PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 15 de setembro de 2022

Exercícios de Literatura sobre Memórias de um sargento de milícias, de Manuel Antônio de Almeida - com gabarito

Questão 01 - ITA 2021 - Acerca de Memórias de um sargento de milícias, é correto afirmar que: 
a) todas as personagens são íntegras e moralmente ilibadas. 
b) todas as personagens são íntegras, moralmente ilibadas, mas o narrador as julga como se não fossem. 
c) todas as personagens são moralmente ambíguas, mas o narrador jamais as julga por isso. 
d) a maioria das personagens, em algum momento e em alguma medida, comete alguma infração ou ato moralmente ilícito. 
e) independentemente da natureza de seus atos, as personagens nunca são julgadas pelo narrador.

Questão 02 - ITA 2021 - Em relação ao narrador de Memórias de um sargento de milícias, é possível afirmar que: 
a) é um narrador personagem que não se identifica ao leitor e não dá informações sobre as demais personagens. 
b) é um narrador personagem que apenas se identifica ao leitor. 
c) é um narrador protagonista que se identifica ao leitor para fornecer detalhes sobre as demais personagens. 
d) é um narrador que não se identifica ao leitor, mas fornece detalhes sobre as demais personagens. 
e) é um narrador personagem que jamais se identifica ao leitor.

Questão 03 - ITA 2017 - O livro Memórias de um sargento de milícias, de Manuel Antônio de Almeida, mostra como, no Brasil, os agentes do poder costumam, por vezes, confundir as esferas do público e do privado. Como afirma o narrador, no capítulo XLV: “Já naquele tempo (e dizem que é defeito nosso) o empenho, o compadresco, eram uma mola de todo o movimento social”. No enredo, isso é ilustrado pelo comportamento de Vidigal, que 
a) teve, na infância, uma educação familiar muito permissiva, que lhe afrouxou o caráter 
b) sempre foi, desde menino, resistente aos valores éticos ensinados pela escola e pela Igreja. 
c) teve expostas suas desventuras amorosas, sendo, muitas vezes, objeto da chacota coletiva. 
d) optou, por interesse, pela carreira de meirinho, respeitada e promissora na época. 
e) revelou ter um caráter não tão rígido ao ceder aos apelos de sua amante.

Questão 04 - PUC-SP 2016 - A palavra “memórias” no título do romance Memórias de um Sargento de Milícias, de Manoel Antônio de Almeida, remete 
a) às lembranças vividas pelo autor, em sua relação direta com a população da cidade do Rio de Janeiro, no final do século XIX. 
b )aos fatos narrados ao autor por um companheiro de redação, ex-militar português que vivera no Brasil os tempos descritos no romance. 
c) às situações vividas e relatadas pelo Major Vidigal, \'único personagem rigorosamente histórico do romance, conhecedor da sociedade de seu tempo. 
d) aos relatos feitos pelo sargento de milícias, das peripécias de toda sorte, em especial as amorosas, vividas por ele ao longo da narrativa.

Questão 05 - FMABC 2016 - Do romance Memórias de um Sargento de Milícias, de Manoel Antonio de Almeida, pode-se afirmar que 
a) apresenta estrutura narrativa rigorosamente de acordo com os princípios da estética romântica e cujo desfecho culmina com um final feliz. 
b) é um romance que, segundo a crítica especializada, se mostra em descompasso com as características do Romantismo brasileiro, por, entre outras coisas, sua linguagem e concepção dos personagens. 
c) é uma obra marcadamente de tendências realistas e naturalistas dado o seu caráter de análise do comportamento das camadas populares da sociedade. 
d) é uma obra de transição entre o Romantismo e o Realismo e, sob nenhum aspecto, pode ser vista como precursora dos procedimentos modernistas.

Questão 06 - ITA 2013 - As personagens desta obra, que anunciam um movimento literário posterior, são quase caricaturas de tipos do estrato socioeconômico médio da sociedade da época – o mestre de rezas, a cigana, o barbeiro, dentre outras. Elas agem conforme as necessidades de sobrevivência, sem moralismos ou escrúpulos. As personagens, de certa forma, representam aspectos da cultura brasileira, entre os quais se destaca o “jeitinho brasileiro”. Trata-se de: 
a) O cortiço, de Aluísio Azevedo. 
b) O Ateneu, de Raul Pompéia. 
c) Macunaíma, de Mário de Andrade. 
d) Memórias de um Sargento de Milícias, de Manuel Antônio de Almeida. 
e) Memórias sentimentais de João Miramar, de Oswald de Andrade.

Questão 07 - FUVEST 2008 - Apesar de viver “um pouco ao sabor da sorte”, “sem plano nem reflexão”, “movido pelas circunstâncias”, como uma espécie de “títere” (expressões de Antonio Candido), o protagonista das Memórias de um sargento de milícias, Leonardo (filho), como outras personagens do romance, mostra-se bastante determinado quando se trata de 
a) estabelecer estratégias para ascender na escala social. 
b) assumir rixas, tirar desforras e executar vinganças. 
c) demonstrar afeto e gratidão por aqueles que o amparam e defendem. 
d) buscar um emprego que lhe garanta a subsistência imediata. 
e) conservar-se fiel ao primeiro amor de sua vida.

Questão 08 - UNICENTRO 2005/2 - Sobre o romance Memórias de um sargento de milícias, de Manuel Antônio de Almeida, é correto afirmar: 
a) Trata-se de uma obra com evidentes convicções políticas de ordem liberal, com descrições minuciosas da vida campestre do século XIX. É justamente pelo seu processo descritivo que o livro vem sendo caracterizado como paradigmático do realismo brasileiro, sobretudo pela crítica que faz ao trabalho escravo. 
b) O fio condutor da narrativa é o trabalho escravo. Nesses termos, a obra, conduzida segundo os preconceitos vigentes em torno do casamento, do dinheiro e da vida política, tem em seu herói, Leonardo Pataca, o símbolo do povo brasileiro. 
c) O fio condutor da narrativa é o trabalho escravo. Nesses termos, a obra, de cunho fortemente regional, procura retratar o sertão bruto, criando tipos populares e folclóricos. Suas mulheres e homens são marcados pela perpétua sujeição à necessidade, sentida como destino a ser cumprido por cada um. 
d) Por se ambientar numa época pretérita (o Rio de Janeiro sob o domínio de D. João VI), o método de composição do livro aproxima sua narrativa da crônica histórica. Além disso, há nele um aspecto representativo da sociedade da época: a construção das personagens, especialmente Leonardo, "filho de uma pisadela e de um beliscão", segundo os tipos e costumes do Rio antigo. 
e) A partir da vida de Leonardo, "filho de uma pisadela e de um beliscão", o leitor pode se informar sobre a condição familiar brasileira do século XIX nos meios rurais e urbanos. Os traços de composição da narrativa, visceralmente românticos, têm por temática a crítica ao trabalho escravo.

Questão 09 - UNICENTRO 2006/1 - “Quando terminou a conferência das três, a comadre entendeu que era chegado o momento de começar a pregação ao Leonardo, e começou nestes termos: Rapaz dos trezentos demos, valham-me os serafins... tu tens nessa cabeça pedras em vez de miolos; o sol não cobre criatura mais renegada do que tu. És um vira-mundo; andas feito um valdevinos sem eira nem beira nem ramo de figueira, sem ofício nem benefício, sendo pesado a todos nesta vida...” 
(ALMEIDA, Manuel Antônio de. Memórias de um sargento de milícias. São Paulo: Moderna, 1984. p. 157.) 
Assinale a alternativa que explica, corretamente, a fala da comadre no trecho. 
a) A fala da comadre a Leonardo tem o objetivo de deprimi-lo, em função da raiva que ela sente por ele e por suas aventuras mirabolantes. 
b) A advertência da comadre é parte de seu plano para livrar-se das responsabilidades com o afilhado, o que se concretiza depois, quando ela o encaminha para o serviço militar. 
c) A atitude enérgica da comadre coexiste com outras ocasiões em que implora a autoridades favores e clemência para o afilhado. 
d) A reprimenda da comadre é uma avaliação rigorosa, pois o afilhado já se mostrava responsável e trabalhador, embora desprovido de sorte. 
e) A rispidez da comadre explica-se pela firme decisão de pôr fim às aventuras amorosas de Leonardo com Vidinha e Luisinha.

Questão 10 - UFRGS 2005 - Assinale a alternativa que preenche adequadamente as lacunas do texto a seguir, na ordem em que aparecem. 
Memórias de um Sargento de Milícias é uma obra de tendência .............. que apresenta aspectos de transição social relacionados ..............., podendo ser lida como ..............., com traços de linguagem ................. . 
A) naturalista - ao aumento da imigração no Brasil - relato documental - subjetiva 
B) romântica - ao reinado de D. Pedro II - narrativa em primeira pessoa - erudita 
C) realista - à vinda de D. João VI ao Brasil - crônica de costumes - coloquial 
D) romântica - à abolição da escravatura- narrativa de costumes - objetiva 
E) realista - ao reinado de D. Pedro II - romance histórico - satírica

Questão 11 - UFRS  - Leia o texto abaixo, extraído do romance Memórias de um Sargento de Milícias, de Manuel Antônio de Almeida. 
“Desta vez, porém, Luizinha e Leonardo, não é dizer que vieram de braço, como este último tinha querido quando foram para o Campo, foram mais adiante do que isso, vieram de mãos dadas muito familiar e ingenuamente. E ingenuamente não sabemos se se poderá aplicar com razão ao Leonardo.” 
Considere as afirmações abaixo sobre o comentário feito em relação à palavra ingenuamente na última frase do texto. 
I. O narrador aponta para a ingenuidade da personagem frente à vida e às experiências desconhecidas do primeiro amor. 
II. O narrador, por saber quem é Leonardo, põe em dúvida o caráter da personagem e as suas intenções. 
III. O narrador acentua o tom irônico que caracteriza o romance. 
Quais estão corretas? 
a) Apenas I. 
b) Apenas II. 
c) Apenas III. 
d) Apenas II e III. 
e) I, II e III.

Questão 12 - ESPM 2012/1 - Publicado inicialmente em folhetins semanais, o romance Memórias de Um Sargento de Milícias, para manter o interesse do leitor, utiliza algumas técnicas para criar certa expectativa em relação aos capítulos seguintes, “ganchos” esses que seriam copiados pelas telenovelas atuais. Identifique o trecho que NÃO adota esse procedimento: 
a) “A comadre continuou a aparecer daí em diante por um motivo que mais tarde se saberá.” 
b) “...uma personagem que representará no correr desta história um importante papel...” 
c) “Passemos por alto sobre os anos que decorreram desde o nascimento e batizado do nosso memorando,...” 
d) “Já se vê pois o leitor que o negócio estava mal parado, e em breve saberá o resultado de tudo isto.” 
e) “...e pensando em dar-lhe o mesmo ofício que exercia, isto é, daquele ‘arranjei-me’, cuja explicação prometemos dar.”

Questão 13 - WIG 2023/1 - Memórias de um sargento de milícias é um romance de costumes do romantismo, que, fazendo uso do humor e da caricatura, conduz a um desfecho
a) trágico
b) conciliador
c) cômico
d) plot twist

GABARITO
01 - D
02 - D
03 - E
04 - B
05 - B
06 - D
07 - B
08 - D
09 - C
10 - C
11 - E
12 - C
13 - B

Nenhum comentário: