PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 28 de agosto de 2022

Questão de Filosofia - UEA 2013 - A inteligência humana é incapaz de apreender a substância ou a essência íntima de Deus.

UEA 2013 - A inteligência humana é incapaz de apreender a substância ou a essência íntima de Deus. O nosso conhecimento intelectual tem seu ponto de partida nos sentidos corporais, de tal modo que tudo o que não cai sob o domínio dos sentidos não pode ser apreendido pela inteligência humana, a não ser na medida que os objetos sensíveis permitem deduzir a existência de tais coisas. Ora, os objetos sensíveis não podem conduzir a nossa inteligência a enxergar neles aquilo que constitui a substância ou essência divina, pois se verifica uma diferença de nível entre os efeitos e o poder da coisa. E, todavia, os objetos sensíveis conduzem a nossa inteligência a um certo conhecimento de Deus, até ao ponto de conhecermos que Ele existe. 
(Santo Tomás de Aquino. Súmula contra os gentios, 1973. Adaptado.) 
Santo Tomás de Aquino (1225-1274) foi teólogo, filósofo e um dos mestres da Escolástica medieval. No excerto, ele sustenta que a inteligência humana, apesar de sua fragilidade, pode levar à comprovação da existência de Deus, considerando que é possível 
a) proceder do efeito para a causa e conhecer a causa do mundo sensível, que é Deus, nas relações que ela estabelece com as suas criações. 
b) deslocar-se do conhecimento da causa que produziu o mundo e tudo que existe para os objetos sensíveis. 
c) ter certeza que a razão humana pode se tornar infalível, caso o fiel esteja isento da poluição do pecado. d) concluir que, dado o caráter falível da razão humana, as verdades substanciais encontram-se nos decretos dos governos monárquicos. 
e) sentir a existência divina nos momentos de paz e de alegria interior, em meio às contrariedades da vida e às turbulências do mundo.

RESPOSTA:
Letra A.

Nenhum comentário: