PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 17 de julho de 2021

Questão de Sociologia - UFU/2019 - Para Durkheim, as sociedades podem ser baseadas e analisadas por meio de dois tipos de solidariedade

Para Durkheim, as sociedades podem ser baseadas e analisadas por meio de dois tipos de solidariedade: a solidariedade mecânica e orgânica. Considerando-se a teoria durkheimiana, responda às questões abaixo. 
a) Explique três diferenças entre a solidariedade mecânica e a solidariedade orgânica. 
b) Qual é a função da separação dos tipos de solidariedade para Durkheim? Justifique.

RESPOSTA:
a) 
SOLIDARIEDADE MECÂNICA - Predomínio da consciência coletiva sobre a individual. - Comportamento divergente punido com sanção moral. - Presença reduzida da divisão do trabalho (sexo e idade). - Possibilidade de suicídio altruísta. - Alta densidade moral. - Punição a partir de um direito repressivo. 
SOLIDARIEDADE ORGÂNICA - Predomínio da consciência individual sobre a coletiva. - Comportamento divergente punido com sanção legal. - Presença de elevada divisão do trabalho, produzindo interdependência funcional. - Atomização. - Possibilidade de suicídio egoísta e altruísta. - Baixa densidade moral. - Punição a partir de um direito restitutivo. 

b) Durkheim utiliza o método comparativo para entender as diferentes organizações sociais, sejam elas a horda, o clã, a comunidade ou a sociedade. Assim, estabelecer tipos de solidariedade ajudaria a perceber o que produz a coesão social, bem como os diversos elementos que com essa coesão se relacionam, revelando o grau de evolução e integração de uma espécie social. Desse modo, pode-se afirmar que tanto a solidariedade orgânica como a mecânica têm em comum a função de proporcionar coesão social, interdependência. Enquanto nas sociedades mais simples de solidariedade mecânica prevaleceriam regras não escritas, mas de aceitação geral, nas sociedades mais complexas de solidariedade orgânica existiriam leis escritas, aparatos jurídicos também mais complexos. Em suma, Émile Durkheim buscou compreender a solidariedade social (e suas diferentes formas) como fator fundamental na explicação da constituição das organizações sociais, considerando para tanto o papel de uma consciência coletiva e da divisão do trabalho social. 

Nenhum comentário: