PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 19 de setembro de 2022

Exercícios de Literatura sobre Urupês, de Monteiro Lobato - com gabarito

Questão 01 - CESMAC 2015/1 - Apesar de ser reconhecido na história da literatura como o mais importante autor de literatura infantil do Brasil, Monteiro Lobato também escreveu para o púbico adulto, sendo o seu livro mais importante Urupês, obra constituída por mais de uma dezena de contos. Sobre essa obra, é correto afirmar: 
a) seus contos tratam da vida urbana. 
b) predominam estórias com personagens infantis. 
c) todos os contos encerram um tom patriótico. 
d) os contos falam da vida rural e do interior de São Paulo. 
e) a temática indigenista é predominante.

Questão 02 - Unioeste 2021 - Com base na leitura do conto “Urupês”, de Monteiro Lobato, assinale a alternativa INCORRETA. 
a) Monteiro Lobato se insere nas tendências pré-modernistas, na acepção extrema do termo, ao produzir uma literatura renovadora, revelando as tensões que permeiam o ambiente social. 
b) “Urupês” são personagens criados por Lobato, anteriores à criação do Sitio do pica pau amarelo. 
c) No conto “Urupês” cria-se a figura do Jeca Tatu, que vive de cócoras, a modorrar. 
d) Jeca Tatu é apresentado como protótipo dos aspectos negativos do homem do campo: é doente, atrasado, analfabeto político e alienado. 
e) Em “Urupês” se lê que Jeca se utiliza da homeopatia para a cura das doenças e “o veículo usual das drogas é sempre a pinga”.

Questão 03 - UFPR 2010 - A respeito do livro Urupês (1918), de Monteiro Lobato, é correto afirmar: 
a) É nos artigos “Velha Praga” e “Urupês” que se desenvolve a caracterização do personagem Jeca Tatu, caboclo preguiçoso e soturno. Nos textos ficcionais, Jeca Tatu não é personagem e os personagens não se assemelham a ele. 
b) Vê-se no caboclo Jeca Tatu e nos demais caipiras um prenúncio das personagens infantis de Monteiro Lobato, especialmente de Emília, a Marquesa de Rabicó, que surge pela primeira vez no livro Reinações de Narizinho. 
c) O espaço dos contos é a fictícia Itaoca, exemplo de cidadezinha afastada de centros urbanos, de vida monótona, criticada pelo narrador como região atrasada e tradicionalista. Sua caracterização é detalhada especialmente no conto “Os Faroleiros”, o primeiro texto ficcional do livro. 
d) Espaço, personagens e ação estão integrados nos contos e artigos de Urupês: as descrições da natureza muitas vezes estão diretamente relacionadas com a caracterização de personagens ou com o enredo, como nos contos “Bocatorta”, “O Matapau”, “Bucólica” e “O Estigma”. 
e) A referência a escritores da literatura mundial (como Shakespeare, Maupassant e Kipling) é um recurso intertextual frequente nos contos de Urupês, denotando a ampla cultura das personagens do meio rural.

Questão 04 - UFPR 2013 - No artigo “Velha praga”, publicado em 1914, Monteiro Lobato apresenta uma imagem negativa do caipira, que é reforçada no artigo “Urupês”, que dá nome ao livro: 
“Este funesto parasita da terra é o CABOCLO, espécie de homem baldio, inadaptável à civilização, mas que vive à beira dela na penumbra das zonas fronteiriças. À medida que o progresso vem chegando com a via férrea, o italiano, o arado, a valorização da propriedade, vai ele refugindo em silêncio, com o seu cachorro, o seu pilão, a pica-pau e o isqueiro, de modo a sempre conservar-se fronteiriço, mudo e sorna. Encoscorado numa rotina de pedra, recua para não adaptar-se. [...] Acampam. 
Em três dias uma choça, que por eufemismo chamam de casa, brota da terra como um urupê. Tiram tudo do lugar, os esteios, os caibros, as ripas, os barrotes, o cipó que os liga, o barro das paredes e a palha do teto. Tão íntima é a comunhão dessas palhoças com a terra local, que dariam ideia de coisa nascida do chão por obra espontânea da natureza – se a natureza fosse capaz de criar coisas tão feias. 
Barreada a casa, pendurado o santo, está lavrada a sentença de morte daquela paragem.” 
(LOBATO, Monteiro. Urupês. Obras Completas de Monteiro Lobato. Vol. 1. São Paulo: Brasiliense, 1948.) 
A respeito da relação entre os contos e os artigos que compõem o livro, é correto afirmar: 
a) Os contos de Urupês desenvolvem ficcionalmente os temas dos artigos; as personagens centrais são agregados que exaurem a terra até o limite e depois a abandonam. É o caso, por exemplo, de “Um suplício moderno”, em que se apresenta a rotina do caboclo e de sua família. 
b) Os caipiras de “A vingança da peroba” não são agregados, mas proprietários de terras. A oposição entre as duas famílias nesse conto deixa clara a possibilidade do progresso à custa do trabalho com a terra, de maneira diferente daquela representada nos artigos. 
c) As personagens de “O comprador de fazendas” praticam a queimada e, por isso, não conseguem tornar produtivas as terras da fazenda. Esse conto desenvolve ficcionalmente o tema dos artigos, sobretudo no que diz respeito às relações entre fazendeiros e agregados. 
d) O mundo iletrado dos caipiras destoa do mundo erudito dos narradores. Serve de exemplo disso o conto “Os faroleiros”, em que, apesar da ambientação rural, aparecem referências a escritores como Shakespeare, Kipling e Ibsen. 
e) O caipira de “O engraçado arrependido” é o Jeca Tatu, personagem ignorante e analfabeto que rendeu fama a Monteiro Lobato. Ao ridicularizar o caipira, Lobato depreciava sua cultura, o que fica claro nas referências que o conto faz por meio das piadas que nele se contam.

GABARITO
01 - D
02 - B
03 - D
04 - B

Nenhum comentário: