PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 11 de agosto de 2022

Questão de Geografia - As praias são locais de intensa erosão e modificação do relevo. Leia o trecho de notícia a seguir.

As praias são locais de intensa erosão e modificação do relevo. Leia o trecho de notícia a seguir.

Erosão assusta e atrai curiosos na Praia do Riacho, em Guarapari

À medida que a erosão avança na Praia do Riacho, tanto na direção do mar quanto na extensão da orla, mais pessoas visitam o local. Muitos parecem não acreditar no que veem. [...] “O mar está levando tudo. É a natureza tentando se recuperar de tantas intervenções, da ação do homem. Não sei se um muro irá resolver”, destacou Rodrigo Manso, autônomo. A erosão já foi muito além da região próxima ao edifício Seaport, onde a rua não existe mais, destruindo parte do calçamento e trechos da ciclovia. BRASIL, Carolina. Erosão assusta e atrai curiosos na Praia do Riacho, em Guarapari. Folha Vitória, Vitória, 18 abr. 2018. Disponível em: https://novo.folhavitoria.com.br/geral/ noticia/04/2018/erosao-assusta-e-atraicuriosos-na-praia-do-riacho--em-guarapari. Acesso em: 23 abr. 2018.

a) O que é erosão? 
b) Como a erosão está relacionada ao processo de sedimentação? 
c) Como ocorre a erosão marinha? Como ela contribui para a formação das praias? 
d)De acordo com o fragmento de notícia, qual é o problema provocado pela erosão marinha na Praia do Riacho? 

RESPOSTA:
a) Erosão é o processo de desgaste natural das rochas e do solo e o transporte desse material por meio do vento, das águas das chuvas, dos rios e dos mares. 
b) Após a erosão e o transporte do material desgastado, ocorre o processo de sedimentação, isto é, a deposição desse material em outro local. 
c) A erosão marinha é causada pela força da água dos mares, que modifica o relevo nos litorais, destruindo as paredes de rochas e formando sedimentos. As correntes marinhas movimentam os sedimentos, somados aos provenientes do continente, e os depositam na zona costeira, formando as praias. 
d) A erosão marinha vem contribuindo para a destruição dos elementos construídos pelo ser humano na orla da Praia do Riacho.

Nenhum comentário: