PESQUISAR ESTE BLOG

terça-feira, 30 de agosto de 2022

Exercícios de Geografia sobre a União Europeia - com gabarito

Questão 01 - CESMAC 2020/2 - Trata-se de um bloco econômico e político, no qual os Estados-Membros estabeleceram um acordo para realizarem, livremente, transações comerciais e a circulação de pessoas. Além de possuírem uma moeda unificada, o bloco é controlado por um Parlamento, formado por deputados dos países participantes. Certamente, essa cooperação econômica, social e política é uma das alianças mais fortes da nossa história. A que o texto está especificamente se referindo? 
a) Brexit 
b) OTAN 
c) NAFTA 
d) União Europeia 
e) ONU.

Questão 02 - ETEC 2019/1 - O Tratado da União Europeia estabelece que qualquer país europeu pode se candidatar à adesão ao bloco. Porém, um país só pode entrar na União Europeia se cumprir alguns critérios de adesão. Um país que se candidate a membro desse bloco econômico deve necessariamente 
a) ser republicano e possuir economia de mercado, porém submetida a controles constantes por parte do Fundo Monetário Internacional (FMI). 
b) permanecer fiel à legislação do bloco e delegar suas questões de segurança nacional à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). 
c) possuir regime monarquista de governo, aceitar a política econômica do bloco e se comprometer a utilizar o Euro. 
d) estar situado na Europa Ocidental e substituir sua Câmara de Deputados e seu Senado pelo Parlamento Europeu. 
e) ter instituições estáveis que garantam a democracia, o Estado de direito e o respeito aos direitos humanos.

Questão 03 - EBMSP 2017/1 - Em torno da Alemanha, 1992, formou-se o bloco econômico denominado União Europeia, UE, uma resposta coletiva das nações da Europa ocidental à nova conjuntura mundial. 
BRAICK, Patrícia Ramos; MOTA, Myriam Becho. História: das cavernas ao terceiro milênio, e. 2. São Paulo: Moderna, 2010, p. 239. Adaptado. 
Do texto e dos conhecimentos sobre a política europeia no final do século XX, é possível inferir que a criação da União Europeia obedeceu a motivações, predominantemente, 
a) ideológicas, reunindo países não alinhados para confrontarem a força da União Soviética. 
b) estratégicas, procurando proteger o continente do avanço imperialista norte-americano. 
c) econômicas e políticas, visando aumentar a capacidade do continente para competir no mercado internacional. 
d) étnicas e culturais, protegendo os europeus do avanço das correntes migratórias originárias do Extremo Oriente e da América Latina 
e) religiosas, criando um ambiente favorável ao livre exercício de todas as facções, mesmo as mais extremistas.

Questão 04 - ESCS 2015 - A União Europeia não solapa as identidades dos países que nela se unem. Pelo contrário, ela é uma campeã da identidade. Mais que isso, a União Europeia é a melhor garantia da segurança das identidades dos países, oferecendo-lhes a melhor probabilidade de sobrevivência e até de florescimento dessas identidades. Zygmunt Bauman. A cultura no mundo líquido moderno. Rio de Janeiro: Zahar, 2013, p. 68 (com adaptações). 
Tendo como referência esse texto, assinale a opção correta acerca da globalização. 
a) Dadas as dificuldades encontradas, a União Europeia ainda não conseguiu proteger as nações de efeitos destrutivos do longo e permanente processo de separação da trindade nação, estado e território. 
b) A globalização sustenta-se basicamente em uma rede de dependências técnicas de dimensões globais que independem das relações inter-humanas. 
c) Com a globalização, tanto o poder, encarnado na distribuição mundial de capital e informação, quanto as instituições políticas se tornam extraterritoriais, ou seja, externos a todos os lugares. 
d) O sustentáculo de solidariedade interna da União Europeia exerceu importante papel em evitar que a globalização fragmentasse com maior intensidade a soberania nacional dos países europeus.

Questão 05 - UFRN 2009 - A União Europeia representa o mais complexo e avançado estágio de integração entre países. Acerca da integração da Europa, pode-se afirmar: 
a) O Tratado de Maastricht tinha por objetivo promover a união econômica e monetária e adotar uma política externa e de defesa comum. 
b) O Tratado de Maastricht visava impulsionar a união econômica e fomentar uma política de restrição à integração dos países do Leste. 
c) O Tratado de Roma tinha por meta a constituição do Mercado Comum Europeu, por meio da criação de uma moeda única e da integração dos países do Leste. 
d) O Tratado de Roma objetivava a formação da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço, através do estímulo à cooperação econômica e a alianças políticas.

Questão 06 - UNIFESP 2009 - A União Europeia adotou leis que dificultam a imigração nos últimos anos. Porém, no passado, a Europa 
a) recepcionou comunistas e anarquistas perseguidos pelos bolcheviques, após a Revolução Russa. 
b) abrigou milhares de refugiados políticos japoneses, que fugiram após a Segunda Guerra. 
c) extraditou judeus do continente para Israel, durante a supremacia do período nazi-fascista. 
d) expulsou nórdicos para as franjas do continente europeu, apesar do calor na faixa mediterrânea. 
e) enviou milhares de europeus pobres a outras partes do mundo, em especial para a América.

Questão 07 - PUC-Rio 2014/1 - Em relação à União Europeia (UE), o tratado econômico realizado em 1992 que iniciou o processo de circulação da moeda regional, o Euro, foi o de: 
a) Amsterdã. 
b) Maastricht. 
c) Lisboa. 
d) Roma. 
e) Nice.

Questão 08 - FACERES 2017/1 - Nos tempos de globalização, para facilitar as relações comerciais e a obtenção de lucro, os países formaram blocos supranacionais, os quais apresentam níveis de integração. 
(MOREIRA, João Carlos. Geografia geral e do Brasil. São Paulo: Scipione, 2010. p.201 – adaptado). 
A União Europeia é um dos exemplos de blocos supranacionais. O seu nível de organização é de: 
a) Zona de livre comércio. 
b) União aduaneira. 
c) Mercado comum. 
d) União política, econômica e monetária. 
e) Cooperação econômica.

Questão 09 - UNIMES 2017 - Em junho de 2016, o Reino Unido decidiu pela sua retirada da União Europeia. Um dos fatores mais utilizados para justificar a opção pela saída foi 
a) o desejo de estabelecer normas próprias para o controle de suas fronteiras, no que diz respeito à imigração. 
b) o interesse em fortalecer parcerias com a China, no tocante a investimentos para a exploração de petróleo. 
c) o interesse em firmar acordos militares bilaterais com os Estados Unidos, viabilizando a instalação de novas fábricas de armamento. 
d) o anseio de constituir normas menos rígidas quanto a danos ambientais, no que diz respeito à emissão de poluentes. 
e) o desejo de abolir o uso do Euro, passando a adotar uma moeda própria nas transações internas.

GABARITO
01 - D
02 - E
03 - C
04 - D
05 - A
06 - A
07 - B
08 - D
09 - A

Nenhum comentário: