PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 10 de agosto de 2022

Questão de Geografia - As fotografias a seguir mostram a ocupação de áreas de mananciais, ou seja, áreas onde se localizam nascentes de águas.

As fotografias a seguir mostram a ocupação de áreas de mananciais, ou seja, áreas onde se localizam nascentes de águas. No caso apresentado, a represa é um reservatório de água que servirá para o abastecimento da região metropolitana de São Paulo.
a) Cite um problema social e um problema ambiental presentes nessas imagens. 
b) A ausência de que serviço público resulta na situação retratada na imagem B? 
c) Na sua opinião, o que leva à ocupação de áreas de mananciais?

RESPOSTA:
a) A ocupação das áreas de mananciais configura um problema social: a precariedade das condições de habitação nas cidades, que resulta na ocupação de áreas ilegais para a moradia; o descarte de lixo nas águas constitui um problema ambiental. 
b) A ausência de coleta de lixo. 
c) A ocupação dessas áreas se deve à baixa renda das pessoas, que as impede de comprar, alugar ou construir um imóvel em áreas mais centrais da cidade, tradicionalmente mais valorizadas, que contam com mais equipamentos urbanos e onde a especulação imobiliária é muito intensa.

LEIA TAMBÉM:

A sequência dessas questões: ATIVIDADE 01 - ATIVIDADE 02 - ATIVIDADE 03 - ATIVIDADE 04  - ATIVIDADE 05  - ATIVIDADE 06 - ATIVIDADE 07 - ATIVIDADE 08 - ATIVIDADE 09 - 

Nenhum comentário: