PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 17 de setembro de 2022

Exercícios de Literatura sobre A hora da estrela, de Clarice Lispector - com gabarito

Questão 01 - ITA 2015 - O título do livro A hora da estrela, de Clarice Lispector, diz respeito ao seguinte momento do romance: 
a) O despertar amoroso de Macabéa no namoro com Olímpico. 
b) A descoberta de Macabéa de que Olímpico a traía com Glória. 
c) A obtenção por Macabéa de um bom emprego como datilógrafa. 
d) A previsão do grande futuro de Macabéa, feita pela cartomante. 
e) A morte de Macabéa, atropelada por um carro de luxo.

Questão 02 - CESMAC 2015/2 - Desde o seu primeiro livro — Perto do coração selvagem — que Clarice Lispector (1926-1977) chamou a atenção da melhor crítica brasileira para os aspectos inovadores e de vanguarda da sua obra ficcional. Tendo vivido a sua infância no Recife, Clarice consagra algumas crônicas e contos a esse período da sua vida. No entanto, é com um romance publicado em 1977 — A Hora da Estrela — que ela coloca como o centro da estória não apenas uma personagem nordestina, mas também constrói uma das personagens mais marcantes da nossa literatura. 
Como se chama a personagem principal de A Hora da Estrela? 
a) Maria Moura. 
b) Gabriela Cravo e Canela. 
c) Capitu. 
d) Sinhá Vitória. 
e) Macabeia.

Questão 03 - ENEM 2013 - Tudo no mundo começou com um sim. Uma molécula disse sim a outra molécula e nasceu a vida. Mas antes da pré-história havia a pré-história da pré-história e havia o nunca e havia o sim. Sempre houve. Não sei o quê, mas sei que o universo jamais começou. 
[...] 
Enquanto eu tiver perguntas e não houver resposta continuarei a escrever. Como começar pelo início, se as coisas acontecem antes de acontecer? Se antes da pré- pré-história já havia os monstros apocalípticos? Se esta história não existe, passará a existir. Pensar é um ato. Sentir é um fato. Os dois juntos — sou eu que escrevo o que estou escrevendo. [...] Felicidade? Nunca vi palavra mais doida, inventada pelas nordestinas que andam por aí aos montes. 
Como eu irei dizer agora, esta história será o resultado de uma visão gradual — há dois anos e meio venho aos poucos descobrindo os porquês. É visão da iminência de. De quê? Quem sabe se mais tarde saberei. Como que estou escrevendo na hora mesma em que sou lido. Só não inicio pelo fim que justificaria o começo — como a morte parece dizer sobre a vida — porque preciso registrar os fatos antecedentes. 
LISPECTOR, C. A hora da estrela. Rio de Janeiro: Rocco, 1998 (fragmento). 
A elaboração de uma voz narrativa peculiar acompanha a trajetória literária de Clarice Lispector, culminada com a obra A hora da estrela, de 1977, ano da morte da escritora. Nesse fragmento, nota-se essa peculiariadade porque o narrador 
a) observa os acontecimentos que narra sob uma ótica distante, sendo indiferente aos fatos e às personagens. 
b) relata a história sem ter tido a preocupação de investigar os motivos que levaram aos eventos que a compõem. 
c) revela-se um sujeito que reflete sobre questões existenciais e sobre a construção do discurso. 
d) admite a dificuldade de escrever uma história em razão da complexidade para escolher as palavras exatas. 
e) propõe-se a discutir questões de natureza filosófica e metafísica, incomuns na narrativa de ficção.

Questão 04 - UNIFIMES 2016 - Leia o trecho de A hora da estrela, de Clarice Lispector 
Sim, estou apaixonado por Macabéa, a minha querida Maca, apaixonado pela sua feiura e anonimato total pois ela não é para ninguém. Apaixonado por seus pulmões frágeis, a magricela. Quisera eu tanto que ela abrisse a boca e dissesse: 
– Eu sou sozinha no mundo e não acredito em ninguém, todos mentem, às vezes até na hora do amor, eu não acho que um ser fale com o outro, a verdade só me vem quando estou sozinha. 
Maca, porém, jamais disse frases, em primeiro lugar por ser de parca palavra. E acontece que não tinha consciência de si e não reclamava nada, até pensava que era feliz. Não se tratava de uma idiota mas tinha a felicidade pura dos idiotas. E também não prestava atenção em si mesma: ela não sabia. 
(A hora da estrela, 1998.) 
Uma característica marcante da obra de Clarice Lispector que pode ser observada nesse trecho é: 
a) a preferência pelo uso de variantes linguísticas populares. 
b) o texto escrito em linguagem objetiva e impessoal. 
c) o discurso nacionalista, com personagens folclóricos. 
d) a crítica social desvinculada da sondagem filosófica. 
e) a reflexão acerca da condição existencial humana.

Questão 05 - Unilus 2021 - Atente para este trecho do romance A hora da estrela, de Clarice Lispector: 
Pretendo, como já insinuei, escrever de modo mais simples. Aliás o material de que disponho é parco e singelo demais, as informações sobre as personagens são poucas e não muito elucidativas, informações essas que penosamente vêm de mim para mim mesmo, é trabalho de carpintaria. 
Explicita-se aqui o seguinte traço de boa parte da ficção dessa autora: 
a) expor seu modo próprio de composição romanesca, identificado como uma construção artesanal laboriosa. 
b) cultivar a simplicidade de estilo em contraponto à natureza complexa dos fatos reais e das personagens de que irá tratar. 
c) tornar suas narrativas o mais verossímeis possíveis, expondo as fontes documentais de onde foram recolhidas. 
d) revestir sua literatura de um caráter inteiramente fantasioso, propício para excitar a imaginação do leitor. 
e) expressar da forma mais simples possível a vida de personagens históricas cuja importância foi negligenciada.

Questão 06 - UEL 2020 - O livro A hora da estrela apresenta, em seu início, uma relação com mais de dez títulos alternativos. Assinale a alternativa em que o título alternativo é explicado corretamente. 
a) “A culpa é minha” remete ao fato de que Macabéa assume responsabilidade por seus atos que a conduzem a um desfecho trágico. 
b) “Eu não posso fazer nada” corresponde aos dilemas do narrador-personagem, que se vê impossibilitado de criar grandes perspectivas para a protagonista. 
c) “Ela que se arranje” aponta para a indiferença do narrador-personagem que gradativamente se desencanta com Macabéa, abdicando da ideia de salvá-la. 
d) “O direito ao grito” representa a poderosa repressão que se abate contra a protagonista no sentido de impedi-la de concretizar suas fantasias e de dar vazão a suas insatisfações. 
e) “Saída discreta pela porta dos fundos” enfatiza a insipidez do percurso da protagonista, inclusive no momento em que ela agoniza, sem outras pessoas ao redor.

Questão 07 - UEA 2020 - Depois de receber o aviso [de demissão] foi ao banheiro para ficar sozinha porque estava toda atordoada. Olhou-se maquinalmente ao espelho que encimava a pia imunda e rachada, cheia de cabelos, o que tanto combinava com sua vida. Pareceu-lhe que o espelho baço e escurecido não refletia imagem alguma. Sumira por acaso sua existência física? Logo depois passou a ilusão e enxergou a cara toda deformada pelo espelho ordinário: o nariz tornado enorme como o de um palhaço de nariz de papelão. Olhou-se e levemente pensou: tão jovem e já com ferrugem. 
(Clarice Lispector. A hora da estrela, 1998.) 
Considerando o contexto do romance, o trecho poderia ser interpretado como uma alegoria da 
a) repulsa de Macabéa à sociedade. 
b) ânsia de Macabéa por isolamento. 
c) insignificância social de Macabéa. 
d) vaidade ingênua de Macabéa. 
e) inclinação de Macabéa à futilidade.

Questão 08 - FUVEST 2002 - A narração hesitante e digressiva, em constante autoexame, não se limita apenas a registrar o sentimento de culpa do narrador, mas traduz, também, uma autocrítica radical, em que ele questiona sua própria posição de classe e, com ela, a própria literatura. Esta afirmação aplica-se a: 
a) Memórias de um sargento de milícias. 
b) Memórias póstumas de Brás Cubas. 
c) Morte e vida severina. 
d) O primo Basílio. 
e) A hora da estrela

Questão 09 - FUVEST 2004 - Identifique a afirmação correta sobre A hora da estrela, de Clarice Lispector: 
a) A força da temática social, centrada na miséria brasileira, afasta do livro as preocupações com a linguagem, frequentes em outros escritores da mesma geração. 
b) Se o discurso do narrador critica principalmente a própria literatura, as falas de Macabéa exprimem sobretudo as críticas da personagem às injustiças sociais. 
c) O narrador retarda bastante o início da narração da história de Macabéa, vinculando esse adiamento a um autoquestionamento radical. 
d) Os sofrimentos da migrante nordestina são realçados, no livro, pelo contraste entre suas desventuras na cidade grande e suas lembranças de uma infância pobre, mas vivida no aconchego familiar. 
e) O estilo do livro é caracterizado, principalmente, pela oposição de duas variedades linguísticas: linguagem culta, literária, em contraste com um grande número de expressões regionais nordestinas.

Questão 10 - FUVEST 2005 - Devo registrar aqui uma alegria. É que a moça num aflitivo domingo sem farofa teve uma inesperada felicidade que era inexplicável: no cais do porto viu um arcoíris. Experimentando o leve êxtase, ambicionou logo outro: queria ver, como uma vez em Maceió, espocarem mudos fogos de artifício. Ela quis mais porque é mesmo uma verdade que quando se dá a mão, essa gentinha quer todo o resto, o zé-povinho sonha com fome de tudo. E quer mas sem direito algum, pois não é? 
(Clarice Lispector, A hora da estrela) 
Considerando-se no contexto da obra o trecho sublinhado, é correto afirmar que, nele, o narrador 
a) assume momentaneamente as convicções elitistas que, no entanto, procura ocultar no restante da narrativa. 
b) reproduz, em estilo indireto livre, os pensamentos da própria Macabéa diante dos fogos de artifício. 
c) hesita quanto ao modo correto de interpretar a reação de Macabéa frente ao espetáculo. 
d) adota uma atitude panfletária, criticando diretamente as injustiças sociais e cobrando sua superação. 
e) retoma uma frase feita, que expressa preconceito antipopular, desenvolvendo-a na direção da ironia.

Questão 11 - UFRGS 2003 - Assinale a alternativa incorreta em relação à obra A hora da estrela, de 1977, de Clarice Lispector. 
A) Apesar de acumular no seu corpo franzino a herança do sertão, Macabéa, como o namorado Olímpico de Jesus, também nordestino, procura, a qualquer preço, a ascensão social. 
B) A personagem principal é a datilógrafa Macabéa, órfã alagoana criada por uma tia beata que morre pouco depois de chegarem ao Rio de Janeiro. 
C) A busca da identidade leva Macabéa a observar-se diante do espelho, e a imagem vista e desejada é a de Marilyn Monroe. 
D) Rodrigo S.M. ironiza, através de intervenções freqüentes no texto, o estilo de narrativa que ele próprio emprega. 
E) Logo após receber consolo da cartomante, pois, finalmente, seria feliz, Macabéa é atropelada e, ferida de morte, vomita uma “estrela de mil pontas”.

Questão 12 - UFRGS 2004 - Assinale com (V) verdadeiro ou (F) falso as afirmações abaixo, referentes ao romance A Hora da Estrela, de Clarice Lispector. 
( ) Embora o título principal do romance seja A Hora da Estrela, a autora propõe uma série de títulos alternativos. 
( ) Clarice evidencia preocupações incomuns em sua obra, como a reflexão sobre a linguagem e a busca do sentido secreto que se esconde por trás do aparentemente visível. 
( ) Antes de iniciar o relato da história de Macabéa, o narrador faz comentários sobre as dificuldades inerentes ao ato de escrever e sobre os seus receios quanto ao destino da personagem que está criando. 
( ) A narração do romance é feita por três vozes distintas: a de Rodrigo A. M., a de Macabéa e a de Olímpico. 
( ) Uma das distrações de Macabéa, durante a madrugada, é ligar o radinho emprestado por uma colega de quarto e sintonizar a Rádio Relógio, que assinala com um tic-tac cada minuto. 
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é 
A) V - F - V - F - V. 
B) V - V - F - F - V. 
C) F - V - F - V - F. 
D) V - F - F - F - V. 
E) F - F - V - V - F.

Questão 13 - FEI-SP - Trata-se do último livro publicado por Clarice Lispector, em vida, em 1977. A personagem protagonista é Macabéa, que acumula em seu corpo franzino todas as formas de repressão cultural, o que a deixa alheada de si e da sociedade. 
As afirmações acima referem-se à obra: 
a) A hora da estrela. 
b) Perto do coração selvagem. 
c) A mação no escuro. 
d) A paixão segundo G.H. 
e) Laços de família

Questão 14 - FUVEST-SP - "Será que eu enriqueceria este relato se usasse alguns difíceis termos técnicos? Mas aí que está: esta história não tem nenhuma técnica, nem de estilo, ela é ao deus-dará. Eu que também não mancharia por nada deste mundo com palavras brilhantes e falsas uma vida parca como a da datilógrafa." (Clarice Lispector, A hora da estrela) 
Em A hora da estrela, o narrador questiona-se quanto ao modo e, até, à possibilidade de narrar a história. De acordo com o trecho acima, isso deriva do fato de ser ele um narrador: 
a) iniciante, que não domina as técnicas necessárias ao relato literário. 
b) pós-moderno, para quem as preocupações de estilo são ultrapassadas. 
c) impessoal, que aspira a um grau de objetividade máxima ao relato. 
d) objetivista, que se preocupa apenas com a precisão técnica do relato. 
e) autocrítico, que percebe a inadequação de um estilo sofisticado para narrar a vida popular.

GABARITO
01 - E
02 - E
03 - C
04 - E
05 - A
06 - E
07 - C
08 - E
09 - C
10 - E
11 - A
12 - A
13 - A
14 - E

2 comentários:

Anônimo disse...

Correção

O gabarito da questão 6 está incorreto. O correto é B.

João Gonçalves disse...

O gabarito da questão 14 é E e não A