PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 17 de julho de 2021

Questão de Sociologia - UFU/2018 - Weber conduziu uma investigação

Weber conduziu uma investigação sobre o “desenvolvimento do capitalismo no Ocidente e a racionalização da conduta promovida por um sistema ético, tendo como resultado sua obra mais conhecida”. – A ética protestante e o “espírito” do capitalismo. 
(QUINTANEIRO, Tânia; BARBOSA, Maria Lígia de Oliveira; OLIVEIRA, Márcia Gardênia. Um toque de clássicos: Marx, Durkheim e Weber. Belo Horizonte: EdUFMG, 1999. p. 129.) 

Com base nessa informação, faça o que se pede. 
a) Estabeleça, sinteticamente, uma relação possível entre a ética protestante e o “espírito” do capitalismo que Weber apresentou nessa sua obra. 
b) A partir dessa relação estabeleça, ao menos, três traços da análise weberiana.

RESPOSTA:
a) Weber notou entre os empresários bem-sucedidos, tanto nos EUA quanto na Alemanha, um grande número de adeptos do protestantismo. A partir dessa constatação estabeleceu uma correlação entre a conduta cultural protestante e o modo de agir capitalista. O trabalho com disciplina ascética presente entre os protestantes calvinistas transformou-se em vocação com a negação do ócio (negócio) capaz de aproximar os indivíduos da salvação, representando uma clara ação racional com relação a valores motivada pela fé. Contudo, com o desenvolvimento do capitalismo esse modo de agir protestante foi gradativamente se transformando em um “trabalho pelo lucro”, distante das questões sagradas, cada vez mais racional com relação a fins, responsável pela aceleração do capitalismo levando a uma sociedade desencantada (racionalizada). 

b) Os três traços da análise weberiana são: a distinção entre religiões de aceitação e negação do mundo, em que nessas últimas temos o calvinismo como exemplo de estímulo ao trabalho como meio de dignificar os homens, agindo como um freio moral ao ócio; a elaboração do termo disciplina ascética para identificar a conduta protestante com inclinação ao agir capitalista; a criação de um tipo ideal de conduta capitalista a partir de frases expressas no dia a dia estadunidense como “tempo é dinheiro”. Obs.: Outros traços podem ser destacados, como o “desencantamento do mundo”, consequência da racionalização da conduta humana. 

Nenhum comentário: