PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 29 de agosto de 2022

Questão de Filosofia - UFPA 2013/1 - Ao pensar como deve comportar-se um príncipe com seus súditos, Maquiavel questiona as concepções vigentes

UFPA 2013/1 - Ao pensar como deve comportar-se um príncipe com seus súditos, Maquiavel questiona as concepções vigentes em sua época, segundo as quais consideravam o bom governo depende das boas qualidades morais dos homens que dirigem as instituições. Para o autor, “um homem que quiser fazer profissão de bondade é natural que se arruíne entre tantos que são maus. Assim, é necessário a um príncipe, para se manter, que aprenda a poder ser mau e que se valha ou deixe de valer-se disso segundo a necessidade”. 
Maquiavel, O Príncipe, São Paulo: Abril cultural, Os Pensadores, 1973, p.69. 
Sobre o pensamento de Maquiavel, a respeito do comportamento de um príncipe, é correto afirmar que 
a) a atitude do governante para com os governados deve estar pautada em sólidos valores éticos, devendo o príncipe punir aqueles que não agem eticamente. 
b) o Bem comum e a justiça não são os princípios fundadores da política; esta, em função da finalidade que lhe é própria e das dificuldades concretas de realizá-la, não está relacionada com a ética. 
c) o governante deve ser um modelo de virtude, e é precisamente por saber como governar a si próprio e não se deixar influenciar pelos maus que ele está qualificado a governar os outros, isto é, a conduzi-los à virtude. 
d) o Bem supremo é o que norteia as ações do governante, mesmo nas situações em que seus atos pareçam maus. 
e) a ética e a politica são inseparáveis, pois o bem dos indivíduos só é possível no âmbito de uma comunidade politica onde o governante age conforme a virtude.

RESPOSTA:
Letra B.

Nenhum comentário: