PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 31 de agosto de 2022

Questão de História - Unaerp 2016/2 - Cuba demonstrara de forma inequívoca que um pequeno grupo de guerrilheiros de firmes convicções poderia derrotar

Unaerp 2016/2 - Cuba demonstrara de forma inequívoca que um pequeno grupo de guerrilheiros de firmes convicções poderia derrotar as forças repressivas de um governo antipopular, que a conquista do poder estatal desencadearia um dinâmico processo de transição socialista, com a rápida “expropriação dos expropriadores”, e que, mesmo com a oposição e o boicote sistemático do governo da nação mais poderosa da Terra, a revolução se consolidaria com base em seu fortalecimento interno e na solidariedade das forças progressivas do mundo e dos países socialistas. 
AYERBE, Luis Fernando. A Revolução Cubana. São Paulo: Editora UNESP, 2004, p.17. Adaptado. 
Sobre o processo que resultou na vitória da Revolução Cubana em 1959, é incorreto dizer que 
a) os revolucionários lutavam contra o governo ditatorial de Fulgêncio Batista, que era apoiado pelo exército e pelos Estados Unidos. 
b) os revolucionários lutavam contra o controle da economia por empresas norte-americanas ligadas à produção de açúcar e fumo. 
c) os revolucionários conseguiram, a partir de 1958, o apoio de importantes setores urbanos descontentes com a administração de Fulgêncio Batista. 
d) os revolucionários, declaradamente socialistas, lutavam sobretudo pela implantação de um governo socialista inspirado nos moldes do socialismo chinês. 
e) os revolucionários conseguiram organizar, a partir de 1956, nas montanhas da Sierra Maestra, um movimento guerrilheiro que cresceu rapidamente graças ao apoio dos camponeses.

RESPOSTA
Letra  D.

Nenhum comentário: