PESQUISAR ESTE BLOG

terça-feira, 30 de agosto de 2022

Questão de Geografia - ESCS 2015 - A União Europeia não solapa as identidades dos países que nela se unem. Pelo contrário, ela é uma campeã da identidade.

ESCS 2015 - A União Europeia não solapa as identidades dos países que nela se unem. Pelo contrário, ela é uma campeã da identidade. Mais que isso, a União Europeia é a melhor garantia da segurança das identidades dos países, oferecendo-lhes a melhor probabilidade de sobrevivência e até de florescimento dessas identidades. Zygmunt Bauman. A cultura no mundo líquido moderno. Rio de Janeiro: Zahar, 2013, p. 68 (com adaptações). 
Tendo como referência esse texto, assinale a opção correta acerca da globalização. 
a) Dadas as dificuldades encontradas, a União Europeia ainda não conseguiu proteger as nações de efeitos destrutivos do longo e permanente processo de separação da trindade nação, estado e território. 
b) A globalização sustenta-se basicamente em uma rede de dependências técnicas de dimensões globais que independem das relações inter-humanas. 
c) Com a globalização, tanto o poder, encarnado na distribuição mundial de capital e informação, quanto as instituições políticas se tornam extraterritoriais, ou seja, externos a todos os lugares. 
d) O sustentáculo de solidariedade interna da União Europeia exerceu importante papel em evitar que a globalização fragmentasse com maior intensidade a soberania nacional dos países europeus.

RESPOSTA:
Letra D.

Nenhum comentário: