Cabe converter objetivos sócio-políticos e pedagógicos em objetivos de ensino, selecionar conteúdos e métodos em função desses objetivos, estabelecer os vínculos entre ensino e aprendizagem, tendo em vista o desenvolvimento das capacidades mentais dos alunos”. 
Complete CORRETAMENTE a lacuna: 
a) educação escolar 
b) instrução 
c) prática educativa 
d) didática 
e) avaliação

Questão 14 - Aeronáutica 2015 - “O ser humano precisa manejar o conhecimento. Espera-se, por isso, que a criança aprenda de fato na escola, ou seja, construa formação básica capaz de saber pensar para melhor intervir. A qualidade política diz respeito aos fins e valores sociais do conhecimento, isto é, ao objetivo ético de intervir na realidade visando ao bem comum.” (Demo, 1988 apud Libâneo, 2004.) Segundo o professor Libâneo, qualidade total do ensino diz respeito à qualidade cognitiva e operativa dos processos de aprendizagem numa escola que inclua todos. Acerca desses dois aspectos, relacione-os com as características dadas a seguir. 
(1) Aspectos cognitivos 
(2) Aspectos operativos 
( ) implica o crescimento de atitudes e hábitos morais. 
( ) trata do desenvolvimento das habilidades e procedimentos. 
( ) verifica a capacidade de aplicação dos conceitos aprendidos na vida prática. 
( ) preocupa-se com a formação das competências do pensamento, o “como” os conteúdos estão sendo ensinados. 
A sequência está correta em 
a) 1 - 2 - 1 - 2 
b) 2-2-1 - 1 
c) 1 - 1 - 2 - 2 
d) 2-1 - 1 - 2

Questão 15 - Aeronáutica 2015 - De acordo com Libâneo (2004, p. 30), existem minimamente duas formas de ver a gestão centrada na escola: na perspectiva do ideário neoliberal e na perspectiva sócio-crítica. Considerando essas perspectivas, relacione-as com as afirmativas citadas a seguir. 
(1) Ideário neoliberal 
(2) Sócio-crítico 
( ) nesta perspectiva, a gestão está sob o princípio de valorização do profissional, de seu interesse (autonomia e participação) sem, com isso, liberar o Estado de suas responsabilidades. 
( ) a escola é centro das políticas liberando boa parte das responsabilidades do Estado. Fica às comunidades e às escolas a iniciativa de planejar, organizar e avaliar os serviços educacionais. 
( ) a escola é vista como espaço educativo, uma comunidade de aprendizagem construída por seus atores. A gestão e a organização da escola são entendidas como práticas educativas e passam valores, atitudes, modos de agir, influenciando as aprendizagens de professores e alunos. A sequência está correta em 
a) 1 - 2 - 1 
b) 2 -1 -1 
c) 2 - 1 - 2 
d) 1 -2-2

Questão 16 - Aeronáutica 2015 - Segundo Libâneo (2002), a preparação das crianças e jovens para a participação na vida social é o objetivo mais imediato da escola pública. Esse objetivo é atingido pela instrução e ensino, tarefas que se caracterizam no trabalho do professor. Para o autor, a escolarização é um dos requisitos fundamentais para o processo de democratização da sociedade. Acerca do papel da escola como atividade mediadora para a democratização, assinale a afirmativa incorreta. 
a) A escola e os professores, ao realizarem suas tarefas básicas, estão cumprindo responsabilidades sociais e políticas ao possibilitarem aos alunos o domínio dos conhecimentos culturais e científicos; a educação escolar socializa o saber sistematizado e desenvolve capacidades cognitivas e operativas para a atuação no trabalho e nas lutas sociais pela conquista dos direitos de cidadania. 
b) A escolarização proporciona um instrumento crítico da realidade através do estudo das matérias escolares, do domínio de métodos pelos quais desenvolvem suas capacidades cognoscitivas e formam habilidades para elaborar; independentemente dos conhecimentos, os alunos podem expressar de forma elaborada os conhecimentos que correspondem aos interesses majoritários da sociedade e inserir-se ativamente nas lutas sociais. 
c) A instrução proporciona domínio dos conhecimentos sistematizados e promove desenvolvimento das capacidades intelectuais dos alunos. O ensino, por sua vez, corresponde às ações indispensáveis para a realização da instrução; é a atividade conjunta do professor e dos alunos na qual transcorre o processo de transmissão e assimilação ativa de conhecimentos, habilidades e hábitos, tendo em vista a instrução e a educação. 
d) A escola pública deve ser unitária. O ensino básico é um direito fundamental de todos os brasileiros e um dever do Estado para com a sociedade, cabendo-lhe a responsabilidade de assegurar a escolarização da população, devendo, ainda, assegurar uma base comum de conhecimentos expressos num plano de estudos básicos de âmbito nacional, garantindo um padrão de qualidade para toda a população. A base comum, garantida num plano nacional de educação escolar, deve dar ao aluno o pleno domínio dos conhecimentos sistematizados, pois asseguram uma compreensão mais ampla e maior do que os conhecimentos regionais e locais de forma a inseri-los nas conquistas pelos seus direitos de cidadania.

Questão 17 - Aeronáutica 2015 - Segundo Libâneo (2004, p. 120), o estudo da escola como organização de trabalho não é novo; há toda uma pesquisa sobre administração escolar que remonta aos pioneiros da Educação Nova, nos anos 30, do século anterior. Com base nos estudos existentes no Brasil sobre a organização e gestão escolar e nas experiências levadas a efeito nos últimos anos, é possível apresentar, de forma diferenciada, três das concepções de organização e gestão. Relacione-as com as características citadas a seguir. (Os números serão utilizados mais de uma vez). 
(1) Técnico-científica 
(2) Autogestionária 
(3) Democrático-participativa 
( ) comunicação linear baseada em normas e regras. 
( ) ênfase nas inter-relações mais do que nas tarefas. 
( ) a gestão é participativa mas espera-se, também, a gestão da participação. 
( ) prescrição detalhada de funções, acentuando-se a divisão técnica do trabalho escolar. 
( ) decisões coletivas, eliminação de todas as formas de exercício de autoridade e poder. 
( ) definição explícita de objetos sociopolíticos e pedagógicos da escola pela equipe escolar. 
( ) ênfase na auto-organização do grupo de pessoas da instituição, por meio de eleições e alternância no exercício de funções. 
( ) acompanhamento e avaliação sistemáticos com finalidade pedagógica: diagnóstico, acompanhamento dos trabalhos, reorientação dos rumos e ações, tomada de decisões. 
A sequência está correta em 
a) 1- 2 - 3 -1 - 2 - 3 -2-3 
b) 2 -2 - 3 - 3 - 1- 3 -2-1 
c) 3 -1 - 1- 2 - 3 - 2 -1-1 
d) 2 -3 - 1- 2 - 1- 1 -3-2

Questão 18 - IBADE 2020 - Para Libâneo, os objetivos educacionais são uma exigência indispensável para o trabalho docente, requerendo um posicionamento ativo do professor em sua explicitação, seja no planejamento escolar, seja no desenvolvimento das aulas. O autor classifica os objetivos em três níveis de abrangência. Assinale a alternativa correta que corresponda aos três níveis de abrangência dos objetivos educacionais classificados por Libâneo. 
A) Do sistema de ensino, da escola e do professor 
B) Da escola, do aluno e da família 
C) Do sistema de ensino, da família e da escola 
D) Da escola, do professor e do aluno 
E) Da família, do sistema de ensino e do professor

Questão 19 - IBADE 2020 - “No diálogo, como método básico, a relação é horizontal; onde educador e educandos se posicionam como sujeitos do ato de conhecimento. O critério de bom relacionamento é a total identificação com o povo, sem o que a relação pedagógica perde consistência”. De acordo com Libâneo, esse entendimento de relacionamento professor-aluno, pertence a qual Tendência Pedagógica Progressista? 
A) Tecnicista 
B) Tradicional 
C) Renovada não-diretiva 
D) Libertadora 
E) Crítico-social dos conteúdos

Questão 20 - IBADE 2020 - Sobre tendências pedagógicas, suas correntes teóricas e alternativas metodológicas, afirma o autor referência no debate, Libâneo, que estas foram classificadas em Tendências Pedagógicas Liberais (Tradicional, Renovada progressivista, Renovada não-diretiva e Tecnicista) e Tendências Pedagógicas Progressistas (Libertadora, Libertária e Crítico-social dos conteúdos). Assim, de acordo com o autor, assinale a alternativa que corresponde ao entendimento que a Tendência Pedagógica Liberal Tradicional tem sobre o Papel da Escola. 
A) Espera que a escola exerça uma transformação na personalidade dos alunos num sentido libertário e autogestionário 
B) A difusão de conteúdos é a tarefa primordial. Não conteúdos abstratos, mas vivos, concretos e, portanto, indissociáveis das realidades sociais 
C) Não é próprio da pedagogia libertadora falar em ensino escolar, já que sua marca é a atuação "não-formal" 
D) Num sistema social harmônico, orgânico e funcional, a escola funciona como modeladora do comportamento humano, através de técnicas específicas 
E) A atuação da escola consiste na preparação intelectual e moral dos alunos para assumir sua posição na sociedade

GABARITO
01 - C
02 - C
03 - B
04 - A
05 - D
06 - C
07 - A
08 - E
09 - A
10 - E
11 - C
12 - C
13 - D
14 - B
15 - C
16 - D
17 - A
18 - A
19 - D
20 - E

3 comentários:

mae prendada disse...

só gratidão, este blog me salvou

mae prendada disse...

só gratidão, este blog foi a minha salvação.

mae prendada disse...

obrigada