PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 7 de agosto de 2022

Questão de História - Que diferenças existem entre a forma de apresentar um território em mapas do século XVI, como este, e a maneira de fazê-lo nos mapas atuais?

Que diferenças existem entre a forma de apresentar um território em mapas do século XVI, como este, e a maneira de fazê-lo nos mapas atuais?

RESPOSTA:
Em mapas do século XVI, como o da imagem, apresentava-se, por meio de desenhos decorativos, muitas características do território no mesmo mapa: a hidrografia, o relevo e os principais pontos de referência (é possível ver alguns montes em destaque). Representava-se também os navios decorando a costa, além de monstros marinhos fantasiosos, que na época se pensava existir. Atualmente, os mapas geralmente apresentam as características do território a ser representado de forma separada: há mapas hidrográficos, de relevo e políticos. Além disso, não possuem decoração – no máximo alguma ilustração para identificar tipos de alimento na região, a expansão da pecuária etc. Até mesmo a rosa dos ventos aparece apenas como um elemento norteador, sem a função decorativa.

LEIA TAMBÉM:

A sequência dessas questões: ATIVIDADE 01 - ATIVIDADE 02 - 

Nenhum comentário: