PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 29 de agosto de 2022

Exercícios de Filosofia sobre o positivismo - com gabarito

Questão 01 - UNICENTRO 2012/1 - Sobre o positivismo, é correto afirmar que é uma doutrina 
a) do século II a.C. 
b) que acolhe os postulados socráticos. 
c) que privilegia o estudo metafísico da natureza. 
d) que não decorreu do desenvolvimento das ciências modernas. 
e) nascida no ambiente cientificista nos finais do século XVIII e início do século XIX.

Questão 02 - ENEM PPL 2015 - O filósofo Auguste Comte (1798 - 1857) preenche sua doutrina com uma imagem do progresso social na qual se conjugam ciência e política deve assumir o aspecto de uma ação científica e a política deve ser estudada de maneira científica (a física social). Desde que a Revolução francesa favoreceu a integração do povo na vida social, o positivismo obstina-se no programa de uma comunidade pacífica. E o Estado, instituição do “reino absoluto da lei”, é a garantia da ordem que impede o retorno potencial das revoluções e engendra o progresso. 
RUBY, C. Introdução à filosofia política. São Paulo: Unesp, 1998 (adaptado). 
A característica do Estado positivo que lhe permite garantir não só a ordem, como também o desejado progresso das nações, é ser 
a) espaço coletivo, onde as carências e desejos da população se realizam por meio das leis. 
b) produto científico da física social transcendendo e transformando as exigências da realidade. 
c) elemento unificador, organizando e reprimindo, se necessário, as ações dos membros da comunidade. 
d) programa necessário, tal como a Revolução Francesa, devendo portanto se manter aberto a novas insurreições. 
e) agente repressor, tendo um papel importante a cada revolução, por impor pelo menos um curto período de ordem.

Questão 03 - UNIMONTES 2015 - O Positivismo foi uma corrente de pensamento filosófico predominante no século XIX e início do século XX. Seu mais eminente representante foi Auguste Comte (1798-1857), que é considerado o precursor da Sociologia. No que tange às características fundamentais do Positivismo, pode-se afirmar, EXCETO 
a) Para o Positivismo, o conhecimento científico é a “bússola da sociedade”. Nesse sentido, é imprescindível que se tenha o conhecimento acerca dos fenômenos sociais, para que se consiga prever os mesmos e agir com eficácia. 
b) O Positivismo persegue um objetivo principal: descobrir as leis gerais que regem os fenômenos sociais 
c) O Positivismo é uma doutrina filosófica que enfatiza a busca pelo conhecimento das singularidades sociais, dando ênfase ao estudo interpretativo das ações de indivíduos em uma determinada coletividade. 
d) O Positivismo preza pela regularidade, estabilidade e bom funcionamento das instituições sociais.

Questão 04 - UNEMAT 2014/2 - Dentro das Ciências Sociais, como nas demais Ciências, encontramos várias correntes filosóficas, entre elas, o Positivismo. Uma das características do Positivismo é: 
a) Proporcionar a intepretação do social pela ótica da religião, a qual poderia explicar a existência das desigualdades e dos conflitos como sendo algo natural em meio à sociedade. 
b) Utilizar o método cartesiano para compreender o social, dividindo o social e o individual como objetos diferentes de análise. 
c) Analisar a sociedade a partir das classes, as quais seriam compostas pela quantidade de dinheiro acumulado. 
d) Aliar a ciência ao desenvolvimento de melhorias para a sociedade, sempre garantindo a ordem, pois a organização social é fundamental para que tenhamos a paz, evitando, assim, distúrbios e abalos no sistema. 
e) Ser uma teoria socialista em que se junta a ordem e o progresso, sendo a primeira fundamental para se obter a melhoria da vida em sociedade.

Questão 05 - UNICENTRO 2013/1 - O positivismo foi o pensamento que glorificou a sociedade europeia do século XIX, em franca expansão. Procurava resolver os conflitos sociais por meio da exaltação à coesão, à harmonia natural entre os indivíduos, ao bem-estar do todo social. Assinale a alternativa correta referente ao fundador do positivismo. 
a) Émile Durkheim. 
b) Charles Montesquieu. 
c) Max Weber. 
d) Auguste Comte. 
e) Herbert Spencer.

Questão 06 - UNIMONTES 2015 - Segundo Comte, “todos os bons espíritos repetem, desde Bacon, que somente são reais os conhecimentos que repousam sobre fatos observados”. Com esse pensamento, o que Comte deseja afirmar? Marque a alternativa CORRETA. 
a) Os mitos e a religião devem conviver harmoniosamente com a ciência. 
b) A religião supera a ciência e é mais ampla do que esta. 
c) Ao expulsarmos os mitos, a religião, as crenças em geral e a metafísica, a ciência positiva assume seu devido lugar. 
d) A metafísica possui respostas mais consistentes do que as ciências positivas.

Questão 07 - IFPR 2017 - Augusto Comte, filósofo francês do século XIX e fundador do positivismo, ao explicar a evolução da humanidade, definiu a maturidade do espírito pelo abandono de todas as formas míticas e religiosas, opondo, dessa forma, mito e razão e ainda, indicando a inferioridade do mito como tentativa fracassada de explicação da realidade. Ao exaltar a ciência, no entanto, o positivismo acabou por gerar o “mito cientificista”, que se caracterizou pela: 
a) convicção de que as ciências seriam a base do novo pensamento religioso. 
b) possibilidade de desmontar os antigos conceitos científicos ao criar outros. 
c) crença na ciência como única forma de saber possível. 
d) valorização de algumas práticas rituais mágicas quando elas levavam ao autoconhecimento.

Questão 08 - UNICENTRO 2020 - O pai da Sociologia, o francês Auguste Comte, defendia a existência da razão e da Ciência como sendo fundamentais para a vida humana e pregava uma atitude voltada para o conhecimento concreto e objetivo da realidade. Comte sustentou um posicionamento científico para o pensamento filosófico, apontando para a necessidade absoluta do uso da Razão como ponto de partida para toda e qualquer área do conhecimento. (O PAI, 2019). 
Tendo como base o texto apresentado e os conhecimentos sobre Sociologia, é correto afirmar que a escola defendida por Comte era 
a) Positivista. 
b) Existencialista. 
c) Racionalista. 
d) Cientificista. 
e) Humanista.

Questão 09 - UniCesumar 2017 - Nosso principal objetivo, com efeito, é estender à conduta humana o racionalismo científico, mostrando que, considerada no passado, ela é redutível a relações de causa e efeito que uma operação não menos racional pode transformar a seguir em regras de ação para o futuro. 
(DURKHEIM, Émile. As regras do método sociológico. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999, p. XIII) 
A partir do excerto acima, é possível afirmar que a corrente teórica à qual se vincula o sociólogo francês Émile Durkheim é 
a) o Marxismo. 
b) o Positivismo. 
c) o Existencialismo. 
d) a Fenomenologia. 
e) o Historicismo.

Questão 10 - UNICENTRO 2018 - Corrente de pensamento criada por Auguste Comte, filósofo francês, considerado um dos fundadores da Sociologia. Essa corrente defende o princípio de que a ciência é o caminho para o progresso da humanidade. Defende a aplicação dos métodos científicos na análise dos fenômenos sociais. Exerceu significativa influência no Brasil, que expressa em sua bandeira republicana o lema dessa corrente, “ordem e progresso”. A qual corrente sociológica o fragmento de texto se refere? 
a) Historicismo 
b) Positivismo 
c) Anarquismo 
d) Fordismo 
e) Marxismo

Questão 11 - ESA 2018 - A corrente filosófica presente no movimento republicano e que inspirou o lema “Ordem e Progresso” foi o: 
a) relativismo 
b) positivismo 
c) iluminismo 
d) espiritualismo 
e) modernismo

GABARITO
01 - E
02 - C
03 - C
04 - D
05 - D
06 - C
07 - C
08 - A
09 - B
10 - B
11 - B

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...